Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gargalo através do tempo


Posts recomendados

O vovô aqui, não é o esperado (talvez um pouco mais velho).  E, se fosse tão velho como me imaginavam, talvez não teria nada a dizer, porque a "informática" simplesmente não existiria. Isto posto.... Vamos começar a falar de gargalos. Gargalos por que????

# Falar de "Estado de espera".....tenho certeza que alguns nunca ouviram falar disso. Era um modo onde o processador, e memória RAM....um esperava pelo outro.

Mas deveria fazer contas de quem esperava por quem. Sem grandes certezas.....digo pelos 25 Mhz do processador intel Pentium 486 SX (que lá em baixo disse que foi o melhor "presente de grego" que já recebi), com memórias de 30 pinos, e 8 bits cada módulo, era um "gargalo" ambulante, uma verdadeira "carroça".

Gargalo sempre vai existir, se fizeres as escolhas erradas.# De forma prática, gargalo é o seguinte:

! - Tirar componentes de um Intel 486 SX de 25 MHZ (1993), e colocar  num Intel Pentium 233 MMX (1998).

2 - Gargalo é você comprar algo pelo nome que tem no Mercado......Posso afirmar que o PC (computer pessoal) da IBM), embora o presidente dessa empresa, tenha falado uma das maiores ***** do século XX, que até o final daquele século ((XX), poucos ou ninguém teria acesso a computadores.......Só as grandes empresas os teria.

3 - Fato que o INTEL 88 e depois o INTEL 86, que deu origem a nossa informática......Não deveria ter sido o processador para esse PC, já que a Motorola, guardava consigo a vanguarda desse tipo de chip. De forma surpreendente, e não sabendo porque........O Personal Computer (PC) da IBM, fez algo acontecer no século XX..... A IBM abrir mão de uma propriedade dela......Olhando de hoje pra traz, O  fato de ter entregue ao mundo uma coisa que foi propriedade dela.....Não transformando o PC em coisa proprietária, em momento passado fez pra mim a IBM a melhor empresa do mundo, naquele momento.

4 - No mais....gargalo na informática, me remete a diferença de velocidades entre dispositivos no mesmo sistema.

5 - Entes envolvidos: Processador......Placa-mãe......Memórias....Discos Rigidos.......

 

Processador se de 64 bits, 32 bits, ou um intel 486 SX (que precisava de um co-processador aritmético, pra ajudar o dito cujo a fazer contas kkkk).

placa-mãe....se realmente é mãe.....se delegou as coisas a outros.....de modo a saber se: existe chipset nela, caso haja, bom saber se é chipset de um chip ou dois. caso haja, se trata de uma ponte norte e outra sul. Caso o chipset se tratar de um chip só, devo infelizmente, informar que talvez esse não lhe dê direito a fazer arranjos RAiD, a não ser que tenha de alguma forma uma controladora IDE e dentro de qualquer coisa, auxiliado por Deus sabe o quê, um controlador RAID) .

A informática as vezes me faz rir.....Na maioria das vezes....rio de minha própria desgraça.

Com relação as memórias.....nos últimos 30 anos...grandes avanços foram feitos.....Desde aquele......aquele primeiro Intel 486 SX.....que fiz referência lá na apresentação......que embora fosse um Intel 486 SX, talvez qualquer 386 DX40 o superasse.

Memórias durante anos....foram os calcanhares de aquiles de sistemas. Há partir do I386, primeiro processador de 32 bits, daí em diante, parece que começaram a se ligar em memória.

Começaram a se ligar, mas fizeram só o dever de casa.

O conhecimento que este "Clube do Hardware' me deu, faria eu ficar os próximos 3 dias a falar de memórias de computador.

Mas, estamos falando de gargalo.

Memórias de 30 pinos e 8 bits cada módulo, pra encher um único banco daquele (amado e famigerado 486), com velocidade não declarada.

Mémórias de 62 pinos, e 16 bits cada módulo, bastava 2 módulos pra encher um banco, acho que era chamada de DRAM.

Mémorias de 168 pinos e 32 bits, pela primeira vez, o banco foi preenchido com 1 módulo só de memória.

Memórias DDR (Taxa de dados dobrada) -- Semelhantes as SDRAM, não com o dobro da velocidade, mas transferindo 2 vezes mais dados.

Memórias DDR2 (Taxa de dados dobrada 2 vezes) - Semelhantes as DDR, talvez com tensão menor, e dados sendo transferidos a 2 x DDR.

 

Se o gargalo não foi visto aqui......com certeza na próxima verás............

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...