Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Piter33

Upgrade de rede comercial

Posts recomendados

Olá, boa tarde!

 

Primeiramente venha parabenizar o excelente trabalho do forum! Acompanhava há muitos anos atrás (quando tinha até um sorteio mensal!). Como fazia tempo que não logava, precisei criar uma conta nova.

 

Gostaria de sugestões de melhoria para a rede abaixo, trata-se de um espaço com restaurante e lanchonete:

mapa.thumb.png.1919fb0dcc8dc4c0274cb09106748b4d.png

 

 

Equipamentos atuais: 

  • Roteador principal Vpn Gigabit Tp-link Tl-r600vpn (DHCP)
  • Switches 8 Portas Gigabit Tp-link Tl-sg108
  • Roteadores Wireless N 300mbps De Alta Potência Tp-link Tl-wr841hp
  • 8 Câmeras IP com qualidade HD (algumas não estão no mapa e são wifi)
  • O servidor atual é o mesmo PC do caixa
  • O roteador principal tem políticas de limitação de banda para os guests e os equipamentos internos têm ip fixo definido pelo mesmo

 

Problemáticas:

  • Instabilidade no sinal de internet/rede
  • Falta de proteção contra surtos elétricos

 

O que já identifiquei:

  • Instalação de um servidor dedicado separado do PC do caixa
  • Troca do roteador da Lanchonete por um switch, pois não é necessário outro roteador Wifi neste espaço
  • Necessidade de uma rede para guests
  • Necessidade de uma segunda operadora de internet e um equipamento que gerencie os dois links
  • Troca de cabeamentos antigos

 

Uso atual:

  • 5 estações de trabalho, com uso normal de escritório (alguns cabeados, alguns wifi)
  • Pico de 50 clientes (guests) simultâneos
  • 3 Tablets para lançamento de pedidos no sistema de vendas (Colibri)

 

 

Gostaria de sugestões de upgrade desses equipamentos e aquisição de outros, para uma rede mais estável.

 

Agradeço desde já. Disponível para qualquer esclarecimento.

 

 

Abraços,

 

Piter

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

 

Quanto a instabilidade, é interessante verificar em quais canais os atuais roteadores estão e fazer a configuração manual para que fiquem em canais que não sofram interferências dos outros (1, 6 e 11 e/ou mesclando-os). Deve-se considerar a distância, a qualidade do cabeamento e se não está junto a alguma "carga elétrica" (alguma rede junta ao cabeamento), evitando assim o cross-talk e demais tipos de interferências. Além disso, as câmeras podem estar ocupando grande parte do tráfego da rede uma vez que são Wi-Fi e esses routers são 802.11N, onde, na minha opinião, seria mais interessantes routers 802.11AC ou Access Points (também padrão AC). Os APs  são caros mas nada melhor que uma gestão centralizada! Recomendo os APs da Cisco ou os da Ubiquit, sendo qualquer um uma ótima escolha (hoje trabalho com os Ubiquit e tenho nada a reclamar deles). Há também os HP Aruba e já ouvi dizer muito bem deles (🏃‍♂️de Intelbras e TP-Link - é um bem que você faz a você mesmo).

Esse atual router (TL-R600VPN) "faz" loadbalance mas afirmo, com propriedade que é um lixo e simplesmente não funciona (router que temos é o modelo R480T+)! A rede para se um dos links cair (qual a lógica disso uma vez que deveria ser o oposto?). Nesse caso eu recomendo (sem testar) um router Cisco RV série 300.

 

Quanto ao servidor, concordo que deva separá-lo e uma solução de backup é primordial, ainda mais por causa das filmagens (se tiver opções para discutirmos, só postar).

Sugiro que virtualize-o, assim poderá subir um Windows Server da vida ou alguma distro Linux de sua preferência + um pfSense sem precisar investir em outra máquina só pra isso (firewall de borda). Caso tenha interesse em virtualizar, sugiro o VMWare VSphere (gratuito (e muito bom)). Pra Backup você pode optar em utilizar aqueles NAS + Bacula (gratuito também).

 

Quanto as proteções contra surtos, nada que uns filtros da Clamper não resolva ;)

 

Desculpe esse texto meio embolado mas as ideias vão surgindo e ele vai virando uma colcha de retalhos =P

 

Espero ter ajudado de alguma forma!
Sucesso!

 

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, Thiago, grato pela resposta!

 

Vamos por pontos:

 

Instabilidade: Não ocorre exclusivamente no wifi, mas em toda rede. O problema que temos com o wifi é quando os garçons mudam de praça e o tablet que usam para o lançamento dos pedidos as vezes demora para "trocar" de roteador (o espaço é um tanto amplo e por isso há dois roteadores). Ambos roteadores tem SSID e senha iguais. A cobertuda do wifi em si é boa.

 

Cabos: Já está nos planos a troca. E vou verificar essa questão da carga elétrica passando junto aos cabos.

 

AP: Não tenho familiaridade com AP. Fiz uma pesquisa sobre os Ubiquiti e encontrei diversos modelos, teria algum para indicar? Abaixo segue uma planta baixa para ter uma noção da área (área em azul é onde há necessidade de wifi).

 

Planta_Jaya_rede.jpg.80d1cc74e98a53d3eb92f1a661b085a6.jpg

 

Roteador: Pesquisando os modelos da Cisco que sugeriu, o modelo mais simples da série (Cisco RV325) dá conta ou é melhor já partir para o RV340 ou RV345?

 

Lembrando que não precisamos de muitos recursos, como VPN.

 

Servidor: Nunca trabalhei com virtualização e tenho certo receio pois esse servidor é, atualmente, exclusivo para o sistema de vendas. Na verdade nem sei se seria possível pois a forma que uma máquina acessa o sistema (Colibri) é feito apenas informando um nome de host. Em todo caso vou verificar isso com o suporte deles.

 

De qualquer forma, tem alguma sugestão de um servidor pequeno (compacto)? Também não precisa ser muito potente.

Atualmente há uma (pobre) solução de backup: Um script que faz upload diário da base para o Google Drive e os HDs estão em raid 1.

 

Proteção: Vou adquirir os Clamper. Tem alguma sugestão de no break também? Seria para segurar o servidor e os equipamentos tipo modem e roteador.


Agradeço muito pelas dicas!

 

Se mais alguém quiser/puder opinar, será muito bem vindo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Piter33 Boa noite!

 

Instabilidade:

Em relação a instabilidade não ocorrer somente no Wi-Fi eu diria que muito provavelmente sua rede está com gargalo e suspeito ser devido às gravações de vídeo. O ideal é instalar e configurar algum analisador de tráfego (talvez o WireShark ou o PFSense possam nos ajudar) mas infelizmente ficarei no campo do achismo e caso algum especialista possa nos ajudar, ficaremos gratos =P.

 

Access Points:

Quanto aos APs, eu trabalho com os Long Range (AP LR) mas são todos semelhantes mudando basicamente as taxas de transferência.

Segue um comparativo:

Comparison.thumb.PNG.b74fa39ca34969186d49546316ade673.PNG

Já os modelos High Density (HD) começam com transferências de 1300Mbps (em 5GHz), daí você avalia se vale o custo.

 

Obs 1: Os routers TL-WR841HP trafegam o máximo de 300Mbps.

Obs 2: O AP-AC-Lite (os mais básicos) quase triplica a banda em 5GHz (mas seria importante saber em qual frequência as câmeras "conversam").

Obs 3: Logicamente, é possível criar os acessos "guest" no APs.

Obs 4: Mesmo que opte por uma solução mais barata (Router as AP) sugiro os que trabalhem com duas frequências (dual band)(como os TPLink C5, C6, C7).

 

Recomendo que separe os acessos por frequência da seguinte forma:

  • 2,4GHz:
    • clientes como "Guest";
    • Funcionários com o Alias que você criar "nomeDaEmpresa" por exemplo
  • 5GHz:
    • câmeras.

Ou vice-versa caso as câmeras só conversarem em 2,4.

 

Eu, utilizando os referidos APs, não tenho problemas com a troca de conectividade entre os dispositivos quando estou andando pelo prédio.

Cada AP, ao ser instalado no teto, cobre uma área de 20 metros (raio ~ 10m). Assim, utilizei o seu mapa para exemplificar:

Planta_Jaya_rede.jpg.80d1cc74e98a53d3eb92f1a661b085a6.jpg.53992ae0072fb34fc5d94ee6a019f111.jpg

Eles podem também ser instalados na parede:

1969067998_Planta_Jaya_rede.jpg.80d1cc74e98a53d3eb92f1a661b085a6(2).jpg.4a8be30884270e55fcc19faf4e9e8630.jpg

Acredito que nessa disposição você consiga cobrir todo o ambiente.

 

Obs 5: O alcance na frente dele é bem maior mas vamos desconsiderar isso pois o importante é a área interna.

 

O uso dos APs consiste na instalação do gerenciador em uma máquina (servidor =P) e "é só" espetar o bicho lá que o gerenciador já o identificará. Daí, depois de configurar, você consegue analisar tudo que está acontecendo com eles em uma única plataforma, ao contrários dos routers que você precisa se conectar em um por um de interesse para avaliar as, muito menos, informações disponíveis.

 

Roteador:

As diferenças são que uns tem wireless outros não, uns são baseados em IOS (sistema operacional da Cisco) e outros em Linux, uns tem 4 portas de switch enquanto outros possuem 16 portas, uns podem ser colocados em Rack mount e outros são Desktop "Mount" =P

Eu li (aqui) sobre uns problemas no firmware do RV320 (baseado em IOS (estou perplexo pois eu nunca imaginaria tais ocorrências)) e não encontrei tantos problemas (erros do software) no RV340 (baseado em Linux). Logo, indico o 340.

Tem muito conteúdo legal aqui sobre ele: Cisco RV340 Dual WAN Gigabit VPN Router

 

Servidor: Com baixo custo tem os HPs na casa dos R$2000,00 com Clear OS (nunca usei). São simples e talvez atendam mas vale ressaltar que vem com apenas um HDD de 1TB, sendo aconselhado a aquisição de mais um (no mínimo) pra fazer RAID e não fala se as memórias são ECC (acho que não). 

Gostaria de saber se tem interesse em Windows Server.

 

Backup:

Que ótimo que tem. Sugiro que faça testes regulares de recovery (é uma boa prática) (tô te dando trabalho né, pode me xingar).

 

UPS (No-break):

Sim, sugiro os Delta, são online de dupla conversão, o resto é lixo e pode degradar seus equipamentos (os PWM e os offline (esses comumente vendidos nas Casas Bahia e afins)).

Acho que o menor é o de 1kVA mas talvez dê pra ligar tudo nele pois a fonte desse HP que te falei é de 200W, logo o fator de proteção (FP) desses UPS da Delta é de 0,9 (resultando em 900W), ou seja, ainda sobrará muito.

 

Tem muitos links embutidos e um cado de leitura pra ti.

Espero ter ajudado!
Sucesso!

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, @ThiagoLuiz
 

Mais uma vez agradeço muito pela ajuda!
 

(Um técnico do sistema de vendas (Colibri) está a caminho para dar o parecer dele e tirar algumas dúvidas)

Enquanto isso, vamos lá:
 

Instabilidade: 
Já tinha tentado o WireShark um tempo atrás, mas não fui muito a fundo. Vou dar uma estudada.
 

Access Points: 
Acredito que a melhor solução sejam 2 APs, como sugeriu na imagem. As câmeras wifi são minoria e não são prioritárias. Podem ser cabeadas também. Por serem meio antigas/baratas, devem ser apenas 2.4GHz.
 

Interessante esse ponto de separar as bandas, porém será que aparelhos mais antigos de clientes (que não tem wifi 5GHz) não ficariam sem conexão? E os tablets que os garçons usam também só operam em 2.4 (só usamos tablets de baixo custo pois é comum haver quedas).
 

Nesse caso, acredito que seria mais viável criar a rede guest na banda de 5 e deixar a 2.4 para uso interno.

Sobre os locais de instalação, acho que no teto seria melhor, porém o da esquerda teria que ficar mais à esquerda, no salão, pois essa área da praça tem um teto de policarbonato e não é totalmente à prova de chuva. Mas pelo raio que desenhou, acho que não perderia sinal.
 

Roteador:
Acha interessante o modelo RV345 que já tem um switch integrado?
 

Servidor:
Tenho quase certeza (irei confirmar daqui a pouco com a visita técnica) de que só roda em Windows. Como disse antes, atualmente está rodando tudo (ponto de venda e servidor) numa máquina simples com Windwos 10.
 

Backup:
Pode deixar que vou fazer os testes! 😃
 

UPS (No-break):
Alguma indicação da seria desses Delta? Pensei na serie R pela possibilidade de instalar em um rack.
 

Switch:
Não falamos nesse ponto, mas tem alguma indicação? Para o mapa atual, um (caso use o roteador com switch integrado) ou dois de 8 portas já é suficiente.

 

Acho que já deu uma grande ajuda na parte de equipamentos! O que ainda tenho dúvidas é sobre o "layout" da rede, ou seja, qual o melhor local para instalar o servidor, por exemplo.
 

Voltando ao mapa atual:
mapa.thumb.png.1919fb0dcc8dc4c0274cb09106748b4d.png

Um ponto crítico é a conexão entre a área amarela (escritório) e a área azul (recepção e, consequentemente, a área verde). Se há falha no roteador principal ou no switch, toda essa área fica sem rede. Instalar o roteador nesse ponto, por exemplo, resolveria, acredito eu. Em contrapartida não é o melhor local (pelo espaço disponível) e também "descrentralizaria" o no-break, onde teria que instalar o servidor nessa área também ou trabalhar com dois no-breaks. Não sei se fui claro nesse dilema hahaha!

 

A questão é que é muito mais conveniente e seguro deixar esses equipamentos no escritório. Imagino que com esse upgrade nos moldes que estamos desenhando, as falhas serão quase nulas, não havendo necessidade de se preocupar (tanto).
 

Estou aberto a sugestões para alteração desse mapa.


Grande abraço e agradeço muito pela ajuda!
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 22/10/2019 às 14:14, Piter33 disse:

Roteador:
Acha interessante o modelo RV345 que já tem um switch integrado?

Paga-se alto pelo "switch" dele.
Se dinheiro não for problema e estética/espaço sim, acredito que seja interessante!

Em 22/10/2019 às 14:14, Piter33 disse:

UPS (No-break):
Alguma indicação da seria desses Delta? Pensei na serie R pela possibilidade de instalar em um rack.

A resposta é: depende. É necessário definir quais equipamentos serão ligados nele para que possa ser dimensionado o UPS correto.

Em 22/10/2019 às 14:14, Piter33 disse:

Switch:
Não falamos nesse ponto, mas tem alguma indicação?

HP Aruba, Cisco ou Ubiquiti (não recomendo TPLink e Intelbras).

Um modelo específico eu precisaria dar uma pesquisada.

Em 22/10/2019 às 14:14, Piter33 disse:

O que ainda tenho dúvidas é sobre o "layout" da rede

Você utiliza muito roteador como switch (acho que entendeu né, roteador é um por rede) nesse caminho todo.

Vou aproveitar de seu layout para exemplificar como eu desenharia tal rede.

 

image.png.c1d8463066bb4a62283981077865bdd8.png

Vamos as explicações:

  • Os Access Points (APs) precisam de energia elétrica via cabo de rede (Power over Ethernet (PoE)), logo há duas possibilidades:
    • Usar fonte externa (que normalmente vem junto aos APs) (são relativamente pequenas, sendo uma por AP e logicamente uma tomada por AP também) ou;
    • Fazer uso de switch PoE (melhor no sentido estético/organizacional).
  • Não considerei as distâncias para lançamento de cabos, porém é sabido que o recomendado são 90 metros.
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite, @ThiagoLuiz !

Agradeço mais uma vez pela ajuda! Seguem as atualizações: 

 

Mapa atualizado:

06_11.19-Page-1.thumb.png.42c11735b453f07ef95fa31292f2c810.png

 

Access Points: 
Comprei os Ubiquiti UAP-AC-PRO. Sabe me dizer se consigo criar o portal para os guests da Ubiquiti somente com os APs e o software controlador? Ou seja, preciso do roteador da Unifi também? Minha ideia é hospedar o controlador no servidor e configurar um portal para acesso aos visitantes, coletando e-mail, por exemplo. Sobre o POE, como serão apenas 2 APs com essa tecnologia, não vejo necessidade de um switch POE. 
 

Roteador:
Ainda não fechei essa compra, mas acho que vou ficar com o Cisco RV345 mesmo. Encontrei por R$2.175. Vou usar o recurso de dual wan e contratar um segundo ponto de internet para redundância.
 

Servidor:
Comprei um servidor de segunda mão (pois a grana tá curta...). Como o nosso uso é bem básico, acho que vai dar conta com sobra. A quem interessar, foi uma máquina com essa placa, dois Xeon X5550, 16GB DDR3 ECC, 2x SSD 240GB em Raid 1). Comprei por R$1.500.

 

UPS (No-break):
Comprei o Delta 1kVA Série RX. A real necessidade é mais para proteção contra surtos/quedas do que por "resiliência" (manter equipamentos ligados), por isso optei pelo menor modelo deles. Será conectado: Servidor, roteador, 2 modems e uma câmera.

Rack:
Comprei um rack 16u 770mm e acessórios para o mesmo (régua pdu, coolers, parafusos, tampas cegas). Primeira vez que monto um rack desse porte (nosso antigo de 10u era praticamente uma caixa pra guardar os modems, roteadores e cabos!). Tem alguma indicação do que mais precisa? Não pretendo montar patch panel no momento.

 

Switch:
Preciso de um modelo de 16 portas. Os modelos da Cisco e Ubiquiti são bem caros. Já que indicou HP, encontrei esse modelo por um preço interessante (HP 1420 JH016A), o que acha?
Edit: Encontrei esse outro modelo com uma pequena diferença de preço. É um modelo maior e gerenciável. Acha que vale a pena?

 

Cabeamento:
Estou orçando com diversas empresas para o serviço de infra de cabos, dutos, etc. Até faria eu mesmo mas tem bastante coisa... O objetivo é atualizar tudo para CAT6. Sobre a metragem, o cabo maior deve ter por volta de 40m.

 

 

Um abraço,
 

Piter

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
53 minutos atrás, Piter33 disse:

preciso do roteador da Unifi também?

Negativo, somente instale o controlador em uma máquina (no caso aí no server) e voilà!

55 minutos atrás, Piter33 disse:

acho que vou ficar com o Cisco RV345 mesmo

😍

56 minutos atrás, Piter33 disse:

Como o nosso uso é bem básico, acho que vai dar conta com sobra.

Sensacional!

57 minutos atrás, Piter33 disse:

Comprei o Delta 1kVA Série RX

👏👏👏

57 minutos atrás, Piter33 disse:

Tem alguma indicação do que mais precisa? Não pretendo montar patch panel no momento

Patch panel 😂

1 hora atrás, Piter33 disse:

Acha que vale a pena?

1820 sem dúvidas!

1 hora atrás, Piter33 disse:

O objetivo é atualizar tudo para CAT6

Fica um pouco (mentira, bem mais) mais caro, mas a longo prazo é um excelente investimento.

 

Fico feliz que consegui te ajudar de alguma forma!
Desejo sucesso aí no seu ambiente e muitas vendas!

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...