Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera,

Montei minha máquina ontem, e baixei apenas CS:GO e PUBG para testar de início como ficaria as temperaturas e FPS. 

Acontece que quando estou apenas na área de trabalho as temperaturas do processador ficam variando em torno de 45ºC-53ºC. 

Depois disso fui testar no CS:GO e a temperatura chegou a bater na casa dos 72ºC.

Para testar com um jogo mais "pesado", abri o PUBG com tudo no ultra, e apenas por abrir o jogo a temperatura já começou a subir para casa dos 80ºC e ao entrar nas partidas as temperturas subiam até chegar nos 100ºC.

Também rodei um stress multi-threads do cpu-z e as temperaturas também ficaram na casa dos 85ºC-90ºC

*essas temperaturas foram obtidas com o ar-condicionado ligado e o local em "baixa temperatura".

*os fps estão de estáveis para bons*

*a temperatura dos outros componentes está normal*

Minha config é:

i7 9700KF (em stock)
z390 Aorus Elite (em 1,2V)

RTX 2070 Super

WC H100i GTX Corsair (na parte superior puxando o ar quente pra fora)

Gabinete Husky Avalanche (com 1 fan traseira tirando o ar - 2 fans frontais jogando ar para dentro)

*bios no F7*

*Um fato curioso é de que ao baixar o software do WC (Corsair Link), ele identificou meu processador como outro, ao invés de identificar como i79700kf o colocou como i7 7700. E não estou conseguindo controlar a velocidade dos fans por esse software, escolho para um modo mais lento ou rápido e não surte efeito (utilizava ele no meu pc antigo e conseguia controlar tudo normalmente).

*A pasta térmica que eu usei foi uma da PCYES - OCX By Gelid 3.5g - OCX03-5GLD

* Outro fato que estou notando é que a mangueira do WC está ficando quente quando chega perto da parte que encaixa no processador.

Postado

Comprou as peças em que lugar? Peças novas ou usadas? Qual a sua fonte? certeza que está tudo ligado certinho? dependendo se saiu de um mercado livre da vida e o Corsair Link reconheceu como 7700 algo pode estar bem estranho com esse cpu mesmo, mas dê mais algumas informações pra ajudar a galera do forum

• Membro VIP
Postado

Parece tudo certo quanto à escolha dos componentes. Poderia tirar uma foto do interior do gabinete para que possamos ver como ficou o posicionamento do WC? A bomba está ligada em qual conector da placa-mãe?

• Curtir 1
Postado

@Josefinor Todas as peças compradas pela kabum com exceção da placa-mãe que foi comprada na pichau. Minha fonte é uma EVGA 750W BQ Plus Bronze - Semi Modular - sim todos os cabos corretamente conectados. Quando utilizava esse WC no pc antigo ele mostrava todos os componentes corretamente. Agora aparece um outro processador, não mostra a rotação da placa de vídeo, não mostra as informações das memórias. Em contrapartida todas essas informações estão corretamente apresentadas no cpu-z.

@grievous está conectada no cpu-fan - ou melhor, está conectada exatamente igual este vídeo: 

1.jpg

2.jpg

Postado
31 minutos atrás, Gustavo Selva disse:

* Outro fato que estou notando é que a mangueira do WC está ficando quente quando chega perto da parte que encaixa no processador.

As duas mangueiras estão quentes perto do processador? Se for isso a bomba não está ligada ou estragada. 

• Curtir 1
Postado

@PeterGriffin Na realidade toquei agora nas mangueiras, e parece que a que está mais esquentada é a superior, a inferior está com uma temperatura normal, e sim quanto mais próximo do socket que encaixa com o processador, mais quente a mangueira está (a superior). 

Sem querer encostei no backplate da placa de vídeo e senti bastante quente, porém no HWMonitor está marcando 55ºC, normal? Não estou realizando nenhuma atividade, apenas navegador e HWMonitor abertos. Abri o CS para ver uma coisa e as fans da placa de vídeo não estão girando (ela a 55/57ºC) ou começam a girar por uns 10 segundos e depois param. E a temperatura continua estável em 55/57ºC.

Postado

@grievous Só corrigindo, as ventoinhas do WC, são alimentadas ao fios de energia do próprio WC - e o bloco é ligado na CPU-FAN, da mesma forma que as conexões do vídeo que mandei acima. Observando o vídeo, o meu está plugado da mesma forma.

Postado

Confira a instalação conforme tutorial da Corsair aqui.

Veja se o backplate foi instalado corretamente, conforme essa foto aqui.

Um detalhe importante é que no caso do H100i GTX ou V2 a bomba precisa ser ligada com controle de rotação desativado.
Caso o controle de rotação não seja desativado, a variação de volta,gem afetará o fornecimento de energia, que com o tempo pode prejudicar a vida útil do motor da bomba.

Verifique na bios se o controle de rotação do conector cpu fan está desativado.

Postado

@EdsonSM a instalação está idêntica à esse tutorial da corsair, o backplate também está instalado corretamente. Eu coloquei no Fan Speed Control a opção de full speed, antes estava na "normal", que justamente faz essa alteração de velocidade de acordo com a temperatura/uso. Porém mesmo assim, ainda fica variando entre 42/57graus na área de trabalho/navegador, e como teste, no pubg chegou aos 92ºgraus hoje. 

Sinto um dos lados do radiador ou das ventoinhas acopladas nele um pouco mais quente, quando coloco a mão por cima no gabinete da pra sentir a quentura, enquanto do outro lado não sinto nada. Junto a isso, ainda consigo sentir uma das mangueiras mais quente (quanto mais perto da bomba a sensação fica maior), enquanto a outra aparenta normalidade quanto a isso.

Não sei se é algum problema na bomba, no radiador, em uma das ventoinhas, da própria mangueira. 

*obs: todas essas temperaturas obtidas em um quarto com ar ligado, temperatura ambiente la pros 20/22 graus*

Postado

Não sei dizer se seria o seu caso, mas já vi acontecer em algumas placas problema com falta de contato entre o bloco e o cpu.
Quando ocorre esse tipo de problema, parece ser por conta da espessura da placa ou de componentes ao redor do socket que não permitem que o bloco fique devidamente em contato com o cpu.

Para ter certeza do problema, seria necessário retirar o bloco e verificar o espalhamento da pasta.
A falta de espalhamento pode indicar que houve falta de contato entre o bloco e o cpu.

Se estiver tudo certo com  a fixação do bloco, provavelmente é defeito no wc.

• Membro VIP
Postado

@Gustavo Selva Quanta pasta térmica você utilizou? Qual o método que você usou?

A quantidade ideal seria um ponto no centro um pouco maior que um grão de arroz. Se colocar pasta demais acaba criando um isolamento entre o processador e o dissipador, se colocar de menos não preenche as falhas entre os dois e também acaba isolando.

Postado

@EdsonSM @grievous Em relação ao contato do bloco com o processador está tudo normal, como também, o w.c está bem fixado, sem nenhuma falha no encaixe. Já em relação a pasta térmica, foi colocado um ponto no meio e ao instalar o bloco, dei umas mexidas nele pra "espalhar" um pouco da pasta, mas nada fora do comum. 

Tenho uma dúvida, a bomba pode estar com defeito mesmo funcionando no "máximo" (de acordo com o software)? Pois ela está conectada no CPU_FAN, como reutilizei esse W.C do meu pc antigo (montado no final de 2015), alterei na bios a opção SPEED FAN CONTROL, que estava normal (alterar a força da bomba de acordo com a temperatura), e aí coloquei pra full speed. Porém, utilizando o iCue, consigo verificar que a bomba está nos seus 3000+ rpm, e as ventoinhas tb consigo colocar pra 2000+rpm e mesmo assim a temperatura na área de trabalho continua na casa dos 48/50 graus, com picos até pra 64 e no jogo que to usando pra testar a temperatura (PUBG) continua numa media de 75 graus, porém com picos pra 80/90 graus, chegando à 92+.  

Seria problema na bomba? Mesmo ela funcionando no desempenho máximo?

Postado

@Matheus Malvezi pensei em fazer isso, mas optei por colocar na parte superior, já que tenho uma fan na traseira expulsando o ar pra fora, e duas fans na frontal colocando ar pra dentro. Você acha que surtiria algum efeito, a ponto de regular uma temperatura que chega á 92 graus, apenas colocando o WC na frontal e as fans no superior?

Postado

@RS Faria Vou testar dessa forma que você falou, mas acredito que seja algum problema na própria bomba mesmo, até pelo tempo de uso e barulho excessivo que ele faz quando está nas rotações máximas de bomba e fans, barulho esse que começa a parecer de carro querendo estancar kkkk. 

@Matheus Malvezi Pra isso eu acho que vou partir pra um novo W.C, se vocês puderem me ajudar, eu precisaria de um que aguentasse o i7 9700 em OC de 5Ghz (atualmente estou preso ao stock pelas temperaturas). Estou em dúvidas em relação à 2 fatores, se eu pegar o Cooler Master ML240RS RGB 240mm acho que colocaria mesmo na parte superior, pois colocando na frontal perderia um "slot" de fan pra refrigerar mais. E aí colocaria a fan que tenho na parte traseira junto com as 2 fans iguais a ela na frontal, e compraria uma outra fan mais potente pra colocar na traseira puxando pra fora o ar - ISSO FICARIA BOM? - E no outro caso estou em dúvida em 3, se colocaria um GamerStorm DeepCool Castle RGB 360mm , um WaterCooler Corsair H150i PRO RGB (que por incrível que pareça nas especificações me pareceu ser o menos efetivo), ou um NZXT Kraken X72 360mm, porém a minha dúvida em relação aos de 360mm é se vão caber na frontal do meu gabinete (Husky Avalanche). Vi um review do EmersonBR da Kabum dizendo que a frontal do meu gabinete pega sim um wc de 360mm, porém a minha vga é um pouco grande (3 fans) e aí acho que o radiador ficaria muito em cima dela. Teria algum problema isso? Ou seria bom, se eu colocasse a parte fria do radiador com o ar que vem da fan dele já em cima da placa de vídeo, que na teoria poderia ajudaria ela a resfriar. E aí colocaria os dois outros fans na parte superior puxando o ar quente pra fora, junto com o traseiro também exaustando o ar - ASSIM TB FICARIA BOM? - Me ajudeeem por favor, não quero matar meu processador fritando :( 

*segue abaixo a foto do espaço que tenho entre a parte frontal e minha placa de vídeo. Da pra notar até que mais pra baixo do gabinete, tem uma baia pra HD, que talvez pudesse atrapalhar, mas acredito que não.

1.jpg

2.jpg

3.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...