Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É recomendável atualizar para Windows 10?


O Lipee
Ir à solução Resolvido por O Lipee,

Posts recomendados

  • Membro VIP

@O Lipee Bom dia

 

Antes de fazer essa upgrade de sistema operacional, recomendo muito a fazer a instalação de uma SSD, o W10 é excelente assim como o W7, só que o W10 em HD fica complicado.

As primeiras versões do W10 dava para levar com HD sem problema algum só que as novas sem condições.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, O Lipee disse:

Mas o que realmente quero saber se atualizando para w10 vou ganhar ou perder desempenho.

Depende também das peças usadas. Em PCs mais antigos, principalmente as que não tenham suporte ao Windows 10, pode ser um pesadelo. Em peças modernas, a diferença pode ficar até em 5%, tanto para melhor como pior.

 

3 horas atrás, O Lipee disse:

uso atualmente o w7, jogo meu jogos e obtenho ate uma boa performance

Se não tem problemas e esta satisfeito, não vejo motivos para migrar, a menos que precise rodar jogos com DirectX 12 ou algo similar.

 

23 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Antes de fazer essa upgrade de sistema operacional, recomendo muito a fazer a instalação de uma SSD, o W10 é excelente assim como o W7, só que o W10 em HD fica complicado.

As primeiras versões do W10 dava para levar com HD sem problema algum só que as novas sem condições.

Faz anos que uso um HD normal com o Windows 10 e não vejo problema algum. Certamente um SSD ajuda a tunar o PC para executar as tarefas, mas mesmo assim não faz desmerecer o antigo HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
35 minutos atrás, Lost Byte disse:

Faz anos que uso um HD normal com o Windows 10 e não vejo problema algum. Certamente um SSD ajuda a tunar o PC para executar as tarefas, mas mesmo assim não faz desmerecer o antigo HD.

Em casa também possuo um computador com W10 em HD e em relação a uso 100% do HD percebi que esse problema ocorre apenas quando o Windows está executando atualização do sistema.

E de qualquer forma o SSD é um excelente investimento seja para qual sistema operacional for.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
59 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

As primeiras versões do W10 dava para levar com HD sem problema algum só que as novas sem condições.

Meu computador secundário tem apenas HD e é bem rápido com o Windows 10. Meu notebook tem um SSD de 32 GB que funciona apenas como cache de um HD tradicional de 500GB e 5400 rpm e é muito rápido também. Um SSD certamente dá um impacto legal, mas não tive experiências negativas usando o Windows 10 com HD. 

 

39 minutos atrás, Lost Byte disse:

Depende também das peças usadas. Em PCs mais antigos, principalmente as que não tenham suporte ao Windows 10, pode ser um pesadelo. Em peças modernas, a diferença pode ficar até em 5%, tanto para melhor como pior.

Teria que ser um computador muito antigo e simples para ser um "pesadelo" com o Windows 10. Geralmente, computadores que conseguem funcionar bem com o Windows 7 funcionarão bem também com o Windows 10. 

 

39 minutos atrás, Lost Byte disse:

Se não tem problemas e esta satisfeito, não vejo motivos para migrar, a menos que precise rodar jogos com DirectX 12 ou algo similar.

Pode continuar até a Microsoft cortar o suporte... O que não vai demorar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@O Lipee Bom dia

 

Antes de fazer essa upgrade de sistema operacional, recomendo muito a fazer a instalação de uma SSD, o W10 é excelente assim como o W7, só que o W10 em HD fica complicado.

As primeiras versões do W10 dava para levar com HD sem problema algum só que as novas sem condições.

 

Pois é, sou um dos infelizes que utiliza Windows 10 num HD. Nas primeiras builds o sistema iniciava em segundos, muito rápido, mas nas mais recentes está sem condições. Já cheguei a esperar mais de 3 minutos pelo boot. Fora que depois de iniciar o uso de disco está em 100% por causa de diversas verificações que o sistema começa a fazer no computador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Em casa também possuo um computador com W10 em HD e em relação a uso 100% do HD percebi que esse problema ocorre apenas quando o Windows está executando atualização do sistema.

Sempre desativo as atualizações automáticas quando possível, então pode ser isto a minha boa experiência. O uso de 100% no HD deve ser devido ao download dos pacotes quando a velocidade de conexão é muito alta e assim consome muito uso na escrita, o que faz sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
8 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Pois é, sou um dos infelizes que utiliza Windows 10 num HD. Nas primeiras builds o sistema iniciava em segundos, muito rápido, mas nas mais recentes está sem condições. Já cheguei a esperar mais de 3 minutos pelo boot. Fora que depois de iniciar o uso de disco está em 100% por causa de diversas verificações que o sistema começa a fazer no computador.

Seu caso seria a exceção, não a regra... Há algo errado aí. Meu computador com o Ryzen 3 2200G aqui inicia em segundos usando o HD, e com as atualizações automáticas ativadas (algo vital para a segurança do sistema).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, KairanD disse:

Meu computador secundário tem apenas HD e é bem rápido com o Windows 10. Meu notebook tem um SSD de 32 GB que funciona apenas como cache de um HD tradicional de 500GB e 5400 rpm e é muito rápido também. Um SSD certamente dá um impacto legal, mas não tive experiências negativas usando o Windows 10 com HD. 

Meu antigo ultrabook também usava HD de 5400 + 32Gb de SSD cache e acha o desempenho dele bastante bacana.

E esse negocio de HD vai de maquina para máquina, meu notebook atual um Dell G3 e veio com HD de 1Tb hibrido e não sei se Dell que não soube configurar ele direito os 8Gb de SSD como cache, mais ele não tem o mesmo desempenho em abrir os problema que tinha meu antigo ultrabook.

Depois que instalei uma SSD ficou top D+.

Agora meu servidor de casa um xeon X5460 com 8Gb DDR3 HD de 500Gb, roda muito bem o W10, e é claro não é só pegar o sistema operacional de instalar e depois atualizar que vai ficar dessa forma.

Tem que sempre estar fazendo limpeza de disco e desfragmentação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Já fiz umas 3 formatações no meu computador, já fiz testes no HD várias vezes, nenhuma erro encontrado. A única build que eu tive bom desempenho no boot foi uma de 2015, muito antiga. Com essa build meu PC chegava a iniciar em 10 segundos. No momento estou utilizando uma mais recente (mas ainda um pouco antiga), essa deve levar em média 30 a 40 segundos para iniciar, mas às vezes demora bastante. E a todo dia eu vejo noticiais de que a cada dia surge um novo bug na builds recentes do Windows 10, então fico com pé atrás para atualizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

essa deve levar em média 30 a 40 segundos para iniciar, mas às vezes demora bastante

30 a 40s é um tempo aceitável. Talvez seja alguma configuração de boot rápido (meio que desliga e hiberna parcialmente) no Windows. Lembro que sofri algo similar a muito tempo.

 

Neste link, a primeira solução:

https://www.makeuseof.com/tag/windows-10-slow-boot-issues/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico Tenho um Core 2 Quad Q6600, 6GB ram, e uma Radeon 4550, queria saber se assim iria da para instalar o windows 10 e ele ficar ''fluido''. Em questão de ssd vi alguns de 120GB, e queria saber também se e o suficiente apenas para o windows ?

adicionado 7 minutos depois

@KairanD Meu pc e um Core 2 Quad Q6600, 6GB RAM, e uma Radeon 4550, seria um ''pesadelo'' ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, O Lipee disse:

@Edvaldo J. Frederico Tenho um Core 2 Quad Q6600, 6GB ram, e uma Radeon 4550, queria saber se assim iria da para instalar o windows 10 e ele ficar ''fluido''. Em questão de ssd vi alguns de 120GB, e queria saber também se e o suficiente apenas para o windows ?

Sim consegui instalar com essa configuração, só que recomendo no minimo 8Gb, ainda mais com uma placa de vídeo com apenas 1Gb VRAM.

Em casa eu tenho um servidor com um xeon 5460 com 8Gb DDR3 e esse final de semana estava atualizando o Windows 10 e bateu 6Gb só atualizando e sem nada aberto.

E SSD de 120Gb acho que não vale mais a pena, o Windows esta ocupando cada vez mais espaço e a de 240Gb já e um bom tamanho.

E como falei, SSD só sistema operacional e programas que mais se usa, e HD para os documentos importantes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico Estou bem curioso para usar o w10, então vou iniciar a instalação, quando terminar volto e digo como foi minha experiencia usando apenas hd. Caso de algum erro ou mal desempenho volto para o w7, já que tenho tempo de sobra hoje. E também lhe agradeço pelo ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, O Lipee disse:

@Edvaldo J. Frederico Estou bem curioso para usar o w10, então vou iniciar a instalação, quando terminar volto e digo como foi minha experiencia usando apenas hd. Caso de algum erro ou mal desempenho volto para o w7, já que tenho tempo de sobra hoje. E também lhe agradeço pelo ajuda.

Caso queira você pode apenas atualizar para o Windows 10, e caso não goste pode voltar para o Windows 7.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...