Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bomba d"agua a pistão movida por solenoide


r_silva93

Posts recomendados

Quero fazer uma bomba dagua do tipo pistão que é movida a solenoide Não entendo muito de eletronbica mais queria fazer um projeto caseiro. Enrolei 10 metros de fio encapado em um tubo de pvc de 12 cm e ligando na bateria de um carro funcionou o suficiente para puxar um prego com força apenas. Estou pensando em ligar na tomada 220v mais estou cm certo receio. Primeiro estou testandoo solenoide para despois gastar com o resto dos componentes da bomba. Se alguem puder me ajudar com seus conhecimentos sou grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, r_silva93 disse:

Enrolei 10 metros de fio encapado em um tubo de pvc de 12 cm e ligando na bateria de um carro funcionou o suficiente para puxar um prego com força apenas. Estou pensando em ligar na tomada 220v mais estou cm certo receio.

Não é tão simples quanto parece.

Para o solenóide funcionar bem vai precisar de um entre ferro bem calculado para concentrar o campo magnético e fazer com que seu pedaço de fio se torne um eletro-imã de verdade.

E 10m de fio é pouco pra ser ligado na tomada.

 

Do jeito que está aí ele é apenas um pedaço de fio enrolado, ligar isso na tomada vai causar um curto circuito. Coisa bem perigosa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria para bombear água mesmo, optei pelo solenoide pela característica do baixo ruido em relação a outras bombas. 

 

Aumentar a quantidade de espiras pelo que li também aumentaria a tensão necessária pelo que li. ai eu volto ao problema da tensão. Pesquisando eu achei um projeto que usava descarga capacitiva do NC Braga mais acho que também não seria o suficiente. Com esse tipo de fio seria mais viável aumentar as espiras e calcular bem o núcleo (existe algo caseiro que sirva bem para fazer um núcleo desse?) para poder ligar na tomada ou começar a pensar em um jeito de alimenta-lo em corrente continua?

 

 

Grato as respostas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, r_silva93 disse:

Seria para bombear água mesmo, optei pelo solenoide

Bacana. Nunca vi bomba movida pelo magnetismo do solenoide. Ele que daria movimento no pistão, é isso? Quase o mesmo princípio da bomba sapo acima que é ligeiramente diferente. Publique fotos de seu feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...