Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porque Processadores Desktop 35w/45w não vingaram?


Posts recomendados

Processadores de 35-45W existem, mas são voltados a um nicho específico de mercado, onde o consumo precisa ser menor e consequentemente esse processador também deve esquentar menos, quase sempre por restrições de espaço para o uso de um cooler ou meramente um dissipador de calor (fanless).

 

A performance deles é igual no clock a clock, caso ambos estivessem a 4.0 GHz por exemplo e fossem exatamente da mesma gerações, porém, no geral um sem letra (e.x. Core i7-8700) ou um da série K performa bem melhor, não apenas por causa dos clocks, mas também porque ele pode consumir bem mais, enquanto o sistema de refrigeração der conta.

 

Embora não tenha sido declarado publicamente, no desktop o padrão são 65-95W, 35-45W também são aplicáveis ao desktop mas é voltado a um determinado nicho como eu já disse, e na parte mais extrema do espectro do desktop pode-se ir até 105-130W.

 

p.s. Desktop mainstream, se for para o HEDT a história é outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É válido lembrar que o TDP anunciado pela AMD e Intel possuem diversas divergências entre si, as principais são:

Nem sempre o processador vai estar consumindo 95W ou mais, isso depende bastante do uso que estiver sendo feito do computador no momento. Processadores atuais possuem mecanismos inteligentes para o controle de clock, como o SpeedStep ou mesmo os C-States, que baixam os clocks quando não é necessário muito poder de processamento, nestes casos, o consumo do processador pode cair e muito, até mesmo para menos de 45W, se o processador entrar em modo sleep, o consumo passa a <1W.

 

Logo, é válido lembrar que o TDP é apenas um número relativo e não exato, mas serve como uma perfeita referência na hora que orientar que tipo de cooler deve ser usado com um determinado processador em questão. Se o TDP é de 65W, o cooler precisa ter a capacidade de dissipar pelo menos 65W para a operação estável deste processador, porém se o TDP do processador for de 95W e o cooler para 65W apenas, certamente esse processador irá aquecer mais do que deveria, e ai é onde ele começa a dar power throttling, que é a redução da velocidade de clock, o que leva o processador a esquentar menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

C state faz o PC trava mt, piora a latencia da um delay!

adicionado 4 minutos depois

Essa parte do TDP depende de como o processador trabalha eu ja sabia

adicionado 6 minutos depois

O meu é AMD Phenom II 955 de 125 w

 

meu dissipador é Coolermaster Hyper z600

adicionado 15 minutos depois

Roda quase td dos dias de hj , vi varios testes esses processadores de baixo consumo em ação, daqui ums anos serão o padrão , vai desaparecer processadores acima de 65w, quando a litografia começar a ficar entre 3nm a 1.5nm la pra 2024 2025,  ai sim esses processadores vão começar a aparecer com frequencia temos um exemplo pratico da AMD  RYZEN 7 3700X, convenhamos que ele é sim um processador top de linha também eem TDP de 65W, quem imaginava isso pra agora um octacore de 65W e o AMD Ryzen 5 2600E de 45w esse ja e mediano, tem o clock de 3.1 ghz , esse clock supre quase todas as necessidades , sendo tb que ele tem muitos núcleos isso compensa bastante, vamos ter mais surpresas em Ryzen 4000 series e Ryzen 5000 series pode apostar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...