Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HDs reprovados em testes. O que fazer?


Ir à solução Resolvido por Ricardov,

Posts recomendados

Olá. A Prefeitura na qual trabalho possui um HDD SATA Samsung de modelo HD161HJ. Eu rodei o SeaTools for Windows nele, versão 1.4.0.7, e o resultado foi o seguinte:

  • SMART: aprovado;
  • ShortDST: reprovado;
  • Genérico Rápido: reprovado;
  • Genérico Completo: reprovado.

Existe algo que eu possa fazer a respeito dele, a não ser descartá-lo?

 

Eu conferi os demais tópicos no fórum a respeito deste modelo de HDD, e de nada me adiantaram para sanar minha dúvida. Não os listarei aqui pois são mais de 20.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. A Prefeitura na qual trabalho possui um HDD SATA Samsung de modelo HD161HJ. Eu rodei o SeaTools for Windows nele, versão 1.4.0.7, e o resultado foi o seguinte:

  • SMART: aprovado;
  • ShortDST: aprovado;
  • Genérico Rápido: aprovado;
  • Genérico Completo: reprovado.

Existe algo que eu possa fazer a respeito dele, a não ser descartá-lo?

 

Eu conferi os demais tópicos no fórum a respeito deste modelo de HDD, e de nada me adiantaram para sanar minha dúvida, sendo eles os 6 seguintes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Olá. A Prefeitura na qual trabalho possui um HDD SATA Western Digital de modelo WD5000AVDS. Eu rodei o Western Digital Data Lifeguard Diagnostic for Windows nele, versão 1.36, e o resultado foi o seguinte:

  • Quick test: reprovado;
  • Extended test: nunca terminei, leva mais de 4 horas para executar e eu simplesmente desisto, pois tenho que ir pra casa.

Existe algo que eu possa fazer a respeito dele, a não ser descartá-lo?

 

Eu conferi os demais tópicos no fórum a respeito deste modelo de HDD, e de nada me adiantaram para sanar minha dúvida, sendo eles os 4 seguintes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. A Prefeitura na qual trabalho possui um HDD SATA SeaGate de modelo ST3500630NS. Eu rodei o SeaTools for Windows nele, versão 1.4.0.7, e o resultado foi o seguinte:

  • SMART: aprovado;
  • ShortDST: aprovado;
  • Genérico Rápido: reprovado;
  • Genérico Completo: reprovado.

Existe algo que eu possa fazer a respeito dele, a não ser descartá-lo?

 

Eu conferi o outro tópico no fórum a respeito deste modelo de HDD, e de nada me adiantou para sanar minha dúvida:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Resende Costa disse:

@Ricardov  Acaso é o HDTune Pro mais indicado do quê as ferramentas de teste dos próprios fabricantes?

 

Chefe, deve estar havendo alguma incompatibilidade do programa com esse HD por causa da placa-mãe antiga da AMD ainda de 32bits.

 

Bote pra rodar e não se preocupe com isso a não ser que venha a dar algum pipoco mas procure ter backup das coisas importantes quer seja em pendrive ou outro HD pois não se pode confiar nessas tecnologias de hoje.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Incompatibilidade de qual programa, do HD Tune Pro? Eu não usei esse programa ainda.

Depois: a placa-mãe não é para processador AMD, é para processador Intel: PCWare IPMH61R3 (8MB).

 

Botar pra rodar é o quê, fazer o teste com o HD Tune Pro? Se sim, farei, tranquilo. Só não fiz ainda, como o @Ricardov havia solicitado, pois estou primeiro testando outros HDDs usados que tenho por aqui. Depois que eu tiver testado todos com o software do fabricante, voltarei nos reprovados e farei o teste com o HD Tune Pro, ok?

 

Eu tenho backups. Todos os dados importantes destes HDDs sob teste já foram copiados... Então não preciso me preocupar caso dêem o suspiro final em breve, nesse caso eu simplesmente abrirei para retirar o ímã e o motor, e depois descartarei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Resende Costa disse:

@Henrique - RJ Incompatibilidade de qual programa, do HD Tune Pro? Eu não usei esse programa ainda.

Depois: a placa-mãe não é para processador AMD, é para processador Intel: PCWare IPMH61R3 (8MB).

 

Botar pra rodar é o quê, fazer o teste com o HD Tune Pro? Se sim, farei, tranquilo. Só não fiz ainda, como o @Ricardov havia solicitado, pois estou primeiro testando outros HDDs usados que tenho por aqui. Depois que eu tiver testado todos com o software do fabricante, voltarei nos reprovados e farei o teste com o HD Tune Pro, ok?

 

Eu tenho backups. Todos os dados importantes destes HDDs sob teste já foram copiados... Então não preciso me preocupar caso dêem o suspiro final em breve, nesse caso eu simplesmente abrirei para retirar o ímã e o motor, e depois descartarei.

 

ops ! a resposta anterior era para outro tópico sobre HD

 

No seu caso se o sistema funciona direito com esse HD não tem com que se preocupar mas caso queira uma avaliação minha a partir da experiência prática que tenho nisso, deixe aqui a imagem completa da aba " Health " do HD Tune ( pode ser a versão gratuita ) desse HD.

 

https://www.hdtune.com/files/hdtune_255.exe

 

Esse teste que fez pode dar erro. Pode tentar fazer o mesmo teste com outros programas como o gratuito HDDScan mas talvez tenha que executar ele em modo de compatibilidade:

 

http://hddguru.com/software/2006.01.22-HDDScan/

 

Eu não destruiria esses HDs que aparentemente estão com defeito pois muitas vezes não estão ou podem ser reparados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/10/2019 às 14:53, Resende Costa disse:

Olá. A Prefeitura na qual trabalho possui um HDD SATA Samsung de modelo HD161HJ. Eu rodei o SeaTools for Windows nele, versão 1.4.0.7, e o resultado foi o seguinte:

  • SMART: aprovado;
  • ShortDST: aprovado;
  • Genérico Rápido: aprovado;
  • Genérico Completo: reprovado.

Existe algo que eu possa fazer a respeito dele, a não ser descartá-lo?

 

Eu conferi os demais tópicos no fórum a respeito deste modelo de HDD, e de nada me adiantaram para sanar minha dúvida, sendo eles os 6 seguintes:

 

Na verdade, eu errei: ele foi reprovado no ShortDST também.

 

Aqui está a informação da aba "Health" do HD Tune Pro (a versão gratuita não dá informação sobre a saúde do disco):

HD Tune Pro: SAMSUNG HD161HJ Health

ID                               Current  Worst    ThresholdData       Status     
(01) Raw Read Error Rate         253      100      51       0          ok         
(03) Spin Up Time                253      253      25       4480       ok         
(04) Start/Stop Count            92       92       0        8705       ok         
(05) Retired Block Count         92       92       10       76         attention  
(07) Seek Error Rate             253      253      51       0          ok         
(08) Seek Time Performance       253      253      15       0          ok         
(09) Power On Hours Count        100      100      0        7790       ok         
(0A) Spin Retry Count            253      253      51       0          ok         
(0B) Calibration Retry Count     253      253      0        0          ok         
(0C) Power Cycle Count           96       96       0        4504       ok         
(0D) Soft Read Error Rate        100      100      0        17722      ok         
(B8) End To End Error Detection  253      253      99       0          ok         
(BB) Uncorrectable Error Count   1        1        0        2631817    ok         
(BC) Command Timeout             253      253      0        0          ok         
(BE) Airflow Temperature         160      115      0        688390170  ok         
(C2) Temperature                 151      112      0        705167389  ok         
(C3) Hardware ECC Recovered      100      100      0        17722      ok         
(C4) Reallocated Event Count     92       92       0        76         warning    
(C5) Current Pending Sector      89       89       0        103        warning    
(C6) Offline Uncorrectable       253      253      0        0          ok         
(C7) Interface CRC Error Count   200      200      0        0          ok         
(C8) Write Error Rate            253      100      0        0          ok         
(C9) Soft Read Error Rate        253      99       0        0          ok         
(CA) SSD Life Remaining          100      100      0        1          ok         

Health Status         : warning

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Resende Costa

 

Pois é, o item C5 está acusando setores pendentes e deve ser por isso que está acusando erro no ShortDST.

 

Passa o gratuito HDAT2 na opção de reparar bad blocks que deve resolver isso ( é uma ferramenta que vem no Hiren's Boot CD ) mas eu não faria nada se o sistema está rodando bem.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/10/2019 às 17:25, Henrique - RJ disse:

@Resende Costa

 

Pois é, o item C5 está acusando setores pendentes e deve ser por isso que está acusando erro no ShortDST.

 

Passa o gratuito HDAT2 na opção de reparar bad blocks que deve resolver isso ( é uma ferramenta que vem no Hiren's Boot CD ) mas eu não faria nada se o sistema está rodando bem.

 

 

Interessante, eu já tinha ouvido falar do Hiren's Boot, mas nunca usei. E nunca tinha ouvido falar do HDAT2... Pelo que vejo, é uma ferramenta independente disponível em https://hdat2.com/ , não preciso baixar o Hiren's Boot inteiro pra usá-la.

 

Porém, eu não tenho como rodar o "most powerful test", pois não disponho de 15 horas para executá-lo no meu local de trabalho... Meu expediente dura 4 horas e eu não tenho nobreak no meu computador, então a probabilidade do teste não rodar até o fim, por causa de alguma chuva, é alta. Ainda assim, vale a pena usar o HDAT2 na modalidade de teste mais simples?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/10/2019 às 15:01, Resende Costa disse:

 Olá. A Prefeitura na qual trabalho possui um HDD SATA Western Digital de modelo WD5000AVDS. Eu rodei o Western Digital Data Lifeguard Diagnostic for Windows nele, versão 1.36, e o resultado foi o seguinte:

  • Quick test: reprovado;
  • Extended test: nunca terminei, leva mais de 4 horas para executar e eu simplesmente desisto, pois tenho que ir pra casa.

Existe algo que eu possa fazer a respeito dele, a não ser descartá-lo?

 

Eu conferi os demais tópicos no fórum a respeito deste modelo de HDD, e de nada me adiantaram para sanar minha dúvida, sendo eles os 4 seguintes:

 

Aqui está a informação da aba "Health" do HD Tune Pro (a versão gratuita não dá informação sobre a saúde do disco):

HD Tune Pro: WDC WD5000AVDS-63U7B1 Health

ID                              Current  Worst    ThresholdData     Status   
(01) Raw Read Error Rate        200      200      51       8822     ok       
(03) Spin Up Time               186      183      21       3700     ok       
(04) Start/Stop Count           99       99       0        1217     ok       
(05) Reallocated Sector Count   199      199      140      1        warning  
(07) Seek Error Rate            200      200      0        0        ok       
(09) Power On Hours Count       43       43       0        42192    ok       
(0A) Spin Retry Count           100      100      0        0        ok       
(0B) Calibration Retry Count    100      100      0        0        ok       
(0C) Power Cycle Count          99       99       0        1214     ok       
(C0) Unsafe Shutdown Count      199      199      0        970      ok       
(C1) Load Cycle Count           14       14       0        559073   ok       
(C2) Temperature                113      89       0        30       ok       
(C4) Reallocated Event Count    199      199      0        1        warning  
(C5) Current Pending Sector     200      200      0        11       warning  
(C6) Offline Uncorrectable      100      253      0        0        ok       
(C7) Interface CRC Error Count  200      200      0        0        ok       
(C8) Write Error Rate           100      253      0        0        ok       

Health Status         : warning

 

adicionado 7 minutos depois
Em 23/10/2019 às 14:53, Resende Costa disse:

Olá. A Prefeitura na qual trabalho possui um HDD SATA SeaGate de modelo ST380811AS. Eu rodei o SeaTools for Windows nele, versão 1.4.0.7, e o resultado foi o seguinte:

  • SMART: aprovado;
  • ShortDST: aprovado;
  • Genérico Rápido: aprovado;
  • Genérico Completo: reprovado.

Existe algo que eu possa fazer a respeito dele, a não ser descartá-lo?

 

Eu conferi os demais tópicos no fórum a respeito deste modelo de HDD, e de nada me adiantaram para sanar minha dúvida, sendo eles os 6 seguintes:

 

Aqui está a informação da aba "Health" do HD Tune Pro (a versão gratuita não dá informação sobre a saúde do disco):

HD Tune Pro: ST380811AS Health

ID                               Current  Worst    ThresholdData         Status     
(01) Raw Read Error Rate         115      77       6        87152364     ok         
(03) Spin Up Time                95       94       0        0            ok         
(04) Start/Stop Count            98       98       20       2953         ok         
(05) Reallocated Sector Count    100      100      36       12           warning    
(07) Seek Error Rate             84       60       30       256350731    ok         
(09) Power On Hours Count        87       87       0        11787        ok         
(0A) Spin Retry Count            100      100      97       0            ok         
(0C) Power Cycle Count           97       97       20       3229         ok         
(BB) Uncorrectable Error Count   1        1        0        1606         ok         
(BD) Unknown Attribute           100      100      0        0            ok         
(BE) Airflow Temperature         72       48       45       4766433308   ok         
(C2) Temperature                 28       52       0        73014444060  ok         
(C3) Hardware ECC Recovered      68       44       0        94026718     ok         
(C5) Current Pending Sector      100      100      0        0            ok         
(C6) Offline Uncorrectable       100      100      0        0            ok         
(C7) Interface CRC Error Count   200      199      0        8            attention  
(C8) Write Error Rate            100      253      0        0            ok         
(CA) Data Address Marker errors  100      253      0        0            ok         

Health Status         : warning

 

adicionado 12 minutos depois
Em 23/10/2019 às 16:38, Resende Costa disse:

Olá. A Prefeitura na qual trabalho possui um HDD SATA SeaGate de modelo ST3500630NS. Eu rodei o SeaTools for Windows nele, versão 1.4.0.7, e o resultado foi o seguinte:

  • SMART: aprovado;
  • ShortDST: aprovado;
  • Genérico Rápido: reprovado;
  • Genérico Completo: reprovado.

Existe algo que eu possa fazer a respeito dele, a não ser descartá-lo?

 

Eu conferi o outro tópico no fórum a respeito deste modelo de HDD, e de nada me adiantou para sanar minha dúvida:

 

Aqui está a informação da aba "Health" do HD Tune Pro (a versão gratuita não dá informação sobre a saúde do disco):

HD Tune Pro: ST500DM002-1BD142 Health

ID                               Current  Worst    ThresholdData             Status   
(01) Raw Read Error Rate         105      99       6        9306208          ok       
(03) Spin Up Time                100      100      0        0                ok       
(04) Start/Stop Count            100      100      20       820              ok       
(05) Reallocated Sector Count    23       23       36       25400            failed   
(07) Seek Error Rate             78       60       30       72505633         ok       
(09) Power On Hours Count        97       97       0        3102             ok       
(0A) Spin Retry Count            100      100      97       0                ok       
(0C) Power Cycle Count           100      100      20       820              ok       
(B7) SATA Downshift Count        100      100      0        0                ok       
(B8) End To End Error Detection  100      100      99       0                ok       
(BB) Uncorrectable Error Count   100      100      0        0                ok       
(BC) Command Timeout             100      100      0        0                ok       
(BD) Unknown Attribute           100      100      0        0                ok       
(BE) Airflow Temperature         73       60       45       454688795        ok       
(C2) Temperature                 27       40       0        60129542171      ok       
(C3) Hardware ECC Recovered      48       26       0        9306208          ok       
(C5) Current Pending Sector      100      100      0        0                ok       
(C6) Offline Uncorrectable       100      100      0        0                ok       
(C7) Interface CRC Error Count   200      200      0        0                ok       
(F0) Head Flying Hours           100      253      0        239757959367709  ok       
(F1) Unknown Attribute           100      253      0        859064368        ok       
(F2) Unknown Attribute           100      253      0        -2028463793      ok       

Health Status         : failed

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Resende Costa

 

Aparentemente o primeiro HD é o que está melhor por não ter nada no ID 07 na coluna Data ainda que tenha uns pontinhos pendentes que o próprio firmware do HD pode vir a corrigir.

 

Os outros HDs não estão ruins, podendo durar anos mas também não estão com a saúde perfeita ainda que essa condição possa ocorrer até em HDs zero km.

 

Em suma, deixa esses HDs aí nos PCs funcionando que servem muito bem a não ser que esteja tendo algum problema com algum deles e que mesmo assim quase sempre dá pra consertar.

 

Essas tabelas são do SMART e nem sempre elas dão a real situação da peça pois podem estar com tudo normal e mesmo assim o HD ter um treco. É por isso que tem que se ter sempre uma forma de backup se possível automático e de fácil recuperação. Eu aqui costumo ter backup tanto de documentos/programas como até uma imagem completa de tudo mas que ainda não consegui ter tudo isso de modo automático. Se for um documento muito importante então, deixo ele em mais de duas mídias gravadas.

 

Só por curiosidade, é a prefeitura de onde ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Resende Costa

 

Em suma, deixa esses HDs aí nos PCs funcionando que servem muito bem a não ser que esteja tendo algum problema com algum deles e que mesmo assim quase sempre dá pra consertar.

 

Estão dando problema:

  • Samsung HD161HJ: foi substituído na máquina do usuário pois o sistema estava lentíssimo. Não tenho certeza se o HD era o responsável, pois a máquina chegou a melhorar o desempenho, mas ainda lenta, deixando a desejar. Só melhorou quando troquei a CPU, e ainda deixa a desejar. Trocarei em breve a placa-mãe, para resolver o problema;
  • SeaGate ST380811AS: era o que eu usava no meu computador. Tive de substituí-lo recentemente pois o computador travou abruptamente, depois o HDD começou a "bater cabeça" e eu não conseguia usar o sistema direito mais, ele não respondia nunca;
  • Western Digital WD5000AVDS-63U7B1: leva mais de 4 horas para instalar o Windows 7, o que é um absurdo de lerdeza! Meu expediente dura 4 horas e eu não posso esperar mais que isto, pois tenho que ir pra casa. Imagine como seria a utilização dele, após a instalação, então!;
  • SeaGate ST500DM002: foi instalado recentemente numa máquina cujo HDD estava com problema, apenas para em seguida eu constatar que esta unidade também estava com problema. O próprio Windows deu o alerta, numa janelinha;
  • SeaGate ST3500630NS: não instala o Windows 7, dá "Erro de E/S" toda vez.

Esses são os últimos HDDs de 3.5" que restaram, e eu tive que me contentar em resgatar HDDs usados das sucatas durante os vários meses em que não era possível adquirir HDDs novos -- era preciso esperar o Registro de Preços vigente vencer antes de lançar novas especificações, novos itens, e pegar novos orçamentos para liberar as compras. Porém, agora posso solicitar a compra, se estes que tenho em mão não tiverem conserto mesmo. Mas eu gostaria de ter certeza se não há nada a fazer por eles mesmo, antes de abri-los e descartá-los.

 

8 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Tem que se ter sempre uma forma de backup se possível automático e de fácil recuperação. Eu aqui costumo ter backup tanto de documentos/programas como até uma imagem completa de tudo mas que ainda não consegui ter tudo isso de modo automático. Se for um documento muito importante então, deixo ele em mais de duas mídias gravadas.

 

Impossível, eu trabalho apenas 20 horas por semana, só consigo atender às demandas mais urgentes da Prefeitura. Os próprios usuários é que acabam tendo que fazer backup e resolver os problemas menores sozinhos, pois eu não tenho tempo. Claro, eu faço backup de todos os HDDs que vêm para a manutenção por estarem com algum problema. Mas, se algum HDD pifar abruptamente, não posso fazer nada a respeito dos dados.

 

Por isso mesmo que resolvi testar a confiabilidade dos discos que tenho, antes de instalá-los. Fui deixando os reprovados para o fim, e agora tem praticamente só eles (fora uns HDDs de notebook em bom estado). Eu terei que tomar alguma decisão, então estou buscando mais conhecimento. Já estagiei numa empresa de maior porte onde haviam HDDs em abundância no estoque, então não era necessário se preocupar muito, mas aqui a realidade é diferente.

 

8 horas atrás, Henrique - RJ disse:

 

Só por curiosidade, é a prefeitura de onde ?

 

Se você jogar meu nome de usuário no mecanismo de busca de sua preferência, provavelmente descobrirá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Resende Costa  pelos testes esse ST500DM002 está com falha. Os demais apresentam problemas em setores, mas eventualmente poderiam ser usados mais um tempo. Faça uma formatação zero fill, instale em algum computador de teste e monitore. Se voltarem erros em pouco tempo então estão condenados.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Resende Costa

 

Pois é, enquanto há milho há pipoca e aí não falta nada, é tudo descartável ... rsrs

 

Todos esses HDs pelo visto são SATA enquanto que os meus ainda são IDE ( 40 e 80 GB ).

 

E todos esses HDs que estão com você aparentemente têm chance de voltar a funcionar e como percebe são bem menos antigos que os meus.

 

Você tem uma assistência técnica ou presta esse serviço como técnico da prefeitura e geralmente serviço técnico não perde muito tempo em reparar e joga logo no lixo o que não funciona mesmo o problema sendo nos cabos que se conectam no HD ou de BIOS da mobo corrompida ou de fonte com problema ou de algum curto lógico no hardware etc etc ... tudo coisas simples de se resolver sem gastos praticamente.

 

Estão aí acima algumas dicas que poderá aplicar mas abrir o HD e deixar suas entranhas expostas eu não faria de jeito nenhum pois acabaria com ele a curto ou médio prazo ou imediatamente. Se testar essas dicas evitará que a prefeitura gaste dinheiro dos contribuintes á toa com hardware novo que provavelmente acabará acontecendo.

 

As coisas em geral costumam ser reparáveis mas tem que se aprofundar nesses reparos ou encontrar quem os faça por bom preço.

 

Já tentou usar o backup que o próprio Windows oferece automaticamente ou explorar o seu uso fazendo tentativas em pendrives, ou HDs externos ou internos instalados ? Descobrindo como fazer bastaria deixar os PCs da prefeitura já prontos para isso.

 

Tudo dá trabalho e aprender também até em finais de semana e ás vezes é dureza. 

 

Será que a prefeitura tem mesmo necessidade de usar computador ou smartphone pra tudo ? Sabe que essas tecnologias estrangeiras costumam ser caríssimas para nós pobres brasileiros com moeda fraca e que ainda ficamos cada vez mais dependentes delas.

 

aahhh ... e carro novo também dá problema viu

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 30/10/2019 às 14:50, Ricardov disse:

@Resende Costa  pelos testes esse ST500DM002 está com falha. Os demais apresentam problemas em setores, mas eventualmente poderiam ser usados mais um tempo. Faça uma formatação zero fill, instale em algum computador de teste e monitore. Se voltarem erros em pouco tempo então estão condenados.

 

 

Estou fazendo formatações zero-fill e então testando novamente os HDDs. Por isso não dei nenhuma resposta ainda. Darei quando eu tiver concluído todo o processo, ok?

 

Uma dúvida: para HDDs Samsung, notei que o SeaTools não dá a opção de formatação zero-fill. Seria o ESTool ainda o mais indicado? É um programa que parece ter sido abandonado, devido à aquisição da divisão de HDDs da Samsung pela SeaGate...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 30/10/2019 às 14:52, Henrique - RJ disse:

@Resende Costa

Você tem uma assistência técnica ou presta esse serviço como técnico da prefeitura e geralmente serviço técnico não perde muito tempo em reparar e joga logo no lixo o que não funciona mesmo o problema sendo nos cabos que se conectam no HD ou de BIOS da mobo corrompida ou de fonte com problema ou de algum curto lógico no hardware etc etc ... tudo coisas simples de se resolver sem gastos praticamente.

 

Estão aí acima algumas dicas que poderá aplicar mas abrir o HD e deixar suas entranhas expostas eu não faria de jeito nenhum pois acabaria com ele a curto ou médio prazo ou imediatamente. Se testar essas dicas evitará que a prefeitura gaste dinheiro dos contribuintes á toa com hardware novo que provavelmente acabará acontecendo.

Eu sou concursado na Prefeitura. Não tenho muito tempo pra perder tentando recuperar os HDDs, mas não posso falar pra minha chefe comprar outros, novos, enquanto eu não puder afirmar, com certeza suficiente, de que estes não servem mais. Seria uma mentira.

 

Quanto a abrir, eu quis dizer que sempre abro antes de jogar fora, pra tirar os ímãs. Eles são muito úteis pra evitar que os parafusos caiam das caixinhas e se espalhem pra todo lado. Quanto decido abrir, é por considerar que o HDD não tem mais solução. Não abro como parte de algum reparo não!

 

Em 30/10/2019 às 14:52, Henrique - RJ disse:

Já tentou usar o backup que o próprio Windows oferece automaticamente ou explorar o seu uso fazendo tentativas em pendrives, ou HDs externos ou internos instalados ? Descobrindo como fazer bastaria deixar os PCs da prefeitura já prontos para isso.

Não tenho tempo pra fuçar os recursos do Windows, pois trabalho só 20 horas por semana. Frequentemente, não tenho tempo suficiente nem pra atender às demandas mais urgentes que me lançam, o que dizer então de buscar aperfeiçoar e complementar meu trabalho! Impossível...

 

Em 30/10/2019 às 14:52, Henrique - RJ disse:

Será que a prefeitura tem mesmo necessidade de usar computador ou smartphone pra tudo ? Sabe que essas tecnologias estrangeiras costumam ser caríssimas para nós pobres brasileiros com moeda fraca e que ainda ficamos cada vez mais dependentes delas.

Pô, legal, mas eu não tenho tempo de fazer metade do meu serviço, como vou ter tempo de propor alternativas pra administração? Tudo aqui ainda é improvisado e eu tenho que botar ordem na casa pra ela continuar funcionando do jeito que está, mas só consigo enxugar gelo. Não dá tempo pra sonhar com as formas que aqui idealmente seria no futuro quando o cabeamento de rede é um espaguete não-estruturado e eu tenho que resolver isso imediatamente, antes que surjam novos funcionários e não haja como manter a rede funcionando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pois bem... Resultados:

  • o SeaGate ST3500630NS que dava erro de E/S durante a instalação do Windows 7 deu erro no SeaTools for DOS. As operaçãos "Erase", "Short" e "Long", nessa ordem, todos deram erro, em execução no dia 14/11/2019;
  • o SeaGate ST3500630NS que não era detectado pelos computadores não consegui fazer nada, pois também não é detectado pelo SeaTools for DOS. Parece ter dado uma piorada, pois com ele os computadores não passam o POST e dão BOOT mais (via outro HD, principal);
  • o Western Digital WD5000AVDS que levava mais de 4 horas para instalar o Windows, eu tentei, no dia21/11/2019, rodar o Data Life Diagnostic no modo "Erase", mas ele levaria mais de 5 horas para apagar tudo, por isso abortei a operação;
  • o SeaGate ST500DM002, quando executei o SeaTools for DOS, foi aprovado no "Full Erase", mas reprovado nos testes subsequentes: "Long test" e "Short Test";
  • o SeaGate ST380811AS que estava batendo cabeça, em execução do SeaTools for DOS, foi aprovado no "Erase all", "Short DST" e no "Long", no dia 12/11/2019. Daí rodei o SeaTools for Windows no dia 22/11/2019, e ele novamente foi aprovado em todos os testes: "Smart", "ShortDST", "Rápido" e "Completo". Parece que esse deu certo mesmo, foi "consertado"!

 

Ainda não fiz nada a respeito dos HDs Samsung, pois ainda não baixei e instalei o programa adequado para mexer neles.

 

Pergunto: agora que já tentei zero-fill 1 vez em cada HD, vale a pena tentar algo mais antes de abrir para tirar ímãs e em seguida descartar os 4 primeiros listados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...