Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Velocidade do SSD faz diferença na hora de copiar dados entre programas?


Posts recomendados

Olá, tudo bem? Galera, espero que vocês consigam me ajudar por aqui pois não achei que ninguém que saiba certamente me esclarecer uma dúvida.
Estou montando um setup novo para jogar e também trabalhar. Preciso escolher meu SSD. O problema é o seguinte:

Sei a diferença entre SSDs SATA e NVME M.2, basicamente, a taxa de transferência. Os SSDs NVME fazem diferença na hora de copiar e colar arquivos grandes para outros aplicativos? Como por exemplo, do Word para o Excel. Eu acredito que sim, mas gostaria de ter certeza antes de comprar pra não quebrar a cara depois que investir uma grana preta num EVO 960 da Samsung, obrigado pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tenho 100% de certeza, mas acho que o SSD NVME M2 só irá fazer diferença perceptível na hora de gravar arquivos para o disco. Copiar e colar de um aplicativo para outro não implica em uso do SSD. Além do mais, a diferença entre um SSD SATA de qualidade, como o 860 EVO ou Crucial MX500, para um M2 não deve ser perceptível, a não ser que voce tenha uma super-máquina top de linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Matheus Jesus Saraiva Maia disse:

Os SSDs NVME fazem diferença na hora de copiar e colar arquivos grandes para outros aplicativos? Como por exemplo, do Word para o Excel.

Se você se refere no caso de ambos os aplicativos estarem abertos, e você copiar os dados do Word para o Excel, a velocidade dessa tarefa será definida pela memória RAM (afinal, os aplicativos estão abertos nela), e não pela velocidade do SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC Entendi, vou pegar um A400 então, obrigado irmão!

adicionado 1 minuto depois

@GabrielLV Faz sentido realmente, obrigado brother, é de grande ajuda, isso pode até me influenciar a pegar uma ram de mhz maior, tava priorizando CL porque li que os Ryzen respondem melhor a uma latência baixa do que a um MHZ alto 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Matheus Jesus Saraiva Maia disse:

@Wal SJC Entendi, vou pegar um A400 então, obrigado irmão!

adicionado 1 minuto depois

Não faça isso, esqueça o modelo A400 da kingston, este modelo está dando muito problema por conta da controladora ser de baixa qualidade:

 

 

 

Opte por modelos como WDGreen ou Blue da Western Digital, ou o BX500 da Crucial.

 

EDIT: E SSDs M.2 normais são exatamente a mesma coisa que os SSDs SATA convencionais, o que não se aplica a SSDs M.2 NVMe, que são muito mais rápidos.

 

Como pode ver:

 

image.png.c74857bfec56b8800fbdcecf455cd9dc.png

 

SSD Crucial, Leituras 540MB/s e Gravação 500MB/s

 

image.png.0852259ec016cc0b8d72a4ab4f0af8ed.png

SSD M.2 normal, apesar do slot M.2, ele utiliza o barramento SATA III, por tanto, chega a velocidades semelhantes ao SSD da Crucial que é um modelo convencional.

 

image.png.cf1f4dc724c13023b798a8ec1821c165.png

SSD M.2 NVMe, que utiliza a interface PCI-Express para transmissão de dados, o que o torna muito mais rápido do que os SSDs SATA e M.2 normais.

 

Se você está buscando por desempenho, então opte sempre por modelos de SSD M.2 NVMe, e não somente M.2, além de claro, verificar se sua placa-mãe possui compatibilidade e adquirir no tamanho correto (2240, 2242, 2280, etc)

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Sim, o M.2 eu pegaria mais pelo fato dos cabos mesmo, não sou a pessoa mais organizada do mundo hehe.
Mas então, obrigado pelo aviso, tava vendo um vídeo agora de comparativos de SSDs e em alguns quesitos o A400 fica devendo mesmo, o BX500 parece ser uma escolha melhor, vou colocar na lista! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/10/2019 às 14:54, Matheus Jesus Saraiva Maia disse:

@GabrielLV Sim, o M.2 eu pegaria mais pelo fato dos cabos mesmo, não sou a pessoa mais organizada do mundo hehe.
Mas então, obrigado pelo aviso, tava vendo um vídeo agora de comparativos de SSDs e em alguns quesitos o A400 fica devendo mesmo, o BX500 parece ser uma escolha melhor, vou colocar na lista! 

Para pegar o BX500, melhor pegar logo o MX500, que é superior. Aproveita e baixa o Crucial Storage Executive, para acelerar. Eu tenho dois MX500 e um 860EVO, a performance de ambos é equivalente, mas o da Crucial fica mais em conta.

Tem um vendedor de Curitiba no ML que vende na caixa lacrada de fábrica, dá uma pesquisada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...