Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porque ainda não existe processadores de 128 bits?


Posts recomendados

De uma certa maneira ainda não existe a necessidade por processadores de 128-bits.

 

Uma das principais razões que levaram ao desenvolvimento de processadores de 64-bits, foi o endereçamento de memória, processadores de 32-bits podem endereçar até 2^32 (~4 GB), ao passo que processadores de 64-bit podem endereçar até 2^64 (16 Exabytes), muito embora os processadores atuais usem apenas de 40~52-bits para o endereçamento de memória, o que ainda sim permite que suportem uma quantia absurda de RAM (de 1 Terabyte a 4 Petabytes).

 

Outro ponto seriam novas instruções de 128-bits e registradores, novamente, em tempos atuais não há necessidade, processadores atuais já são capazes de executa-las, instruções AVX são exemplo disso, são instruções SIMD de 128-bits, logo depois vem o AVX2 que expande o conjunto de instruções e ainda a maioria das instruções que lidam com inteiros (integers) passam a ser SIMD de 256-bits.

 

Isso sem falar no AVX512, que é exatamente o que nome sugere, é uma extensão de 512-bits para o conjunto anterior (AVX2//256-bit), atualmente suportado pelos Xeon Phi X200/X205, Skylake-SP, Skylake-X, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...