Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tv Samsung LN40A330J1 demorando a aparecer imagem


Posts recomendados

Olá,

 

Estou com este televisor Samsung modelo LN40A330J1 que está demorando a aparecer imagem. Ela está ligando, som funciona e funções também. Após algum tempo ligada a imagem simplesmente retorna e fica funcionando normalmente sem apresentar nenhum defeito e não some. Quando eu a desligo e ligo novamente ela retorna com imagem algumas vezes. Parece que ela precisa esquentar ou algo assim para retornar imagem na tela.

 

Observação: O tempo em que ela retorna imagem da uma variada.

 

Segue link para o esquema: https://www.electronica-pt.com/esquema/func-download/18282/chk,666a0294a2e81053fd6e7c595e7285a0/no_html,1/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Esse tipo de defeito não é comum em circuitos integrados como é praticamente toda a T-con...

Esse tipo de defeito é mais para capacitores gastos, pode ser que seja algum capacitor eletrolítico SMD na placa principal que esta provocando isso...

Lógico, se na T-con tiver capacitor eletrolítico, troque eles primeiro....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Essa TV é led ou ccfl?

Está TV é LCD...

Tem que ver quais das duas situações acontece quando ela está sem imagem...

1° se o blacklight fica aceso sem imagem

Ou

2° se o blacklight fica apagado 

 

Se o blacklight não acende, deve-se medir o sinal que a placa principal manda pra fonte (BL on). Caso o sinal esteja presente durante o problema (sem imagem), o defeito está na placa da fonte... 

Peguei uma desse modelo com defeito na fonte (área do inverter)...

 

 Se fica sem imagem, mas com o blacklight aceso, aí pode ser t-com, v-com ou principal...

 

Boa sorte...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

pode ser a lâmpada no final da vida útil ou o inverter com defeito

Isso mesmo... 

Respondi porque estou com uma aqui que também estava sem ascender as lâmpadas... Mas no meu caso não ascendia de jeito nenhum... Troquei os transistores que fazem a proteção e alguns capacitores... Pois como disse o amigo BCP eles também podem causar isso se estiverem seco... Como ainda não comprei um capacímetro, troco o máximo que posso já que algumas fontes não possuem tantos capacitores eletrolíticos...

 

Abraço...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardo S Ferreira @Airtonarl Esse televisor é LCD, bem pesada por sinal. O backlight acende normal todas as vezes em que a ligo.

 

Um detalhe, quando peguei esse televisor ele ligou normal mas o brilho ficava praticamente no máximo e piscando de forma aleatória então dei uma boa limpada nos cabos com álcool isopropílico e o problema com o brilho sumiu então deixei ela ligada por alguns dias e funcionou perfeitamente, então em um belo dia fui ligar e não apareceu imagem e está assim atualmente.

 

Não sei se ela estava parada por muito tempo e no uso que fiz ela posteriormente apresentou esse defeito.

 

Ainda vou trocar os capacitores da placa principal como o amigo @BCP  sugeriu e ver o que acontece. Posso troca-los por capacitores comuns sem problema, certo? Os originais são smd.

 

14 horas atrás, Airtonarl disse:

Se fica sem imagem, mas com o blacklight aceso, aí pode ser t-com, v-com ou principal...

@Airtonarl Quais testes devo fazer nessas placas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, SkyFire161 disse:

Quais testes devo fazer nessas placas?

Se você disse que não é problema no blacklight, veja se no momento que está sem imagem, a atenção de alimentação do display ( geralmente 12v ) está presente ou baixa na tcom...

você pode medir no fusível da tcom... 

Logo Após o fusível geralmente tem um diodo de proteçao, veja se ele não está com fuga geralmente é um zener de 15v...

Lembrando que os capacitores da fonte, também podem influenciar nesta tensão...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
12 horas atrás, SkyFire161 disse:

Ainda vou trocar os capacitores da placa principal como o amigo @BCP  sugeriu e ver o que acontece. Posso troca-los por capacitores comuns sem problema, certo? Os originais são smd.

 

@Airtonarl Quais testes devo fazer nessas placas?

Pode colocar capacitor comum, no lugar desses originais SMD, sem problemas...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
Em 20/10/2019 às 12:04, Airtonarl disse:

veja se no momento que está sem imagem, a atenção de alimentação do display ( geralmente 12v ) está presente ou baixa na tcom...

você pode medir no fusível da tcom... 

Essa tensão de 12v está presente na t-con independente de o aparelho abrir imagem ou não.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...