Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i5 2500 por I5 3570 vale a pena da esse upgrade?


Sam Cross

Posts recomendados

Olá, eu estou querendo trocar meu processador que é um i5 2500, queria colocar um mais potente tipo i7 da 4ª geração, mais porém teria que trocar minha placa-mãe pois ela é 1155 e só suporta 2ª e 3ª geração. mas infelizmente não tenho dinheiro agora pra trocar o kit completo, e tava dando uma olhada nos processadores compatíveis com minha MOBa, tava de olho em um i7 2600 da 2ª geração e o i5 3570 da 3ª g. fiquei em duvida, vale a pena trocar o i5 2500 por um i7 de segunda geração? ou pego esse i5 3570 que vai da um pouco de diferença nos jogos? bf1 etc. tava também olhando um i7 3770 mais esta mt caro pra mim e fiquei na duvida no i7 2600 vs i5 3570. vale a pena da esse upgrade?

 

(minhas configurações atuais)

╔►CPU: Intel® Core™ i5-2500 @ 3.30GHz
╠►GPU: GTX 1050 Ti 4gb
╠►OS: Windows 10 Pro 64 bit
╠►RAM: 8 GB DDR3 Dual Channel 4x4
╠►FONTE: EVGA 430W 80 Plus White
╠►Motherboard: MSI H61M-E22/W8 (MS-7788)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sair do Core i5-2500 pro Core i5-3570 se der uma diferença de ~+5% nos games é muito, a terceira geração nada mais é que um die shrink da segunda geração (32 nm -> 22 nm), o melhor pra ti seria o Core i7-2600, mesmo sendo quad-core como o Core i5, o Core i7 pelo menos tem a vantagem do HyperThreading e ai a melhoria no desempenho pra ti seria significativa.

 

De toda forma você tem que ver o preço, no Mercado Livre eu sei que o povo mete a faca mesmo em Core i7 de geração antiga, se estiver mais de R$ 400, pule fora porque não vale a pena pagar esse preço.

 

Se você for paciente, poderá importar do AliExpress o Core i7-2600 ou mesmo o 3770 (que sai por R$ 350 se não me engano), o Xeon também é uma opção e a tua placa-mãe suporta, você poderia olhar os seguintes modelos de Xeon no AliExpress:

 

  1. Xeon E3-1280
  2. Xeon E3-1280 v2
  3. Xeon E3-1290
  4. Xeon E3-1290 v2.

São todos suportados pela tua placa-mãe: https://br.msi.com/Motherboard/support/H61M-E22W8#support-cpu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo então achei esse i7 2600 por 300 pila https://ba.olx.com.br/grande-salvador/computadores-e-acessorios/processador-i7-671321805 so que estava na duvida entre ela e a 3570. mais ja que voce falou q nao vai da mt diferença acho que vou pegar o i7. ou vou da uma olhada na AliExpress. mais tenho medo do produto nao chegar ou ser taxado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sr Cruz. Paguei R$ 130 no meu Xeon, na ocasião o dólar estava nos R$ 3.93 então o preço dele em dólares deve ter dado uns US$ 33 e mais alguns centavos.

Por lei, até onde eu sei a alfândega só pode taxar o que passar dos US$ 50.

 

Outra coisa é que no máximo os Correios vão cobrar a taxa de despacho, de R$ 15, porém se teu frete for o e-Packet isso não acontece.

AliExpress é como o Mercado Livre praticamente, tem bons e maus vendedores, basta você ficar de olho nos feedbacks, porém agora devido a proximidade do fim de ano, é provável que encomendas de fora atrasem mais que o habitual, porém não tenho certeza.

 

Fora isso, se não chegar ou se chegar e não funcionar, é só abrir disputa no AliExpress.

Se você estiver com alguma pressa pra ter o processador, pode pegar esse Core i7 que você encontrou mesmo, e caso você esteja a usar o cooler box não se esqueça disso:

 

37 minutos atrás, grievous disse:

@Sr Cruz. Por R$300 o preço até que não está ruim não. Caso compre ele, é provavel que tenha de trocar o cooler também.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo @Amanda Gonçalo é estou tentando vender logo meu 2500 pra tentar pegar esse i7. tem certeza que o desempenho do i7 é superior né? sobre o cooler box eu uso ele no i5 ai nao vou precisar trocar. achei até um anuncio aqui do i7 2600 do cara vendendo junto com o cooler, mais acho que esse é igual ao que uso aqui ja no meu i5 https://ba.olx.com.br/grande-salvador/computadores-e-acessorios/processador-i7-2600-2-geração-cooler-671932886?rec=h

 

eu achei  até um 3770 na aliexpress https://pt.aliexpress.com/item/32787495693.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.500023e4GcJ560&algo_pvid=21986842-61bf-42bb-b9f0-543fdbea3a3c&algo_expid=21986842-61bf-42bb-b9f0-543fdbea3a3c-1&btsid=3b137aff-f114-4401-a380-bea71c65774d&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_3,searchweb201603_52 so que no caso iria passar os 55usd e provavelmente serei taxado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Amanda Gonçalo disse:

Sem sombra de dúvidas é melhor.

Como eu já disse, você pode tentar olhar os modelos de Xeon que eu citei também.

O Xeon E3 1280 v2 é praticamente o mesmo processador que o i7 3770 ne?

Só precisa atualizar a BIOS, ou tem que fazer alguma modificação tambem(microcodes)?

 

Esse i7 2600 nao esta com o preço ruim nao, ele deve ser uns 10% inferior ao i7 3770. Acho que vale a pena porque ele ja esta aqui no Brasil, portanto alem de chegar bem mais rápido ainda nao teria o risco de ser taxado...

Mas acho que eu ja tinha lido em algum lugar que o limite tinha aumentado pra 100 dolares. Ainda é de apenas 50?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira @Amanda Gonçalo também ouvir que o limite aumentou para 100 usd. por isso tenho medo de ser taxado. estou pensando seriamente em ficar com o i7 2600 mesmo e la pra frente posso substituir ele por um 3770. alem como voce falou o i7 2600 aqui na minha cidade consigo bem rapidinho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, gutopereira disse:

O Xeon E3 1280 v2 é praticamente o mesmo processador que o i7 3770 ne?

Só precisa atualizar a BIOS, ou tem que fazer alguma modificação tambem(microcodes)?

 

Esse i7 2600 nao esta com o preço ruim nao, ele deve ser uns 10% inferior ao i7 3770. Acho que vale a pena porque ele ja esta aqui no Brasil, portanto alem de chegar bem mais rápido ainda nao teria o risco de ser taxado...

Mas acho que eu ja tinha lido em algum lugar que o limite tinha aumentado pra 100 dolares. Ainda é de apenas 50?

 

Neste caso só precisa ter a BIOS atualizada mesmo.

É sim, a única diferença é nos clocks mesmo: Xeon E3-1280 v2 (3.6 GHz base, 4.0 GHz turbo), e o Core i7-3770 (3.4 GHz base, 3.9 GHz turbo).

 

@Sr Cruz. No caso se você pegar o Core i7-2600, um upgrade futuro pro 3770 não faria muita diferença, seria o caso de no máximo ~+5% assim como é o caso do Core i5-2500 -> 3570. O Core i7-2600 certamente é um bom processador e vai te atender bem, mas depois disso já vai ser o momento pra você começar a juntar e pensar num upgrade futuro para uma plataforma mais nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo  Notei na sua configuração que você mudou o i7 980x para um Xeon. Como você usa uma configuração rara hoje em dia, afinal foram poucos os lga1366 lançados, te perguntaria por gentileza  como é sua satisfação com o hardware em questão, inclusive gostaria de uma comparação entre o i7 e o Xeon.

 

A questão em si é que eu gostaria de ter um lga1366 por razões de hardware diferenciado! Mas está muito difícil encontrar em ótimas condições e procedência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Rolando Caio da Rocha disse:
Em 12/10/2019 às 09:44, Amanda Gonçalo disse:

 

Neste caso só precisa ter a BIOS atualizada mesmo.

É sim, a única diferença é nos clocks mesmo: Xeon E3-1280 v2 (3.6 GHz base, 4.0 GHz turbo), e o Core i7-3770 (3.4 GHz base, 3.9 GHz turbo).

 

@Sr Cruz. No caso se você pegar o Core i7-2600, um upgrade futuro pro 3770 não faria muita diferença, seria o caso de no máximo ~+5% assim como é o caso do Core i5-2500 -> 3570. O Core i7-2600 certamente é um bom processador e vai te atender bem, mas depois disso já vai ser o momento pra você começar a juntar e pensar num upgrade futuro para uma plataforma mais nova.

 

 

entendi agora, acabei de achar um Core i7-3770 aqui na minha cidade por 330. achei um preço bom, acho que vou ficar com ele, e como você falou, depois se eu for fazer upgrade troco a plataforma por uma mais nova.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sr Cruz. Perfeito, o preço ta ótimo!

 

@Rolando Caio da Rocha Eu tenho estado bem satisfeita, mas não hesitaria em trocar por um kit Ryzen se pudesse.

 

Quanto a plataforma, a performance é relativamente boa e talvez chegue a ser algo próximo ao nível de um Ryzen 5 1600 ou quem sabe 2600, com o devido overclock e tal, claro que tem lá alguns "defeitos", como a falta de instruções mais novas ou a falta de suporte ao NVMe (mas isso é possível contornar).

 

Já partindo do Core i7-980X pro Xeon X5675, me ficou claro que apesar do multiplicador bloqueado, o Xeon que eu peguei é fruto de um binning incrívelmente melhor que o Core i7. Com o 980X eu dificilmente consegui estabilizar ~4.2 GHz com 1.35v, 4.4 GHz eu cheguei a 1.4v e ainda não estava nem um pouco estável, já o Xeon X5675 eu consigo fazer 4.6 GHz a 1.4V sem problemas, fica um pouco quente nesse verão escaldante, mas qualquer coisa eu posso baixar pra 4.4 GHz e consigo estabilidade nos 1.35v sem problemas.

 

Não sei como a plataforma X58 se comporta com uma RTX ou as atuais Radeon RX 5000, porém vi de alguns usuários no exterior que esses processadores conseguem tocar uma GTX 1080 Ti sem problemas, então caso eu não consiga trocar tão cedo pra um Ryzen, meu próximo upgrade com certeza vai ser na GPU, pra dar um up nos jogos quando meu monitor novo 1440p chegar. 😅

 

Fora isso, os LGA 1366 realmente tem esse problema hoje em dia, tanto eles quanto os LGA 2011 (X79), são incrivelmente raros no mercado e quando aparecem, vem custando absurdo, e o problema mesmo é conseguir uma placa-mãe que esteja em boas condições e tudo funcionando, o Core i7 por si só também é caro, mas felizmente tem opções por ai como o Xeon, que sai super barato no Aliexpress.

 

Ainda sim, dependendo do quanto for sair uma plataforma dessas, mais vale mesmo pegar uma X470 e pensar num Ryzen.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo Peguei o i7 3770 hoje ja instalei e ja testei e o desempenho melhorou muito no bf1 fui de 60 fps com caidas pra 46-30 para 109-70 compensou muito fazer o upgrade.

só outra coisa . ela fica a 48-56 em idlle, e jogando bf1 subiu para 84°C. os outros jogos ficou mais ou menos em 75°C as vezes 80°C. esta esquentando muito? ou preciso comprar um cooler box pra diminuir a temperatura dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sam Cross Pra ser sincera a temperatura tá um pouco alta sim, você pode trocar por um outro cooler melhor como o Cooler Master Hyper 212X, ou os DeepCool Gammaxx 400 ou Gammaxx GT, são coolers bem decentes e com ótimo preço; caso você seja paciente com compras do Aliexpress pode optar pelo Snowman, é barato e tem uma performance excelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...