Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador para Motion Design (que também seja decente para jogos)


Posts recomendados

Olá, pessoal! :)

(Eu vi que existe um fórum separado para PCs de jogos, então já acho bom explicar: Eu sou um Motion Designer, e também jogo bastante. Mas a minha prioridade é montar um computador PARA TRABALHAR, basicamente em After Effects - que também seja bom pra jogos, mas só como consequência.)

Nesse tópico eu queria tirar umas dúvidas sobre peças e componentes. Espero que vocês me ajudem. Vamos lá! :)

 

  • Orçamento: Não existe uma faixa super rígida. Como é um PC pra trabalhar, eventualmente ele vai se pagar e tal. De qualquer forma, eu gostaria de pegar uma config que seja BOA, sem ser exagerada. Acredito que até uns 8k resolve, né? Se for muito importante passar disso, também posso pensar.
  • Pesquisa: Antes de vir perguntar aqui no fórum, pesquisei motion designers que falam de hardware, encontrei esse vídeo e esse guia. Eles meio que concordam, e é o que eu tô tomando como base atualmente.

 

  1. Placa-mãe: Pra ser bem objetivo, eu vou pegar uma placa-mãe boa, que seja compatível com o que eu preciso e que não seja literalmente a opção mais barata. Quero o mínimo necessário pra ser uma boa compra, mas também sem pirar. Não vou precisar de 2 placas de vídeo nem nada do tipo. Mas tô super por fora dos modelos e do mercado. Me ajudem nisso.
  2. Processador:  Pelas pesquisas, o After Effects prefere um cpu que tenha menos núcleos e mais clock (meio ao contrário do que a gente costuma ver, né?). Conversando com um amigo que vende computadores, ele me sugeriu o Ryzen 7 3800X, que encontrei no Kabum por R$1899.
    • Esse processador é realmente bom? Vale a pena ou vocês sugerem outro para o meu uso?
    • Esse preço tá legal? Já esteve por menos? Melhor esperar mais um pouco?
    • Pelo que ouvi falar, AMD tá sendo mais interessante que Intel. Procede?
  3. RAM: É um consenso que quanto mais, melhor, certo? Eu quero pegar no mínimo 32, mas acho que vale mirar no 64. Eu só não sei muito bem qual é a diferença de clocks, marcas e tudo mais. A diferença de 2666 pra 3000 é tão gritante assim? Vale a diferença de preço? Fiquem livres pra me sugerir. Só pensando que eu quero performance. Não ligo se vai ter ou não led rgb hahahah.
  4. Placa de Vídeo: Aqui é um ponto onde entra meu hábito de jogar. Para o After Effects, a GPU não é tão importante assim, então dá pra ser algo mais básico. Porém, eu jogo praticamente todo dia, e costumo comprar jogos novos (no momento tô jogando o Borderlands 3, pra dar um exemplo). Então quero uma placa que seja bem atual, sem ser exagerada. Não preciso do modelo mais caro da placa mais recente, não precisa rodar crysis no 100%. Mas tem que ser atual. O que acham?
    • AMD ou NVidia? Aparentemente tô mais propenso a pensar em AMD? Não sei. Me ajudem!
  5. Armazenamento: Me indiquem modelos ou opções pras seguintes categorias.
    • Sistema: É fato, o sistema vai ser em SSD. Pelo que ouvi falar, M.2 NVMe é o lance hoje em dia, né? Algo menor, tipo 256, só pra instalar os programas e jogos mesmo.
    • Cache: Pra trabalhar com motion design e vídeo, isso é muito importante. É bom ir de SSD também, né? Alguma opinião?
    • Arquivos: Aí não sei se adiciono um terceiro SSD + HD de backup ou se fico só com um HD gigantesco mesmo, tipo 4TB. O que vcs acham?
  6. Fonte: Qual é o mínimo que devo usar pra essa config? Algum modelo que seja mais confável? Aqui não tenho muita base também.
  7. Gabinete: Não pretendo tunar o PC. Ele provavelmente vai ficar embaixo da mesa, no chão, então piscar de todas as cores não é uma prioridade hahaha. Só quero um gabinete funcional e que tenha uma boa circulação.
  8. Coolers: Até onde isso é importante pra gastar? Preciso usar alguma tecnologia mais avançada de resfriamento pensando no cpu? Me expliquem.
  9. Wi-fi/Bluetooth/etc: Isso pode vir na placa-mãe ou vou ter que comprar placas separadas?

 

Bom, acho que é isso. Os periféricos todos eu já tenho, então o importante mesmo são esses pontos aí.

Desculpem pelo post longo, mas tá organizadinho, né?

Obrigado desde já. Abraços! ❤️ 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

21 horas atrás, jonezzz disse:

 

  1. Placa-mãe:

    Chipset B350/B450/X370/X470/X570

    Placa-mãe: Gigabyte Aorus
    Placa-mãe: Asrock Pro 4 / Steel Legend 
    Placa-mãe: Asus Tuf / Rog
    Placa-mãe: MSI Bazooka / Tomahawk / Gamimg Plus 
    Placa-mãe: Biostar GT 3 / 5 / 7 / 8

  2. Processador:  Ryzen 7 3700x
  3. RAM: 32gb 3000/3200mhz. Os Ryzen se aproveitam  melhor de memórias com frequências mais altas.
  4. Placa de Vídeo: GTX 1660 Ti, RTX 2060/2060 Super, RTX 2070, RX 5700/5700 XT
  5. Armazenamento: 
    • Sistema: SSD 120/240/480Gb
    • Arquivos: HDD 1/2/3/4 Tb
  6. Fonte: 550/650w 80 Plus
  7. Gabinete: Vejo mais como uma questão de gosto. porém eu pegaria um Aero 500/800, Elysium G503X, K-mex Vamp/Galax/Angel.
  8. Coolers: Isso vai depender dá sua necessidade se vai precisar usar 1, 2 , 3, 4 Coolers no gabinete. Os CPUs Ryzen já vem com um bom cooler, caso tenha a necessidade de pegar um Air ou Water cooler você pega. 
  9. Wi-fi/Bluetooth/etc: Tem placas-mãe que vem, mas são bem mais caras. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela resposta, @Andros Santos!

 

Só me explica, por favor, algumas coisas:

  1. Porque você sugere a 3700x e não a 3800x como eu tinha falado? A diferença é pouca?
  2. Sobre as placas-mãe:
    • Tem algum chipset que seja melhor? Eu tava pesquisando o B450, porque não preciso de duas placas de vídeo.
    • Alguma dessas que você sugeriu tem wifi/bluetooth?
    • Dessas marcas, em qual você confia mais?
    • Todas essas são compatíveis com SSD M.2 NVMe?

Valeu!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, jonezzz disse:

 

  1. Porque você sugere a 3700x e não a 3800x como eu tinha falado? A diferença é pouca? Sim é pouca.
  2. Sobre as placas-mãe:
    • Tem algum chipset que seja melhor? X370/470/570 são os melhores Eu tava pesquisando o B450, é uma boa opção porque não preciso de duas placas de vídeo.
    • Alguma dessas que você sugeriu tem wifi/bluetooth? Aorus Pro Wi-Fi
    • Dessas marcas, em qual você confia mais? Citei acima as marcas e modelos que eu pegaria. Em questão de confiança eu não confio em marca nenhuma pois já vi relatos de pessoas se dar bem e outras se dar mal com marcas que se dizem confiáveis. 
    • Todas essas são compatíveis com SSD M.2 NVMe? Sim, mas você pode ver no site do fabricante ates de comprar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...