Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pic esquentando e reiniciando. Troca de tensão.


Posts recomendados

Olá! 

Preciso de duas informações por favor.
Em meu circuito, a última que fiz, o pic esquentou muito e ficou reiniciando, já troquei alguns componentes e nada, continua esquentando, coloquei um dissipador com pasta térmica e melhorou bastante, acredito que foi na troca do trafo, mas ok. O que gostaria desaber é de uma boa prática para evitar esses aquecimentos.
A outra coisa que gostaria de fazer na placa, é que quanto faltasse energia, a tensão do pic fosse alimentado por uma bateria, teria como fazer essa troca automático com o reconhecimento da perda da tensão?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, Marcio Pizano disse:

o pic esquentou muito

  • Tem erro no circuito e/ou
  • Sua alimentação está alta

 

8 horas atrás, Marcio Pizano disse:

quanto faltasse energia, a tensão do pic fosse alimentado por uma bateria

Sim. A maneira minimalista é com diodo

PIC_Backup.gif

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esquema, imagens, etc... nos ajudaria a te ajudar.

 

Troca de tarfo causar esse aumento todo de dissipação no mc? Acho difícil... a não ser que o tarfo tenha queimado e alguma coisa foi junto com ele, deixando algo em curto ou queimou porque algo já estava em curto...

 

A tensão que chega no pic está regulada? Em quanto? Você não está acionando, por exemplo, relés diretamente pelos pinos do pic, certo? CERTO?

 

Acionar relés, prefira algo como:

 image.png.77da72fbb8f9d238be9491a836147714.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Isadora Ferraz disse:
  • Tem erro no circuito e/ou
  • Sua alimentação está alta

 

Sim. A maneira minimalista é com diodo

PIC_Backup.gif

 

Não tem erro no circuito, esse é o terceiro que faço, só troquei o trafo mesmo, os dois primeiros eram de 12v 1A agora 24v 2A. Passa nos diodos para 2A que vai para o capacitor de 2200uf e então para um regulador de tensão 7818. Putz.
Acho que a alimentação está alta mesmo.
Vou tentar o circuito da bateria.
Obrigado!
 

trilhas.png

adicionado 3 minutos depois
14 horas atrás, Carlos Zanon disse:

Esquema, imagens, etc... nos ajudaria a te ajudar.

 

Troca de tarfo causar esse aumento todo de dissipação no mc? Acho difícil... a não ser que o tarfo tenha queimado e alguma coisa foi junto com ele, deixando algo em curto ou queimou porque algo já estava em curto...

 

A tensão que chega no pic está regulada? Em quanto? Você não está acionando, por exemplo, relés diretamente pelos pinos do pic, certo? CERTO?

 

Acionar relés, prefira algo como:

 image.png.77da72fbb8f9d238be9491a836147714.png

 

Obrigado por responder.
A tensão que chega no pic esta ok e também aciono os relés da forma que informou.
Veja o esquema, postei.
Não vejo outra alternativa para este aquecimento senão o trafo mesmo que foi trocado de 12v 1A para 24v 2A kkkk, acho que foi isso.
Obrigado!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcio Pizano ,

 

Por curiosidade ....  você sabe qual a corrente TOTAL que passa pelo sei Pic ? Isto é, a corrente de funcionamento normal dele MAIS as correntes que circulam em cada porta de I/O ?

 

Nunca ví um Pic esquentar tanto a ponto de reiniciar, só se a corrente de I/O for excessiva.

 

Paulo

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, aphawk disse:

@Marcio Pizano ,

 

Por curiosidade ....  você sabe qual a corrente TOTAL que passa pelo sei Pic ? Isto é, a corrente de funcionamento normal dele MAIS as correntes que circulam em cada porta de I/O ?

 

Nunca ví um Pic esquentar tanto a ponto de reiniciar, só se a corrente de I/O for excessiva.

 

Paulo

 

High-current sink/source 25 mA/25 mA

Porém, isso só esta acontencendo quando ligo a bomba em 220V testei em 127V por 10 minutos e não deu problema.

Para acionar o relé da bomba, uso um transistor BC337 com um resistor 8.2k.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...