Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino LDR 5mm funcionando como 0 e 1


Posts recomendados

Estive pensando em fazer o controle de alguma função tipo assim quando a luz do quarto estiver apagada, o arduino desliga a TV... quando estiver acesa ele liga a TV.

A parte de ligar a TV está resolvida.

O que preciso saber é se minha logica do LDR é a melhor a ser aplicada para este caso... 

que seria:

Ligar um LDR em algum pino... junto com um resistor de pull up... e a outra perna no negativo. ( ou ao contrário, nao me lembro agora se o LDR aumenta ou diminui a resistência com a luz)

o LDR usado seria o de 5mm...

 

será que funcionaria legal com estas reações (escuro total ou luz total) não ficaria disparando falsos positivos?

será que deveria usar um driver via transistor?

 

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Talvez devido à alta impedância do ldr não dê pra conectar direto no pino adc do arduíno e.. peraí...

ldrarduino-ass.jpg

...aff esquece.. tem gente que coloca direto.

 

20 minutos atrás, BloodCeltics Lopes disse:

será que funcionaria legal com estas reações (escuro total ou luz total) não ficaria disparando falsos positivos?

Neste caso, é você que decide. Coloque no escuro que deseja, "anote" o valor analógico lido na eeprom. Depois o mesmo no claro. Pronto. Valores intermediários... você decide.

 

Só que aí fica fácil e óbvio d+.... O que me fez lembrar vagamente que certa feita li um artigo que dizia usar led como sensor de luminosidade. Ainda mais vagamente me lembro que era algo como:

-led entre dois pinos do mc

-polarizo led inversamente

-ele meio que carrega um capacitor dentro

-quanto + luz, mais carga ou vice versa

-agora libero pino como entrada

-meço o tempo de descarga deste "capacitor"

Pronto.. eis meu led travestido de ldr

 

Well... dei uma googlada rápida e o artigo com o algoritmo que mencionei, só mesmo em minha vaga lembrança. O legal diferencial dele era que era bem minimalista: só led conectado ao pino. Mas a net ta cheia de maneiras de usar led como sensor de luminosidade. Quase útil pra quem tem muitos leds e nenhum ldr na gaveta (tipo eu)

Qualquer dia, (mês ou ano) que eu achar o artigo, confiro e publico. Se você, caro leitor, já tiver ouvido falar, não te acanhes em publicar pra gente conferir com minha vaga lembrança...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, obrigado pelas dicas.

adicionado 3 minutos depois
18 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

o valor analógico lido na eeprom

mas você fala em ligar no pino analógico, certo?

não sei lidar direito com a parte analógica ainda....

será que funcionaria lendo como pino digital?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, BloodCeltics Lopes disse:

não sei lidar direito com a parte analógica ainda....

Aproveita a oportunidade pra aprender. Arduíno?? afff.. eu nem chamaria de "aprender" pois é tudo mastigado. É fadimaidaconta. Ao invés de digitalread() é só fazer analogread()!! É mole ou quer +?

 

6 minutos atrás, BloodCeltics Lopes disse:

será que funcionaria lendo como pino digital?

Luz total ou escuridão total, sim. As maizomenos. .. talvez. No caso quem decide é a luz ou trevas.

 

A propósito, achei um artigo (mas não era este) que corrobora minha vaga lembrança!! Ufa... e nem bebi direito ... ainda... kk

https://www.azosensors.com/article.aspx?ArticleID=329

 O phod@ é que não tem figura...😡

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@BloodCeltics Lopes ,

 

Esse circuito não funciona ... tem de ter um resistor que vai do LDR ao GND, de preferência um trimpot de 100K para permitir ajuste de sensibilidade.

 

Esse seu circuito só usaria se fosse para fazer a leitura digital. Para a analógica basta o divisor resistivo feito pelo LDR e a resistência ligada ao GND.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz ,

 

Sim, esses 10k devem funcionar, mas claro que vai depender também do nível de luminosidade que o autor vai trabalhar...  porisso que prefiro um trimpot de 47k ou de 100K para possibilitar ajustes...

 

Levem em conta que a entrada analógica tem uma impedância entre 50 a 100K, mas a entrada digital se não for acionado o resistor interno de Pull Up tem impedância bem maior e não afetaria em nada o circuito.

 

Paulo

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É isso aí Paulão. No caso me referia à analógica mesmo.

4 horas atrás, aphawk disse:

que prefiro um trimpot de 47k ou de 100K para possibilitar ajustes

Já eu quero distância de trimpot de ajuste com suas implicações. No caso (analógico) eu prefiro "ajustes" gravados na eeprom: não apaga, não desgasta, não dá mau contato e não etc. Uma rotininha de ajuste e calibração é bem simples de fazer.

Caso estejas a mencionar digital, eu prefiro a "decisão digital externa" algo como um smitch trigger.

Caso o mc possua comparador, seria uma opção caminho do meio.

Ou seja.. o céu é o limite!

 

2 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

Obrigado pessoal, vou estudar as propostas e tentar aplicar aqui.

de nada ... kk

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...