Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Um i7 4770 vale quase o dobro do preço de um i5 4690?


polosam

Posts recomendados

Saudações, Clube do Hardware. Escrevo pedindo conselhos sobre uma dúvida que tive.

 

Nas minhas pesquisas no Ali Express, encontrei preços de i7 4770 variando entre 606,81 ~ 683,80;

O i5 4690, por sua vez, tinha um valor consideravelmente mais baixo: estava entre 335,26 ~ 379,76.

 

Minha dúvida é a seguinte: por esses valores, qual dos dois teria mais custo benefício? O i7 4770 de fato vale o dobro desse i5? No meu lugar, com trezentos e pouco, vocês pegariam o i5 logo de cara ou juntariam mais dinheiro para o i7?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O i3 de décima geração vai ter desempenho de i7 7700, com preço de i3, é claro.
E ainda não vai estar em uma plataforma morta, ao contrário de qualquer processador Haswell.

E pelo preço do i7, dá pra pegar um Ryzen 5 1600 novo aqui no Brasil, que tem desempenho superior.
Pelo preço do i5, dá pra pegar um Ryzen 5 1600 usado no AliExpress, com desempenho muito superior.

Além disso, também não vai estar em plataforma morta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não iria em nenhum dos 2....(salvo caso tenha a placa e memorias pra esse sistema já e ame muito a plataforma intel).
o i7 e 4nucleo 8 thread 3.5ghz
o i5 e 4 núcleo 4 thread....
o ryzen 1600x que custa 400 a 550 conto 6 núcleo 12 thread....
um mero 2400g 4 núcleo 8 thread 500 a 600 reais e tem placa de video par a par com uma 1050;
ambos tão muito caros para o que oferece.
mas se de fato quiser mesmo manter o pc pra jogar algo e usar por algum tempo no minimo o i7 que disse, e fraco comparado com a concorrente mas ainda e melhor que nada. antes isso que gasta 400 conto no i5 da 4 geração e fica travando a droga do PC ao abrir um chrome e um jogo mediano.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@polosam bastante....estamos falando de ir de 4 núcleos pra 6... e de 8 thread pra 12...
não exatamente a % mas ainda sim  e superior pois estamos comparando algo de 7 anos atras com algo de 3 anos tecnologia evoluiu muito.
e fora que te possibilita futuramente trocar de processador caso queira upgrade sem precisar trocar de placa-mãe (caso queira ir qualquer um ryzen da 1,2 ou dos lançamentos desse ano) te dando mais longividade.
por conta dos preços salgados pelo desempenho que o mercado virou a favor da AMD (mesmo a intel sendo acionista).
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@polosam os ryzen da primeira geração do 1300 até o 1700x usam soquete(chipset) AM4, os da segunda geração também usa o mesmo desde o 2200g até o 2700x, os 3200 até os 3900x( por mais que pra acima do 3700x precisa de ao menos uma b350 ou superior).
o contrato da amd termina ano que vem então talvez até a proxima geração ainda será o mesmo sockete, então diferente da INTEL supondo você monta um PC do ano em 2017 tudo lançamento, dai em 2019 quer trocar de processador pode trocar pelo lançamento do ano sem ter problemas.
na intel meio que a cada geração te obriga a trocar o kit de placa-mãe e da 6 geração em diante se não me engano precisa trocar a memoria também.... o que e muito + gasto.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@polosam na verdade, a única indicação é que pegue pelo menos uma placa-mãe intermediária que tenha dissipação térmica nos VRMs. A maioria das B350, B450, X370, X470, X570 tem esses dissipadores. Sendo "A" para placa de entrada, "B" para intermediária, "X" para todo de linha.

 

Resumindo, só não pegue a linha A e poderá escolher qualquer processador RYZEN ou Athlon GE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, polosam disse:

Minha dúvida é a seguinte: por esses valores, qual dos dois teria mais custo benefício? O i7 4770 de fato vale o dobro desse i5? No meu lugar, com trezentos e pouco, vocês pegariam o i5 logo de cara ou juntariam mais dinheiro para o i7?

Respondendo especificamente a esta pergunta para que outros que tenham dúvidas similares possam ver depois, apesar do valor ser o dobro no i7, o desempenho não dobra. Contudo, para jogos atuais, o i5 já está ficando ultrapassado em títulos pesados, enquanto o i7 consegue lidar bem considerando a margem de 60 FPS.

Eu mesmo paguei R$800 por um i7-4790 no início de 2019 (tinha um i5-4690) e tive uma melhora muito boa e não vejo necessidades reais de mudança tão cedo.

Um i7 de 4ª geração ainda oferecem um excelente desempenho e certamente vale a pena ter um, mas se comparado as outras novas opções do mercado, pode ser um mal investimento dependendo das outras peças que já possui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Kleber Peters disse:

Eu consideraria um Xeon E-1231 v3. É basicamente um 4770 sem vídeo integrado, e custando bem menos. 

Ótima ideia, na ocasião que pedi meu 4690 esse carinha ai não tinha disponível. Comprei nessa mesma loja por sinal... Só tô aguardando o envio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...