Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Partição em HD estragado, resolve problemas com disco rigído?


Posts recomendados

Olá, alguém sabe me responder se por acaso, o meu hd que já está com problemas de disco, se eu fizer uma busca e possivelmente descobrir os locais onde está ocorrendo o erro. Existe alguma forma de fazer uma partição naquele lugar específico que funcione, pode dar certo? Ou o hd não presta mesmo e tenho que descartá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

 

Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Crucial Storage Executive, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
36 minutos atrás, Alan Lucas da Silva disse:

Olá, alguém sabe me responder se por acaso, o meu hd que já está com problemas de disco, se eu fizer uma busca e possivelmente descobrir os locais onde está ocorrendo o erro. Existe alguma forma de fazer uma partição naquele lugar específico que funcione, pode dar certo? Ou o hd não presta mesmo e tenho que descartá-lo.

Não.

 

A única coisa que você pode fazer para que o próprio HD não utilize os chamados setores defeituosos e salve os arquivos somente em áreas "saudáveis" do disco, é utilizando o comando "chkdsk /r" no CMD, mas isso serve apenas como um "contorno" desse problema em específico, pois problemas mais graves são detectados com outras ferramentas e na maioria das vezes não possuem solução.

 

Siga os procedimentos do post acima para uma análise detalhada do seu HD e lembre-se que, dependendo do problema, a unica coisa a ser feita é joga-lo fora pois não há conserto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tem setores defeituosos, é melhor não usar para gravar dados importantes ou sistema operaçional.
Tem um programa gratuito que faz isso automaticamente, ou seja, cria partições com os setores defeituosos e partições boas.
Repartition Bad Drive Free
http://www.dposoft.net/rbd.html

Assista um vídeo de como o utilizar
https://www.youtube.com/watch?v=vL7fxg9q-cA

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, f_neto disse:

Se tem setores defeituosos, é melhor não usar para gravar dados importantes ou sistema operaçional.
Tem um programa gratuito que faz isso automaticamente, ou seja, cria partições com os setores defeituosos e partições boas.
Repartition Bad Drive Free
http://www.dposoft.net/rbd.html

Assista um vídeo de como o utilizar
https://www.youtube.com/watch?v=vL7fxg9q-cA

 

 

Programas como este eu considero desnecessários já que o chkdsk /r do próprio Windows faz exatamente a mesma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 minutos atrás, f_neto disse:

O chkdsk não cria partições automaticamente

Ele analisa o disco rígido por completo a procura dos setores defeituosos, recupera os arquivos desses setores se for possível e marca aqueles setores para não serem mais utilizados, ou seja, nenhum arquivo irá ser salvo naqueles setores.

https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/administration/windows-commands/chkdsk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...