Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ativar memoria RAM em Dual-Channel?


Ir à solução Resolvido por Detetive Virtual de SSDs,

Posts recomendados

Boa noite galera, estou pensando em dar um upgrade na memória RAM do meu PC, que atualmente é um pente de 4gb. Como eu faço pra ativar os 2 slots de memória e aproveitar o máximo da placa-mãe, que é expansível até 8gb? A placa-mãe do meu PC é a MEGA G41T-M7 LGT. Por acaso precisa verificar compatibilidade com o processador? Ou é só colocar um pente de 4gb que já funciona? Desde já obrigado. 😀

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Classic97 Olá, boa noite e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Tive esta placa-mãe por anos essa G41T-M7(1.0) você pode colocar até 8GB DDR3 1066MHz nela, eu recomendo que atualize o BIOS através do site da ECS(baixe o arquivo).

Tutorial de como atualizar o BIOS:

 

 

PS: Em relação à memória eu utilizava 2 x 4GB DDR3 1333MHz Markvision(Ela rodava em Dual Channel 2 x 533MHz = 1066MHz) que era o máximo suportado.

4GB DDR3 1333MHz Markvision - R$108

Com relação ao Dual Channel ele é ativado automaticamente.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês aqui são verdadeiros ninjas, obrigado pela agilidade nas respostas! haha

@Shaman93 Valeu pela dica, a placa-mãe possui 2 slots.

@GabrielLP14 Obrigado pela hospitalidade, irei atualizar a BIOS seguindo seu tópico, foi de grande ajuda! Quanto à memória RAM, eu só não entendi uma coisa: é melhor pegar dois pentes desse que você me recomendou, ou apenas um? Considerando que já possuo um pente de memória RAM com 4gb ddr3.

edit: Aliás, se a placa-mãe suporta até 1066MHz, como é que dois pentes de memória de 1333MHz em dual-channel resultam em 1066MHz? 🤔

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Classic97 Você pode utilizar este seu pente mesmo colega, o que pode ocorrer é que os timing das memórias podem ser diferentes, se este for o caso a memória que tem os timings menor funcionará com os timing e latência da outra memória.

A placa-mãe suporta memórias de até 1066MHz, entretanto ela possuem compatibilidade com memórias de 1333MHz porém elas não trabalharam em 1333MHz e sim em 1066MHz para que possam funcionar, porém ai que um BIOS atualizado ajuda, pois esta atualização de BIOS ajuda pois ele melhora a compatibilidade com diferentes pentes e marcas de memória.

Ambos os pentes rodaria então resumidamente em 1066MHz e não em 1333MHz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, GabrielLP14 disse:

@Classic97 Tem que ver se ela é compatível, más ela não é uma placa adequada para processadores de TDP muito acima dos 65w.

Caso queira um Core 2 Quad eu trocaria de placa-mãe.


Entendo, essa coisa de TDP é sobre temperatura do processador, né? No site da ECS diz que a placa é compatível sim, e se eu colocar um Core 2 Quad acima de 65w o que acontece? Iria esquentar muito? Pesquisando no mercado livre achei esse Core 2 Quad com 65w: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1178570825-processador-intel-core-2-quad-q8400s-soq-775-65w-pasta-ter-_JM?
Será que esse dá certo? Digo isso porque eu possuo um e4500 e pretendo trocar também.

Enfim, agradeço a sua ajuda, forte abraço 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Classic97 Não, TDP é Thermal Design Power, quando o processador trabalha ele consome energia, porém enquanto ele trabalha, ele acaba que esquentando e esse trabalho gera um calor que é medido em Watts, o TDP é a energia dissipada em calor de um processador.

adicionado 0 minutos depois

Possivelmente esquentaria bem a placa-mãe, eu não arriscaria.

adicionado 1 minuto depois

Po, neste caso se for este Core 2 Quad até seria legal, resta ver mesmo se é compatível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...