Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho duas Cooler FAN Cooler Master MF120R R4-C1DS-20PC-R1 e elas são novas mas estão fazendo muito barulho, não preciso nem estar jogando que faz muito barulho, qual a causa do barulho? Pode ser o atrito dela com o gabinete?

Meu Setup: 

Fonte Aerocool 400W 80 Plus White KCAS

Processador Ryzen 5 3600

Placa de video AMD RX 570 4GB

Placa-mãe Asus Prime B450M-GAMING/BR

Memória 2x8GB DDR4

1 SSD 240GB

1 HD SATA 460GB

2 FAN Cooler Master 120mm.

Postado

Onde instalou a fan?
Faça um teste com a fan em exaustão, na traseira ou no topo.

Vi opiniões de quem comprou dizendo que é mesmo barulhenta.

Não sei como é essa fan, mas tive uma que é parecida com essa.
Particularmente achei o ruído do motor um tanto barulhento a partir de uns 1200 rpm.

Já tive outras da Cooler Master que o nível de ruído achei mais aceitável.

Verifique na bios se existe a opção Q-Fan Control.
Veja se é possível personalizar a curva de rotação de forma que a fan opere com menor ruído.

Se o ruído o continuar incomodando, acho melhor entrar em contato com a loja ou senão com o suporte da Cooler Master por e-mail (veja contato aqui).

• 2 semanas depois...
Postado
Em 21/10/2019 às 11:22, Ramonsilvamw disse:

Tenho duas Cooler FAN Cooler Master MF120R R4-C1DS-20PC-R1 e elas são novas mas estão fazendo muito barulho, não preciso nem estar jogando que faz muito barulho, qual a causa do barulho? Pode ser o atrito dela com o gabinete?

Meu Setup: 

Fonte Aerocool 400W 80 Plus White KCAS

Processador Ryzen 5 3600

Placa de video AMD RX 570 4GB

Placa-mãe Asus Prime B450M-GAMING/BR

Memória 2x8GB DDR4

1 SSD 240GB

1 HD SATA 460GB

2 FAN Cooler Master 120mm.

Boa Tarde

Segundo a cooler master, essa fan apensar de possuir um fluxo de ar bem modesto (Apenas 59CFM) é bem barulhenta mesmo (31dBa) em rotação máxima.
Fonte: Site Cooler Master

Existem algumas formas de se reduzir o ruído.
1° - Colocando a fan em PWM nos conectores de 4 pinos da placa-mãe. Isso fará com que ela não fique 100% do tempo em rotação máxima, apenas quando a temperatura geral do hardware subir.
2° - Instalar um controlador de fans.
Isso te proporciona conforto e desempenho com o toque de um botão.
Existem diversos modelos, alguns com ótimo custo benefício.

Link:

Controlador

Tem um tópico de minha autoria aqui no fórum de como criar um controlador caseiro, porém as imagens se perderam, tenho que reupa-las.

Link:

Controlador de Fans Caseiro
Caso tenha intuito no projeto, me envie um MP que te passo o esquema de montagem.

Apenas uma ressalva. Quem possui gabinetes com lateral de acrílico pode sofrer mais com ruído.
Ao passar pelas ranhuras com angulo de 90°C, o ar acaba produzindo um assovio irritante, mesmo em fans com baixo CFM.
Tenho esse problema em meu Aerocool Mechatron. Tenho 3 Aerocool Shark na configuração, e são bem discretas mesmo em rotação máxima, mas a que fica na lateral de acrílico, até em baixa rotação é irritante. Em rotação máxima é quase que intolerável.

Espero ter ajudado
Abraço

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...