Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade pc: Ryzen 5 3600


Posts recomendados

Boa tarde, estou fazendo um upgrade no meu pc e vou começar pelo processador + placa-mãe + memória ram.

Vou pegar um Ryzen 5 3600 na kabum! e uma memória ram hyperx 8gb e queria saber se a placa-mãe Asus Prime A320M-K é boa o suficiente, pois meu orçamento tá estouradissimo pra pegar uma B450M.

Minha dúvida é: a A320M-K aguenta de boa? ou vale MUITO mais a pena eu ficar mais um tempo (um bom tempo eu diria) juntando pra pegar a 450.

E outra: A diferença do Ryzen 6 3600 pro Ryzen 5 3400G é mt grande? Vale mais a pena o 3600 mesmo?

 

 

Minha placa de video é uma Radeon Rx 550. sei q não é das melhores mas vou deixar pra trocar ela depois visto que preciso melhorar primeiro o processador mesmo (vou melhorar o pc pra jogar mas principalmente pra mexer com render e afins (programas de arquitetura etc).

Se tiverem outra ideia de upgrade tmb sintam-se livres pra me dizer tmb! 

Segue em anexo uma print do carrinho da kabum

 

image.thumb.png.65a1768e04fec3ca16b8f83cc95a794a.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa amigo, tudo certo?

 

Espera a BlackFriday do mês que vem que o preço desse Processador deve abaixar.

 

Se não abaixar, por ir de Ryzen 5 2600 que se tiver sorte, acha abaixo de R$700, e investe na Asus B450M (Acha por uns R$570 na Terabyte).

 

Última coisa, pega dois pentes de 4gb cada, para trabalhar em dual channel.

 

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Minguas então, a B450M na Kabum tá nesse preço ai tmb (pagando à vista no boleto), só que eu já estourei meu orçamento em 200 reais nesse kit aí, queria saber se é MUITA diferença mesmo, se vou precisar trocar logo se pegar a A320M.

Sobre a memória RAM, pensei nisso, mas vou comprar outra de 8gb depois, se comprar 2 de 4gb agora vou ter que gasta mt mais pra pegar 2 de 8gb depois.. Acha muito ruim ficar trabalhando em 1 pente de 8gb durante uns meses e depois pegar outro de 8gb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Vitor Gaioso disse:

@Minguas então, a B450M na Kabum tá nesse preço ai tmb (pagando à vista no boleto), só que eu já estourei meu orçamento em 200 reais nesse kit aí, queria saber se é MUITA diferença mesmo, se vou precisar trocar logo se pegar a A320M.

 

Não vai precisar "trocar logo". Mas teu processador pode ter problemas de desempenho caso utilize-o com uma placa-mãe de entrada. Recomendo a leitura:

Spoiler

 

 

5 minutos atrás, Vitor Gaioso disse:

Sobre a memória RAM, pensei nisso, mas vou comprar outra de 8gb depois, se comprar 2 de 4gb agora vou ter que gasta mt mais pra pegar 2 de 8gb depois.. Acha muito ruim ficar trabalhando em 1 pente de 8gb durante uns meses e depois pegar outro de 8gb?

Não. Dual-channel é um ótimo recurso para vários tipos de aplicações mas você não vai morrer sem ele. Fique tranquilo com teu módulo de 8GB (que é suficiente pra imensa maioria dos cenários) e compre mais 8 quando puder.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Hanner disse:

Não vai precisar "trocar logo". Mas teu processador pode ter problemas de desempenho caso utilize-o com uma placa-mãe de entrada.

Problemas de desempenho tipo trabalhar com potencia ''reduzida''? Não acha que vale a pena essa placa-mãe?

 

E no meu caso, para trabalhar com programas tipo AutoCAD, Sketchup e renderização 3D + jogar jogos tipo Apex Legends, teria problemas com essa placa de entrada a curto/médio/longe prazos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Repare que o clock (frequência de operação, ou popularmente chamada velocidade) dos processadores modernos é informado em dois números: Base Clock e Turbo Clock. Exemplo do 3600. Repare que nas especificações são informados 3.6GHz e 4.2GHz.

 

Afinal, qual será a verdadeira frequência de operação da CPU? Ela estará no meio do caminho entre esses dois valores, baseado em vários fatores como:

 

i) Demanda por poder de processamento;

ii) Quantidade de núcleos em uso;

iii) Qualidade do fornecimento de energia;

iv) Qualidade do sistema de arrefecimento da CPU;

 

E quem controlará, avaliando e aplicando o melhor desempenho com base na demanda por processamento? A placa-mãe. Assim, placas-mãe que não possuem bons circuitos reguladores de tensão não conseguirão fornecer energia suficiente para uma CPU que demande demais. Ou então até o farão, porém como seus VRMs são de construção muito simples, vão acabar por esquentar demais.

 

Nesse momento a placa-mãe reduzirá os clocks do processador (para valores até abaixo do clock base) pra conseguir diminuir um pouco suas temperaturas. A este efeito dá-se o nome de Thermal Throttling. Embora seja uma ótima tecnologia (pois evita que os componentes queimem) ela vai cortar o desempenho da CPU para fazê-lo.

adicionado 10 minutos depois

Complementando:

 

Caso queira economizar na placa-mãe, opte por esta Gigabyte AB350M. A principal diferença entre as B350 e B450 (além de 1 ano de diferença do lançamento) é a tecnologia StoreMI, que convenhamos, não é nenhum fator decisivo.

 

Apenas atente, tanto para placas-mãe B350 quanto B450, para a versão da BIOS. Ambas foram lançadas antes dos Ryzen 3000. Dessa forma, embora compatíveis, elas carecem de um update na BIOS para funcionar com o Ryzen 3600. O principal problema dessa atualização é a necessidade do uso de um Ryzen 1XXX ou 2XXX a fim de executá-la. Felizmente, a maioria das lojas já vende a placa-mãe com a versão mais recente da BIOS instalada, anulando assim o problema. Confirme com o vendedor, antes da compra pra evitar alguma dor de cabeça.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Agora, a seu ver, tendo em vista o meu orçamento, você acha que vale mais a pena eu ficar mais alguns meses sem fazer o upgrade para juntar o restante, pegar a placa-mãe B450M e ficar apenas com 1x8gb de RAM (provavelmente por muito tempo pois não é sempre que eu consigo dinheiro para essas coisas)

OU pegar a placa-mãe mais básica agora, com 1x8gb e talvez daqui 1 ou 2 meses conseguir mais uma ram de 8gb?

 

Essa é a ultima dúvida pra ver se fecho o pedido agora ou aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor Gaioso

Aquela placa-mãe da Gigabyte que eu linkei tá basicamente no mesmo preço das A320. Recomendo fortemente que tente dar uma esticada no orçamento pra pegar pelo menos ela.

 

Já com relação a memória, 8GB são suficientes pra maioria dos cenários. Apesar de alguns jogos estarem se aproximando desse nível de uso de memória, é o upgrade mais tranquilo que você pode deixar pro futuro.

 

Com certeza é melhor investir mais numa placa-mãe melhor. Caso futuramente sobre alguma grana você pode investir em mais memória. Entretanto, se comprar uma placa-mãe muito básica agora, mesmo que compre mais memória, se você tiver problemas de desempenho com o processador, vai ter que vender a placa-mãe A320 comprada (perdendo parte do seu valor) e comprar uma nova (a um custo muito maior que de apenas um pente de RAM).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hanner Otimo, essa da gigabyte eu consigo pegar agora, vou optar por ela entao. Mas vi nos comentários da Kabum que ela nao vem com bios atualizada pra 3 geração do Ryzen. Como faço pra atualizar? Precisaria de outro processador de 2 geração ou inferior pra atualizar? 

 

 

EDIT: Aproveitando o post, vi que o i5 9400F tá bem barato comparado com o ryzen 5 3600 que eu quero. O i5 + placa-mãe + 2 memórias de 8 sairia 150 reais mais barato (segue print das peças)

qual dos 2 kits vcs acham melhor? O do ryzen 5 3600 + 1x8gb de ram ou esse i5 com 2 memórias?

image.thumb.png.7f0694adfadd2513945c652e4920188d.png 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minhas sugestão é que os AMD com placa-mãe B450 lhe darão a oportunidade de upgrade futuro. Já a arquitetura intel não lhe vai permitir upgrade. Se compra ela agora vai "casar" com essas peças. Fazendo uma pesquisa aqui dentro desse valor de R$1550 que deu no kit intel.

ASRock B450M Steel Legend, AMD AM4, mATX
Ryzen 5 2600 3.4GHz (3.9GHz Turbo), 6-Core 12-Thread, Cooler Wraith Stealth, AM4
Kingston HyperX Fury, 8GB 2666MHz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...