Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Componentes do circuito oscilador


Posts recomendados

Alguém sabe me dizer quais são os componentes que fazem parte que fazem parte do circuito oscilador do tape deck gradiente s95?

estou com problema de gravação dizem que é o circuito oscilador, pois quando aciono a tecla play e rec os vus respondem só que, o apagador não apaga a gravação anterior e fica com as duas gravações e destorcidas. eu preciso saber quais são os componentes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@jose luis dos santos Sé tenho aqui o esquema do Deck CD2600 que vem no System 106 e o Deck CD2800 que vem no System 126, o Deck CD2200 e/ou CD2000 que vem no System S96 eu não tenho!

No CD2800 o oscilador são dois transistores BC546, Q901 e Q902.

No Deck CD2600 é um transistor só BC546, na posição Q901 e a bobina L901...

Uma dica é você seguir o fio do cabeçote de apagamento.... Ele vai direto a esse circuito.

É muito comum o capacitor C904 de 4,7uF/35V, que ambos tem, estar seco ou a bobina abrir....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, BCP disse:

@jose luis dos santos Sé tenho aqui o esquema do Deck CD2600 que vem no System 106 e o Deck CD2800 que vem no System 126, o Deck CD2200 e/ou CD2000 que vem no System S96 eu não tenho!

No CD2800 o oscilador são dois transistores BC546, Q901 e Q902.

No Deck CD2600 é um transistor só BC546, na posição Q901 e a bobina L901...

Uma dica é você seguir o fio do cabeçote de apagamento.... Ele vai direto a esse circuito.

É muito comum o capacitor C904 de 4,7uF/35V, que ambos tem, estar seco ou a bobina abrir....

ok vou dar uma analisada

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, BCP disse:

@jose luis dos santos Sé tenho aqui o esquema do Deck CD2600 que vem no System 106 e o Deck CD2800 que vem no System 126, o Deck CD2200 e/ou CD2000 que vem no System S96 eu não tenho!

No CD2800 o oscilador são dois transistores BC546, Q901 e Q902.

No Deck CD2600 é um transistor só BC546, na posição Q901 e a bobina L901...

Uma dica é você seguir o fio do cabeçote de apagamento.... Ele vai direto a esse circuito.

É muito comum o capacitor C904 de 4,7uF/35V, que ambos tem, estar seco ou a bobina abrir....

andei analisando o deck  existe perto do circuito 2 capacitor de 4,7 uf 63v um de 47uf 25v 2 transistor bc 5488 não sei se é final 88 pois está borrado um capacitor k 2200 38w 1 capaitoe cer. 01k, 015k,2 cap. 220k o33c em não sei se é capacitor na legenda da placa esta como L 682k

adicionado 5 minutos depois
agora, jose luis dos santos disse:

andei analisando o deck  existe perto do circuito 2 capacitor de 4,7 uf 63v um de 47uf 25v 2 transistor bc 5488 não sei se é final 88 pois está borrado um capacitor k 2200 38w 1 capaitoe cer. 01k, 015k,2 cap. 220k o33c em não sei se é capacitor na legenda da placa esta como L 682k

e na parte da gravação será que preciso trocar algum componente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Se o circuito não esta oscilando, tem que trocar algum componente sim! Pode ser a bobina "L" ou algum capacitorzinho desses, o ideal seria você testar o circuito com um osciloscópio...

PS: se o cabeçote de apagamento estiver aberto (danificado/amassado) ele também não vai fazer o apagamento da fita...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, BCP disse:

Se o circuito não esta oscilando, tem que trocar algum componente sim! Pode ser a bobina "L" ou algum capacitorzinho desses, o ideal seria você testar o circuito com um osciloscópio...

PS: se o cabeçote de apagamento estiver aberto (danificado/amassado) ele também não vai fazer o apagamento da fita...

eu não possuo osciloscópio mas vou trocar alguns componentes. nota: existe um capacitor ele é o k 2200 38w ele não é cerâmico  ele parece como um vidro cheio de fios enrolados esse L 682k é uma bobina azul  existe também bobina de fio enrolada num ferrite redondo (pequeno) quase igual um transformador toroidal esse ele está funcionado quando coloco o multímetro na escala de diodo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Essa bobina você só encontrará em sucatas, já as outras peças, como são baratas compensa trocar todas do circuito...

Mas é como trabalhar no "escuro" não tem como saber quando o circuito volta a funcionar e nem "quem" era o componente defeituoso!....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 23/10/2019 às 21:09, BCP disse:

Essa bobina você só encontrará em sucatas, já as outras peças, como são baratas compensa trocar todas do circuito...

Mas é como trabalhar no "escuro" não tem como saber quando o circuito volta a funcionar e nem "quem" era o componente defeituoso!....

eu conectei o tape deck num receiver utilizando a saida rec do receiver para o deck a gravação saiu só que sai distorcida eu estou em duvida ou é no potenciometro porque ele começa a fringir ou como se diz o regulador começa a fritar ou é capacitor eletrolitico ou é resitor da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...