Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador liga cooler, pára, liga de novo e cooler fica girando sem dar video


Posts recomendados

Boa noite pessoal,

hoje mais cedo usei meu pc secundário gamer old school que é placa-mãe gigabyte eq45m-s2 LGA 775, Core 2 Quad 9505, 8GB DDR2 800mhz (4x2GB), Geforce 9800gt, Fonte 500w, Windows 10 x64 e de repente deu erro de tela azul "KERNEL SECURITY CHECK FAILURE". Daí reiniciei o PC e usei normalmente por várias horas, dai fui jogar League of Legends e joguei 2 partidas de boa, quando fui jogar a terceira partida ele simplesmente congelou na tela de carregando a partida. Então desliguei o PC pelo botão e tentei religá-lo, porém desde então ele parou de funcionar. 
Eu ligo a fonte, o led da placa-mãe acende. Daí ligo o computador e o cooler do processador começa a girar por uns 8 segundos, dai a placa-mãe desliga sozinha e uns 4 segundos depois liga novamente e o cooler fica girando permanentemente, porém não dá vídeo e nenhum tipo de bip.
Já testei tirando as memórias e passei borracha, já tentei usar com uma outra fonte de 500w que tenho guardada, já tirei a placa de video, já testei com um Pentium Dual core E2140 que tenho aqui, já tirei a placa-mãe do gabinete e tentei ligar e nada disso resolve, o comportamento se mantém o mesmo...
O pior de tudo é que na Kabum teve uma promoção de placa de video e acabei comprando uma rx 550 4gb para dar uma sobrevida nesse PC velhinho, que apesar de antigo o processador me atende muito bem (LOL, dota 2, cs go, tibia...) . Agora não sei mais o que posso fazer, foi tudo muito de repente e sinceramente estou desesperado por causa que comprei a placa pra instalar nesse pc secundário e estou esperando chegar. O meu PC mais novo já uma uma gtx 1060, ou seja, me ferrei.
Será que essa placa-mãe já era? O quê vcs me sugerem?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, brubeiro disse:

Eu ligo a fonte, o led da placa-mãe acende. Daí ligo o computador e o cooler do processador começa a girar por uns 8 segundos, dai a placa-mãe desliga sozinha e uns 4 segundos depois liga novamente e o cooler fica girando permanentemente, porém não dá vídeo e nenhum tipo de bip.

As ventoinhas ligarem não quer dizer muito. Toda placa-mãe faz um teste automático quando é ligada, e a única coisa que essa situação está indicando é que a placa-mãe não conseguiu iniciar o teste ou completá-lo. Isso pode ocorrer por N motivos: fonte, memória, HD, placa de vídeo, CPU, etc.

 

O que eu recomendo é que você faça o teste de componente a componente.

  • Primeiro desconecte todos os cabos desnecessários para que o computador funcione. Ele precisa apenas da MB, CPU, Cooler do CPU e memórias para ligar (GPU também se o CPU não tiver vídeo integrado). Nem os periféricos são necessários. Se tiver vídeo onboard, remova a GPU e conecte o monitor a ele. Remova TODAS as unidades de disco, o PC não precisa delas para iniciar. Faça o reset de BIOS: com a energia desligada, feche curto por 10 segundos entre os dois pinos do Clr_CMOS, ou remova a bateria e aperte o botão de liga/desliga algumas vezes para descarregar os capacitores da MB. Siga então para os demais testes. 
  • Lembre de testar outro monitor também e outros cabos de vídeo (muito importante).
  • Remova as memórias adicionais (teste apenas com um módulo instalado, ou se tiver apenas um teste em outro computador ou com outra memória). Não passe borracha em memória a menos que não tenha onde comprar isopropanol. Sujeira em memórias raramente impede o funcionamento, o mais comum é falha de encaixe. Quando a memória falha intermitentemente, aí sim é hora de limpar, mas é mais importante limpar o slot do que as memórias em si, e a limpeza do slot DEVE ser feita com isopropanol e um pincel ou escova sintéticos e limpos. A limpeza com borracha é coisa velha da época do 386... O mundo da informática mudou muito desde então.
  • Se ele der boot, mesmo que você fique feliz a princípio, tente testar as memórias com o MEMTEST86 inicializável por USB. 5 minutos rodando ele vão te dar certeza de que os módulos estão saudáveis.

 

O CPU raramente queima, realmente é algo que eu vi apenas uma ou duas vezes na vida como técnico. O que pode acontecer com o CPU é ele desencaixar ou ficar com mal contato por causa do peso do cooler ou por excesso de pasta térmica escorrendo sobre o socket. Vale conferir.

 

Fora tudo isso, resta apenas a placa-mãe. Se ela estiver queimada você não terá resultado com nenhum desses testes acima, mas só vai ter certeza absoluta testando outros componentes. Os bips de falha de inicialização só vão ocorrer se você tiver instalado um buzzer no local apropriado. Placas mãe não vem com ele de fábrica há décadas.

 

Ah, e USB em curto previne o ligamento da placa-mãe. É comum que, seja por contato com crianças ou por acidentes, os pinos internos das portas USB se entortem e entrem em curto. Confira isso com uma lanterna e uma lupa se for o caso.

 

Pessoalmente, acho que seu problema é memória. Colocaria os testes de memória no topo da lista se estivesse fazendo o diagnóstico do seu PC.

 

 

Tem uma outra coisa interessante de você fazer que é o "teste de bancada". Para isso deve-se remover a MB do gabinete e colocá-la sobre a mesa, sobre um material isolante (minha bancada é revestida por uma manta de borracha, por exemplo), conectar somente a fonte e os componentes essenciais para que o PC ligue, e começar a bateria de testes. A vantagem desse teste de bancada é que ele elimina o fator gabinete. Gabinetes de má qualidade, que foram mal instalados, ou sofreram acidentes, podem ocasionar curto na placa-mãe.

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, WOZ Dods disse:

As ventoinhas ligarem não quer dizer muito. Toda placa-mãe faz um teste automático quando é ligada, e a única coisa que essa situação está indicando é que a placa-mãe não conseguiu iniciar o teste ou completá-lo. Isso pode ocorrer por N motivos: fonte, memória, HD, placa de vídeo, CPU, etc.

 

O que eu recomendo é que você faça o teste de componente a componente.

  • Primeiro desconecte todos os cabos desnecessários para que o computador funcione. Ele precisa apenas da MB, CPU, Cooler do CPU e memórias para ligar (GPU também se o CPU não tiver vídeo integrado). Nem os periféricos são necessários. Se tiver vídeo onboard, remova a GPU e conecte o monitor a ele. Remova TODAS as unidades de disco, o PC não precisa delas para iniciar. Faça o reset de BIOS: com a energia desligada, feche curto por 10 segundos entre os dois pinos do Clr_CMOS, ou remova a bateria e aperte o botão de liga/desliga algumas vezes para descarregar os capacitores da MB. Siga então para os demais testes. 
  • Lembre de testar outro monitor também e outros cabos de vídeo (muito importante).
  • Remova as memórias adicionais (teste apenas com um módulo instalado, ou se tiver apenas um teste em outro computador ou com outra memória). Não passe borracha em memória a menos que não tenha onde comprar isopropanol. Sujeira em memórias raramente impede o funcionamento, o mais comum é falha de encaixe. Quando a memória falha intermitentemente, aí sim é hora de limpar, mas é mais importante limpar o slot do que as memórias em si, e a limpeza do slot DEVE ser feita com isopropanol e um pincel ou escova sintéticos e limpos. A limpeza com borracha é coisa velha da época do 386... O mundo da informática mudou muito desde então.
  • Se ele der boot, mesmo que você fique feliz a princípio, tente testar as memórias com o MEMTEST86 inicializável por USB. 5 minutos rodando ele vão te dar certeza de que os módulos estão saudáveis.

 

O CPU raramente queima, realmente é algo que eu vi apenas uma ou duas vezes na vida como técnico. O que pode acontecer com o CPU é ele desencaixar ou ficar com mal contato por causa do peso do cooler ou por excesso de pasta térmica escorrendo sobre o socket. Vale conferir.

 

Fora tudo isso, resta apenas a placa-mãe. Se ela estiver queimada você não terá resultado com nenhum desses testes acima, mas só vai ter certeza absoluta testando outros componentes. Os bips de falha de inicialização só vão ocorrer se você tiver instalado um buzzer no local apropriado. Placas mãe não vem com ele de fábrica há décadas.

 

Ah, e USB em curto previne o ligamento da placa-mãe. É comum que, seja por contato com crianças ou por acidentes, os pinos internos das portas USB se entortem e entrem em curto. Confira isso com uma lanterna e uma lupa se for o caso.

 

Pessoalmente, acho que seu problema é memória. Colocaria os testes de memória no topo da lista se estivesse fazendo o diagnóstico do seu PC.

 

 

Tem uma outra coisa interessante de você fazer que é o "teste de bancada". Para isso deve-se remover a MB do gabinete e colocá-la sobre a mesa, sobre um material isolante (minha bancada é revestida por uma manta de borracha, por exemplo), conectar somente a fonte e os componentes essenciais para que o PC ligue, e começar a bateria de testes. A vantagem desse teste de bancada é que ele elimina o fator gabinete. Gabinetes de má qualidade, que foram mal instalados, ou sofreram acidentes, podem ocasionar curto na placa-mãe.

 

Muito obrigado pela resposta, eu realizei todos os testes, pois tenho aqui outro computador que também é um core 2 quad, porém é o q6600, mas as peças entre eles são todas compatíveis. E todos os componentes funcionam normalmente, pelo jeito o problema é a placa-mãe mesmo. Tirei todos os componentes elétricos dela, deixei por 15 min sem nada pra sair qualquer tipo de energização e apelei pra lavá-la com água e detergente neutro (sim, já salvei uma placa-mãe assim uma vez) , agora estou esperando secar tudo pra valer pra testar e dar meu feedback, se não vou ter que comprar no mercado livre uma usada, ví uma Gigabyte GA-Q35M-S2 com as especificações bem semelhantes à minha. O kit vem a GA-Q35M-S2, core 2 duo e8200 e 2gb de ram ddr2, apesar de nao ter utilidade no processador e na ram, é o que mais está compensando por R$180,00 e garantia de 90 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@brubeiro Boa tarde

 

Existe algum capacitor estufado na placa-mãe?

Remova o processador limpe o contato do processador, parece besteira mais também resolve alguns problemas.

 

Boa tarde,

a placa-mãe não possui nenhum capacitor estufado. Já limpei os contatos do processador na placa-mãe e do processador, já testei instalando o c2q q9505 e um pentium dualcore e2140.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brubeiro Cara... lavar placa-mãe com água normal... Não consigo crer, por ter estudado física e eletrônica, que isso é benéfico. Pode até solucionar um problema presente, mas tem um potencial enorme para criar tantos outros. 

Seja como for, espero que solucione seu problema. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

@brubeiro Cara... lavar placa-mãe com água normal... Não consigo crer, por ter estudado física e eletrônica, que isso é benéfico. Pode até solucionar um problema presente, mas tem um potencial enorme para criar tantos outros. 

Seja como for, espero que solucione seu problema. Boa sorte.

 

Ela só não pode estar energizada, tem que esperar descarregar por completo para poder fazer isso.

adicionado 1 minuto depois

Bem pessoal,

eu peguei a geforce 9800gt deste computador que deu problema na placa-mãe e coloquei em outra máquina, já travou duas vezes no windows 10. Estou desconfiado então que foi ela que me causou este problema, vou removê-la pra já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...