Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Medir tensão de carregador do notebook usando multímetro


Posts recomendados

Oi pessoal, 

 

eu medi a tensão do carregador do meu notebook deu e ele fica variando quando faço a medição no multimetro. Ele é de 19.5V, porém ele fica variando entre 19.5V até 17.5V, ou seja, ele vai baixando de pouco em pouco de 19.5V até chegar a 17.5V, depois volta pra 19.5V de novo.

Queria saber se isso é comum?

Outra coisa, essa medição é feita quando o carregador não está conectado ao notebook, é possível fazer essa medição com o mesmo ligado ao notebook? Pergunto porque pra testar com o multimetro, preciso colocar uma das pontas de prova dentro do conector do carregador e pra fazer isso com o carregador ligado no notebook, naõ tem jeito de colocar a ponta de prova dentro dele, já que o mesmo está dentro do notebook.

Queria testar a tensão com o carregador ligado ao note, pois quando o carregador está só ligado na tomada, ele faz um pequeno barulho. Mas ele não faz esse barulho quando está conectado ao notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@fabioguimaraescunha

Se o teu carregador for daqueles universais, com várias tensões e ainda seleção automática de tensão na saída, daí seria aceitável esta oscilação. 

 

Caso seja carregador com tensão fixa de 19,5v NÃO é normal cair pra 17,5v. Afinal é uma fonte chaveada com saída de tensão estabilizada. 

 

Pra medir com ele ligado só se tiver experiência e desmontar pra medir direto no conector "jack" na Placa-mãe do notebook. 

 

O ruído é comum em fontes chaveadas. É ruído de alta frequência pois é assim que elas funcionam. Ser comum não significa que é bom. O carregador pode estar com capacitores fracos já. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu carregador não é universal, é o carregador que veio com o notebook, supostamente o original, mas o mesmo quebrou a ponta do cabo e eu tentei soldar e ficou bem ruim, aí tentei pedir outra pessoa pra soldar e ela fez um trabalho mais ou menos também. A única diferença é que essa pessoa colocou um silicone preto na ponta do cabo, acho que é pra evitar de soltar devido ao movimento(que foi na verdade o que ocasionou a quebra do cabo com o tempo).

 

Não sei se estou medindo corretamente, mas tem que vezes que faço a medida da tensão e o mesmo fica estavel em 19.63V, porém as vezes ele fica variando conforme eu havia falado.

 

Eu comprei um outro carregador pelo mercado livre, achei que era original, mas agora tenho quase certeza que não é, porém quando faço a medição nele, ele fica sempre em 19.88V, nunca varia independete da forma que eu faço a medida.

 

1 - O carregador original pode estar apresentando essa mudança na tensão devido a uma solda dos cabos que pode ter sido mal-feita?

2 - é mais seguro usar o carregado que comprei no ml visto que o mesmo está estavel m 19.88V?

3 - Li em algum lugar na internet que se a tensão da fonte variar em até 5% pra baixo ou pra cima, não chega a danificar o equipamento, isso é verdade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um experiência pessoal, não se se vale como guia, mas...

 

Pelo menos nesse carregador HP que estou trabalhando, olhando o plug do carregador de frente dá para ver o seguinte:

 

Um tubo e no meio desse tubo, um pino.

 

power_adapter_connector.jpg.1847aca903d59306600d3db621005956.jpg

 

Isso significa 3 "polos": um, do lado de fora do tubo (que nessa foto chama "outer"), um do lado de dentro do tubo ("inner") e o pino ("center pin").

 

Medindo com o multímetro, o "outer" é o negativo, o "inner" é positivo e apresenta sempre 19v (ou um pouco mais), e o pino central é... esquisito. Em relação à parte de fora do tubo, ele é positivo mas, pelo menos na minha medição, fica oscilando. Em relação à parte de dentro do "tubo", esse pino é negativo mas, de novo, a tensão fica oscilando.

 

Tenho a impressão de que o pino central é para carregar as baterias e monitorar essa carga, e o lado de dentro do tubo é para alimentar o notebook quando ele está sem o cartucho de baterias.

 

Agora, para soldar, eu encontrei essa informação aqui, nesse caso é um Dell:

 

dell.thumb.jpg.174f7748a390efe75a7c016664f9a781.jpg

 

Parece, nessa foto, que o escrito "blue" é o pino central, o "white", a parte de dentro do tubo e o "black", a parte externa do tubo. Mas acho que é bom testar.

 

Usando o multímetro, dá para saber:

 

1 - Do lado do carregador, qual fio tem 19v fixos, qual fio é o negativo e qual fio a tensão foi fica oscilando, é só ir testando cada dois fios.

 

2 - Do lado do pino, é fácil descobrir qual é o "outer", o "inner" e o "center pin", pode usar até o teste para diodos.

 

Aí é só soldar.

 

Mas como eu disse, isso é o que eu (eu, um mero leigo curioso) tentaria, mesmo correndo o risco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faltou dizer o modelo do seu notebook e postar foto do conector do carregador. 

 

Se for apenas 2 pinos é mais provável ele estar oscilando pra 17,5v por conta de defeito mesmo. 

Veja que a tensão não se altera quando não há carga na linha (a carga seria estar ligado ao aparelho). Nem mesmo se a solda tiver péssima e com pouca malha de fato dando contato. 

 

Já consertei estes conectores de forma profissional.

O de 3 pinos varia de acordo com o fabricante. É bem mais complicado de arrumar. 

 

O 3º pino é apenas para sinal lógico, ele não carrega. E a tensão dele é mais baixa. Já consertei um destes onde tive que cortar o conector ao meio e refazer do zero. Havia na verdade 1 resistor entre o positivo e o pino central, sem o qual o aparelho não ligava. 

 

Já que não tem alguém experiente com solda e principalmente por tá caindo a tensão recomendo usar o novo genérico mesmo. Garanto que com o aparelho sendo carregado ou em uso a tensão real vai ser abaixo de 19,5v e isto é melhor do que uma fonte caindo pra 17v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...