Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC com FX 8320 + GTX 1050 não chega no rendimento esperado, o que fazer?


Posts recomendados

Meu pc é composto por essa lista

 

 

MB ASUS p/ AMD AM3+ M5A78L-M LX/BR Box, c/ Anti Surge, Core Unlocker, Turbo Key

 

HD WD 1000GB 7200rpm 64MB Chache SATA 6.0Gb/s 3.5´´ WD10EZEX

 

Memória Kingston HyperX 8GB 1333MHz DDR3 CL9 DIMM HyperX FURY Blue Series

HX313C9F/8 (apenas 1 memoria mesmo)

 

Processador AMD FX-8320 Vishera 3.5GHz AM3+ Eight-Core FD8320FRHKBOX

 

Placa de Vídeo VGA NVIDIA GIGABYTE GEFORCE GTX 1050 2G - GV-N1050D5-2GD

 

SSD Sandisk Plus, 240GB, SATA, Leitura 530MB/s, Gravação 440MB/s - SDSSDA-240G-G26

 

 

E simplesmente acho que não chega no rendimento esperado, por exemplo, no jogo fortnite, mesmo com tudo no minimo, o fps varia de 40 - 70 , esse é o real rendimento do meu computador?

Gostaria de algumas dicas

Pode ser que alguma coisa esteja prejudicando isso? 

Caso eu compre mais uma memória ram pra dividir o slot, o rendimento melhoraria?

Essa placa-mãe aceita uma memoria ddr4? Se sim, seria viável a troca por 2 memorias rams ddr4?

Caso não aceite, o fato de trocar a placa-mãe e as memórias, ajudaria no rendimento? Se sim, o quão aumentaria? 20-30%?

Tem algo que possa ser feito além das coisas que perguntei acima?

Sei que são muitas perguntas, é que eu realmente não entendo muito sobre essas coisas.

 

Antes que perguntem, montei esse pc em 2014, na época era outra placa de vide-o.

Hoje tenho um cpu maior e 5 Coolers pra ajudar na refrigeração, ainda sim em dias muito quente é possível ver a perda do rendimento por conta do processador ser AMD

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1- Não sei porque está rodando ruim. É uma configuração que era pra rodar bem ele.

2- Sim mas não compensa

3- Não, só ddr3 mesmo. Não.

4- Sim mas a % depende de qual setup você vai montar

5- Você pode comprar um kit upgrade pra melhorar o desempenho mas precisaria trocar placa-mãe, placa de video e memória ram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) O problema começou só agora ou acontece desde sempre?
2) O problema acontece apenas no Fortnite?
3) Oscilação de fps pode acontecer dependendo do que acontece na tela do jogo jogo, uma explosão ou muitos jogadores e elementos numa mesma cena pode originar alguma queda ou oscilação naturalmente. Assim sendo, seu caso é uma queda natural ou realmente acha que está com problemas?
4) Está monitorando temperaturas com programa do tipo HWMonitor e similares?
5) Qual a fonte de alimentação?
 

Não sei o que pode estar ocasionando o problema, se é que há algum. Supondo que o problema seja real e especulando um pouco, e apesar de não ter mencionado o modelo da fonte, é importante dizer que seu processador tem tdp de 125watts, enquanto que sua placa-mãe, segundo o fabricante, suporta processadores de até 95watts.
Sei que muitos utilizam sem problemas FX de 125watts em placas mãe como a sua ou outras de 95watts, mas sei também que muitos têm problema, portanto devemos considerar essa hipótese
Mesmo uma placa-mãe que suporte processadores de até 140watts, como a M5A78L-M/USB3, pode ser que venha a ter problemas. Teoricamente placas de chipset 760g, como esta última e também a sua, não são adequadas para FX, mesmo que muitos utilizem.

As placas mãe indicadas para FX são aquelas de chipset 970, 990x e 990fx, que possuem um vrm melhor e também dissipador nessa região.

Sua placa-mãe não aceita memórias ddr4, e é tolice gastar dinheiro à essa altura do campeonato com nova placa-mãe e memória em plataforma AM3+, já que sairia mais barato comprar tecnologias atuais e melhores.
Se o problema for mesmo na região do processador, que está aquecendo e fazendo com que o mesmo perca desempenho, a solução mais barata e simples seria improvisar um dissipador no vrm da placa-mãe na tentativa de resolver o problema, que nada mais é do que pequenos quadrinhos de alumínio fixados com thermalpad.

Novamente dizendo que tudo é especulação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @eduardo furlan !

 

Sem informações mais precisas, realmente não conseguimos avançar do campo das especulações. Minha recomendação é que use o MSI Afterburner. É um software bastante simples nos recursos, mas é fácil de usar e deve ser suficiente pro que pretendemos. Configure-o pra mostrar na tela as seguintes informações:

  • Temperatura da CPU;
  • Frequência da CPU;
  • % de uso de GPU;
  • Taxa de quadros;

Observe as informações enquanto joga.

  • Caso 1: Placa de vídeo em 100% todo o tempo ou na maior parte dele. Ela é o limitador da performance, então não tem outra solução senão melhorar por aí.
  • Caso 2: A temperatura máxima de operação desse processador é 61 graus. Caso esteja acima disso, é provável que você tenha um problema de refrigeração nele.
  • Caso 3: Repare se no momento da queda nos quadros, você tem a seguinte situação: Frequência da CPU cai bruscamente, Temperatura da CPU cai um pouco. Em seguida esses valores sobem novamente para os patamares anteriores. Se isso aconteceu, você tem um gargalo térmico pelas questões já citadas no tópico. Tua placa-mãe não foi feita pra suportar esse processador e acaba por esquentar demais tentando fazê-lo. O momento dessa queda na frequência é quando os reguladores de tensão imploram por uma folga baixando a performance da CPU pra não fritarem.

 

Por último, mas não menos importante: Qual marca e modelo da tua fonte? Modelos ruins podem prejudicar a performance de várias peças de hardware não fornecendo energia da maneira adequada. Mesmo que não seja o causador direto do problema, é imperativo o uso de fontes de qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Crixus Champion

1) Na verdade eu sempre achei que o desempenho seria melhor

2) Qualquer jogo

3) Pelo tipo de computador, eu realmente acho que o desempenho deveria ser melhor, talvez pela não compatibilização da fonte, entre outras coisas 

4) Não atualmente, já cheguei a monitorar, mas como disse, procurei em outros fóruns sobre meu processador, e tive algumas convicções que era 'normal' aquecer um pouco o processador

5) Então, me esqueci de colocar ela, vou pegar a informação da placa quando chegar em casa (23:00)

adicionado 5 minutos depois

@Hanner

O único problema é que irei fazer esse teste só final de semana, sera que consigo permanecer com o fórum aberto até lá?

Outra coisa, a fonte, irei verificar só as 23:00 horas hoje

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...