Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, recentemente tive problemas técnicos com meu Hardware e, no fim, o reparo não vai valer a pena. Basicamente vou conseguir salvar minha placa de vídeo (uma 1050TI), minhas memórias RAM DDR3 e meu HD (esses últimos já bem ultrapassados e que podem ficar de fora da configuração). Assim, gostaria de ajuda para montar um PC para uso principal para jogos, preferencialmente com algum espaço para upgrades futuros já que minha última tentativa de upgrade sem ajuda foi um desastre 😅

Obrigado desde já

Edit: planejo gastar entre 2 a 3 mil mas a depender das recomendações posso esticar um pouco mais o orçamento

Postado

R5 3600 - 1099.00

B450 MSI Tomahawk - 747.33

Corsair CX 550 - 321.03

DDR4 Corsair Vengeance LPX, 8GB 3000MHz - 2x 259.00 - 518,00

SSD WD Blue 500GB - 434,13

Total 3.119.49

voce esta pegando pecas TOP da para baixar o valor como trocar a placa-mãe por uma inferior (essa das B450 eu acho a melhor de todas, mas tem varias por 500 reais), e diminuir o ssd para um de 250 gb, e pegar so 8 gb de memoria, enfim você decide. 

Ai depois você troca a placa de video para um RX 5700xt ou RTX 2070S que vai ficar show! 

• Membro VIP
Postado

Olá @Opetroni  bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware!

Certamente, a melhor opção sempre é perguntar e pesquisar antes de comprar. Sendo assim, você já deu o primeiro passo certo! Você deve ter reparado que os colegas recomendaram plataformas AM4. Provavelmente outros se juntarão a eles, e você pode entender a razão lendo este tópico:

Spoiler

Informe-nos marca e modelo da tua fonte de energia. Mesmo mantendo a 1050TI que é uma placa de baixo consumo, a fonte é um componente de muita importância afinal fornece energia para todos os outros e a escolha de um modelo ruim pode acarretar em vários problemas futuros.

Juntando-me ao grupo citado, recomendo que compre:

Placa-mãe B350/B450:

São placas-mãe equivalentes, porém as B450 são 1 ano mais jovens e acompanham a tecnologia StoreMI. Há opções mais baratas (as A320) porém elas não trazem a possibilidade de overclock das 350/450 e nem tem a construção tão robusta quanto delas. Dessa forma, um futuro upgrade para uma CPU com maior poder de fogo poderia ser limitado.

CPU Ryzen 5 1600/2600/3600:

Todos os modelos possuem 6 núcleos e 12 threads (linhas lógicas de processamento). Embora o incremento de performance entre o 1600 e o 2600 tenha sido discreto, ele é muito mais visível quando comparamos o 2600 e o 3600. Ainda assim, para qualquer placa de vídeo até a faixa de 1600 reais, tu não perceberás nenhuma diferença de desempenho entre eles. Fuja dos modelos terminados com X (1600X, 2600X, 3600X), pois trata-se virtualmente do mesmo processador com os clocks ligeiramente elevados. O desempenho deles pode ser alcançado pelos "Não-X" com ajustes simples no Ryzen Master.

RAM DDR4 8GB/16GB:

8GB são suficientes pra maioria dos cenários e jogos extremamente pesados (que poderiam ultrapassar facilmente essa quantidade) serão primeiramente limitados pela tua placa de vídeo atual. Então, se o orçamento ficar apertado, pode usar apenas 8GB mas tenha em mente que num futuro não muito distante, será preciso adicionar mais 8GB.

Além disso, o desempenho do Ryzen 3600 melhora bastante, se usado com memórias de frequência elevada. Dessa forma, se optar por este modelo, recomendo uso de RAM 3200MHz a fim de extrair mais da CPU.

SSD SATA M.2:

Você já possui um HD. Como o foco do PC é para jogos, saiba que SSD não dá mais FPS. Ainda assim, recomendo que compre um. Atualmente os preços deles estão bem mais acessíveis que outrora e a diferença dos SSDs para HDs está na qualidade de vida para uso geral do PC. Porém, nada de modelos 120GB. Alguns jogos mais modernos são extremamente volumosos para armazenamento local e por isso você lotará (e assim, deixará de usar e deteriorará o desempenho) do SSD. Procure modelos de 240GB ou 480GB.

Por último, os SSDs podem ser conectados pelo cabo SATA (assim como os HDs) ou diretamente na placa-mãe (via porta M.2). Os SSDs conectados pela M.2 geralmente possuem desempenho melhor, porém você não conseguirá enxergar essa diferença na prática (e apenas em benchmarks). Ainda assim, pode ser uma opção interessante se tiver com falta de espaço, afinal ao ser conectado diretamente na placa-mãe ele dispensa o uso de um cabo SATA e um cabo de força da fonte.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...