Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compensa trocar de placa-mãe pra dar upgrade no processador?


Posts recomendados

          Olá, tenho um PC consideravelmente potente mas sinto que ele tá engasgando um pouco e acredito que não esteja sendo utilizado na potência máxima.

 

          Quando comprei, utilizava a placa de vídeo GTX 650, posteriormente atualizei pra RX 560 (que pelo que pesquisei é equivalente a uma GTX 1050), só que aparentemente não estou atingindo o máximo que poderia atingir, ultimamente estava tentando jogar Mario Kart 8 no emulador de Wii U e até que dava, mas não de uma maneira satisfatória. Apesar de ser um emulador em fase de testes, vi gente jogando com um framerate praticamente perfeito, inclusive uma pessoa com uma RX 460, que é inferior a minha, porém com um processador melhor.

 

          Então imagino que o problema do meu PC esteja no processador que já é um pouco antigo. Então pensei em comprar um processador novo, pensei no Ryzen 5, mas pra isso teria que comprar também uma placa-mãe nova, já que o soquete teria que ser am4, e o da minha é am3+, e aí está minha dúvida: deveria comprar uma placa-mãe nova pra instalar um Ryzen 5 ou comprar apenas um processador novo com soquete am3+? (estou pensando no FX-8350 4GHz)

 

Minhas especificações são:,

 

RAM: 8GB (2x4GB)

Placa de Vídeo: AMD Radeon RX 560 4GB

Processador: AMD FX-6350 Six-Core 2.8GHz

Fonte: Corsair 400W

placa-mãe: Gigabyte GA-78LMT-S2

HD: 500GB

 

 

Screenshot_72.jpg

Screenshot_73.jpg

Screenshot_74.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se você for adquirir um Ryzen, terá também que adquirir novas memórias RAM pois suas atuais são DDR3, e os Ryzen são compatíveis apenas com memórias DDR4.

 

Você vai pagar R$778,99 no FX 8350, por um pouquinho a mais você adquire o Ryzen 3 2200G + placa-mãe Gigabyte B450M por R$875,80, e claro, mais dois pentes de memórias RAM em dual channel por R$299,80, totalizando R$1175,60

 

Se optar pelo FX, você economizará cerca de R$396,61, mas estará com um hardware antigo, ultrapassado e inferior. Com essas informações, veja o que você acha melhor 👍

 

Benchmark de configuração semelhante:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende de seu orçamento. O FX 8350 novo está totalmente fora de questão e não compensa, ideal seria um usado por volta de 250 a 300 reais no máximo.
Se for de AM4, uma pena que o Ryzen 5 1600 acaba de sair da oferta de 499 na Kabum. Na mesma loja há uma placa-mãe B350 gigabyte por 339 reais.

Uma coisa importante que faltou dizer é que sua placa-mãe é bastante simples, sem dissipador no vrm, chipset 760g. Apesar dela ser compatível com o FX 8350, pode ser que sua experiência se torne um inferno com aquecimento e perda de desempenho, é praticamente loteria, tanto é que no site do fabricante eles colocam como compatíveis os FX de até 95watts, o que não é o caso do FX 8350, que tem 125watts.
 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, GabrielLV disse:

Se você for adquirir um Ryzen, terá também que adquirir novas memórias RAM pois suas atuais são DDR3, e os Ryzen são compatíveis apenas com memórias DDR4.

 

Você vai pagar R$778,99 no FX 8350, por um pouquinho a mais você adquire o Ryzen 3 2200G + placa-mãe Gigabyte B450M por R$875,80, e claro, mais dois pentes de memórias RAM em dual channel por R$299,80, totalizando R$1175,60

 

Se optar pelo FX, você economizará cerca de R$396,61, mas estará com um hardware antigo, ultrapassado e inferior. Com essas informações, veja o que você acha melhor 👍

 

Benchmark de configuração semelhante:

 

 

 

 

Achei interessante, pelas 2 respostas parece que não compensa mesmo pegar o FX-8350. Mas tem alguma diferença significativa entre o Ryzen 3 e o Ryzen 5? Se não houver TANTA diferença acho que vou optar por isso mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tratando de jogos, tudo que o Ryzen 5 1600 faz, o 3 2200g também faz. 
O mais importante é você saber comprar os itens em promoção. Até há poucas horas o Ryzen 5 1600 estava por 499 na Kabum, e agora já está por 669. Itens de até 1,500 reais você pode encontrar diferenças que vão de 100 até 300 reais dependendo o dia da semana, por isso é bom estar ligado.

Já o Ryzen 3 2200g está custando hoje 399 na Kabum e Pichau.

Não sei se está ciente disso, mas no caso de utilizar Ryzen de segunda geração, como é o caso do Ryzen 3 2200g, com placas mãe de primeira geração, que são aquelas de chipset A320, B350 e X370, é necessário estas placas estejam com a BIOS atualizada para receber segunda geração ou terceira. É importante chegar isso com o vendedor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...