Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock Ryzen 5 1600


MauricioMMR

Posts recomendados

Boa tarde pessoal, primeiramente quero deixa claro que sou iniciante no mundo da hardware, então o que pode ser óbvio para muitos ainda é novidade para mim.  

 

Bom tenho atualmente um processador Ryzen 5 1600 um excelente processador está me servido bem e quero tira tudo que ele tem a oferecer antes de trocar. 

 

Minha configuração: 

•Ryzen 5 1600

•Placa-Mãe Gigabyte GA-AB350M-DS3H ( tem dessipador  de calor nos VRM)

•Water cooler Cooler master 120m 

•Memoria 2x4gb crucial ballistix 2666

•HD 1tb

•SSD m2

•Fonte corsair 400w 

•3x fan 120mm

•Gtx 1660 ti 

 

Nesse cenário como troquei minha Placa de video quero fazer um Overclock no meu processador, nas pesquisa que fiz a galera fala pra desativar o turbo boost, mas tenho umas dúvidas em relação overclock, em jogos o processador máximo que chega e 3.4ghz, uso normal ele fica 30°c em jogos não passa de 37° isso em casos extremos jogando Bf5 que utiliza bem processador.

 

1° - Qual melhor clock para esse processador processador 3.8ghz 3.9ghz 4.0ghz, consigo estabilizar em algumas dessa de modo seguro ? 

 

2° - Melhor forma de fazer o overclock, utilizo o próprio programa do fabricante Ryzen Master ou faço pela bios ? ( no caso de utilizar esse programa ele não vai fica em segundo plano consumindo memoria e etc.) 

 

3° - Posso danificar algum outro componente com esse overclock ? 

 

4° Tenho que alterar tensão também ? 

 

5° Como sei que está estabilizado ?

 

6° Como posso tá fazendo esse overclock da forma mais correta. Dicas ? Sugestões? 

 

Por favor, alguém pode esclarecer essas dúvidas agradeço, desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, MauricioMMR disse:

mas tenho umas dúvidas em relação overclock, em jogos o processador máximo que chega e 3.4ghz, uso normal ele fica 30°c em jogos não passa de 37° isso em casos extremos jogando Bf5 que utiliza bem processador.

Imagino que tenha um erro de digitação aqui.. De 30 pra 37ºC?? Só isso?

 

De resto, não tem uma receita pronta.. Tem uma base que você deve seguir, mas os resultados variam de PC pra PC.. Primeira coisa seria ter uma base de frequência, temperatura e Vcore, que seu PC usa com as configurações de fábrica da placa-mãe.. Use algum programa de stress de CPU, como Cinebench ou Prime95, e monitore com o Ryzen Master ou HW info / HW Monitor..

 

Você parte daí..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, RS Faria disse:

Imagino que tenha um erro de digitação aqui.. De 30 pra 37ºC?? Só isso?

 

De resto, não tem uma receita pronta.. Tem uma base que você deve seguir, mas os resultados variam de PC pra PC.. Primeira coisa seria ter uma base de frequência, temperatura e Vcore, que seu PC usa com as configurações de fábrica da placa-mãe.. Use algum programa de stress de CPU, como Cinebench ou Prime95, e monitore com o Ryzen Master ou HW info / HW Monitor..

 

Você parte daí..

Sim ele normal fica em 30 graus em jogos no máximo que chega e 37 graus isso em dia quente normalmente em jogos fica 35° utilizo um WC e fiz push amd pull, puxando ar de fora do gabinete, tá ruim essa temperatura ? Nao sei se to vendo errado Vejo a temperatura pelo msi afterburner e pelo ryzen mastet, vou posta uma foto aqui, as frenquecias o máximo que vi chega foi 3.4ghz em jogos, mas vcore nunca reparei, vou estalar um desses programa coloca o processador em stress e observa os parâmetros dele em stock.

 

Então primeiro tenho que observar quais são meus parâmetros em stock como meu PC se comporta para depois planejar um Overclock ? Pois cada pc funciona de uma forma destinta com muitas variáveis e isso ? 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, MauricioMMR disse:

Sim ele normal fica em 30 graus em jogos no máximo que chega e 37 graus utilizo um WC e fiz push amd pull, puxando ar de fora do gabinete, tá ruim essa temperatura ? Vejo a temperatura pelo msi afterburner e pelo ryzen mastet. 

 

Então primeiro tenho que observar quais são meus parâmetros em stock como meu PC se comporta para depois planejar um Overclock ? Pois cada pc funciona de uma forma destinta com muitas variáveis e isso ? 

 

 

 

 

Está sensacional fora do normal, você mora onde ? no alaska ? kkk..

 

temperatura em uso normalmente é na casa dos 50-60°.... acho que consegue chegar nos 4ghz  fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, eldryn da silva constantino disse:

Está sensacional fora do normal, você mora onde ? no alaska ? kkk..

 

temperatura em uso normalmente é na casa dos 50-60°.... acho que consegue chegar nos 4ghz  fácil.

Moro em Sp capital kkk.

 

Pra ser bem sincero não sei se estou fazendo algo de errado mas o que mostra no msi afterburner quando estou jogando e isso processador entre 35-37° e placa de vídeo em 58-65° posso esta fazendo algo de errado nas configurações, mais tarde vou tira umas fotos e posto aqui como o pc se comporta em jogos e stock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, MauricioMMR disse:

Sim ele normal fica em 30 graus em jogos no máximo que chega e 37 graus utilizo um WC e fiz push amd pull, puxando ar de fora do gabinete, tá ruim essa temperatura ? Vejo a temperatura pelo msi afterburner e pelo ryzen mastet. 

Não tá ruim, tá irreal..

 

Com uso mais intenso da CPU, normal ela esquentar mais.. A diferença deveria ser entre 20 e 40ºC, entre idle e em stress.. Não sete..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, RS Faria disse:

Não tá ruim, tá irreal..

 

Com uso mais intenso da CPU, normal ela esquentar mais.. A diferença deveria ser entre 20 e 40ºC, entre idle e em stress.. Não sete..

Então com certeza estou fazendo alguma ********** kkkkkk pois da pra configurar no msi afterburner quais parâmetros quero que apareça na tela, devo ter feito alguma coisa de errado, posso esta vendo errado então, vou posta umas fotos dos parâmetros do pc aqui mais tarde. mas em jogos quando ele chega a 37°c que e o maximo que ja vi, ate com o cooler box ele não passava de 45°c ele nunca fica em 100% no máximo que observei no BF5 que e o jogo mais pesado que jogo foi 50-68% de uso de processador, vou utilizar um programa de stress e observa essas temperatura novamente e posta uma foto aqui. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, MauricioMMR disse:

Então com certeza estou fazendo alguma ********** kkkkkk pois da pra configurar no msi afterburner quais parâmetros quero que apareça na tela, devo ter feito alguma coisa de errado, posso esta vendo errado então, vou posta umas fotos dos parâmetros do pc aqui mais tarde. mas em jogos quando ele chega a 37°c que e o maximo que ja vi, ate com o cooler box ele não passava de 45°c ele nunca fica em 100% no máximo que observei no BF5 que e o jogo mais pesado que jogo foi 50-68% de uso de processador, vou utilizar um programa de stress e observa essas temperatura novamente e posta uma foto aqui. 

Baixa everest que agora é outro nome que não lembro, lá da para estressar o processador, mostra as minimas e máximas....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, eldryn da silva constantino disse:

Baixa everest que agora é outro nome que não lembro, lá da para estressar o processador, mostra as minimas e máximas....

 

aqui o teste dele em stock, 100% de processador chegou a 48 graus 3.6.

 

vou fazer um oc pela bios, 1.3v e 3.9ghz ta bom ?

teste.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/10/2019 às 13:07, RS Faria disse:

Imagino que tenha um erro de digitação aqui.. De 30 pra 37ºC?? Só isso?

 

De resto, não tem uma receita pronta.. Tem uma base que você deve seguir, mas os resultados variam de PC pra PC.. Primeira coisa seria ter uma base de frequência, temperatura e Vcore, que seu PC usa com as configurações de fábrica da placa-mãe.. Use algum programa de stress de CPU, como Cinebench ou Prime95, e monitore com o Ryzen Master ou HW info / HW Monitor..

 

Você parte daí..

 

teste.jpg.700ee6c4f83682a42dfb557809f5b763.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...