Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
BloodCeltics Lopes

Outro ESP32Cam decepção? alguma forma de melhorar o uso deste modulo?

Posts recomendados

Comprei um módulo ESP32Cam movido pela sugestão de algum lugar que li na net que poderia ser um substituto para as câmeras IP baratas...

E, como era baratinho o módulo, pensei não custa tentar...

mas acabei achando mais em conta comprar uma camera IP normal (custa uns 100, e o modulo saiu uns 50 conto)

pois:

ESP32Cam:

1 - O Módulo (através do exemplo da IDE do arduino (webcamserver) fica extremamente lento (como se fosse webcam de internet discada) em qualquer resolução acima da CIF (e pros padrões de imagens de hoje em dia isso é horrível)... (testei outro código que não era todo o webserver que mostrava somente a imagem mas o resultado foi o mesmo)

OBS: computador usado está em ótimo estado de software e tem processador i7... internet 12mb fibra (sendo o unico gargalo, o uso de wifi)

2 - No exemplo do arduino não tem como gravar o video no PC (e acho que nem imagem, sem ter que clicar em cima e apertar "salvar como")

Até achei na net um exemplo pra gravar no fotos cartão SD, mas era uma parada meio louca que tinha que escrever o numero da foto na eprom de uma em uma para que o soft não se perca e acabe sobrescrevendo as imagens... fiquei com medo disso por acabar queimando a eprom de tanto ficar gravando nela).

Uma opção de gravar video no cartão (em tamanho maior que CIF), e fluido que não seja tipo webcam, seria interessante mas não encontrei ainda na net...

3 - Segurança: com estes exemplos que obtive, a camera fica aberta na rede atraves de um ip... não pede senha nem nada...

4 - Camera local: não encontrei ainda forma de ligar ela (para o mundo). posso ver ela num ip na rede local mas inda não encontrei forma de ligar ela para ver em qualquer lugar do mundo...

3 - Aquecimento: durante o uso (alimentei o módulo com os 5v de um cabo usb direto do computador), o regulador de tensão aqueceu bastante... parece até que vai queimar em pouco tempo... fiquei com medo disso...

Meu modulo é falsificado (chinês) mas acho que deve seguir as mesmas especificações do original (assim como nunca tive problemas com arduinos chineses)... ouvi sobre uma tal versão que teria uma tal de memória PSRAM... pesnsei que a lentidão se daria por meu modulo não ter este chip, mas ao ver esta foto (anexa) parece que o meu tem este chip...

4 - não achei forma de acessar o módulo diretamente pelo wifi do PC, (sem ter que passar pelo roteador)

- Por outro lado a câmera IP convencional (mesmo a mais barata):

- tem fonte própria,

- acessa de qualquer lugar do mundo quando configurada,

- é rapida,

- tem senha,

- grava no PC (e no cartão conforme o modelo)...

- pode acessar direto no PC (por cabo o wifi, dependendo do modelo).

Por fim, me pareceu que o módulo ESP32CAM serve mais como brincadeira para colocar num carrinho controlado por arduino... ou para projetos que só precisem de fotos e não de video...

Alguem tem uma dica de como melhorar o uso de tal módulo?

Fiquei decepcionado, gostaria de usar melhor o módulo.

(sei que o módulo tem reconhecimento de rostos, mas isso não me serve de nada, preferia que gravasse um video legal).

esp32psram.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não comento sobre como resolver seu problema mas sim sobre este curioso módulo que acabo de ver.

Penso que é mais pra mostrar o poder do processamento do treco. De fato é bem poderosinho se comparado aos 51's pic's avr's st's da vida. Duvido que algum destes consiga processar imagens (ok talvez o arm mas duvido que você consiga programar ele rapidin pra isso). Isso não é pra "qualquer um". Pra uso profissional ,médico, militar, aeroespacial, segurança nacional, mundial e afins, claro não recomendado. Mas pelo preço você arrasa em feiras de ciências do 1º grau!. Altas gatinhas querendo cadastrar seu rosto pra ver um led verde ou vermelho acender kk..

Outra aplicação (mais séria) p.ex. pode anabolizar qualquer sensor de cor, turbidez, seguidor de linha, sensor de movimento, detector/contador de peças ou o que a imaginação mandar. Claro, matar passarinho com canhão mas pelo preço e adrenalina penso que é perfeitamente cogitável.

+1 aplicação conceitual teórica pra este treco: um baratíssimo sistema AOI. Um normal pode custar dezenas a centenas de milhares de dólares.

Bem... são minhas 1ªs impressões e viagens. Quase sinto vontade comprar 1...

Ok pra não ficar um post 100% de 2ª... sobre o aquecimento você pode tentar melhorar o dissipador. Algo como soldar uma chapinha metálica maior no regulador...

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu, obrigado pelas dicas.. vou tentar a chapinha para o dissipador.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...