Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HTML Criação de sites (para leigos)


Posts recomendados

Amigos,

 

Primeiramente, desculpem-me pelo texto longo e obrigado pela atenção.

 

Gostaria de aprender a criar sites, mas sou um completo ignorante em tudo que cerca o tema. Pesquisei alguns fóruns e cursos gratuitos, mas me perco em meio a tantos termos desconhecidos (python, c++, html5, php, java, node, sql, front end, back end etc).

 

Sendo assim, por favor me ensinem a pescar... partindo do zero, o que devo estudar e em qual ordem devo estudar? Não sei por onde começar e tenho medo de perder tempo aprendendo conteúdos que não contribuem com meus objetivos.

 

Para finalizar, meus objetivos são a criação de um site para um projeto social e de outro para um empreendimento comercial. Detalhes a seguir:

 

PROJETO SOCIAL

Spoiler

 

Criei um projeto social reunindo alguns colegas que doam parte de seus rendimentos mensalmente. Ao final do período, toda a quantia arrecadada é usada para uma ação social em âmbito local, decidida por votação.

 

Ocorre que o projeto cresceu rapidamente e o grupo de whatsapp já não é suficiente para a prestação de contas, divulgação das ações etc.

 

Desta forma, gostaria de criar um site simples para adicionar publicações semanais (com texto, imagens e vídeos), prestação de contas (upload de notas fiscais) e contato para novas adesões.

 

PEDIDO: Indicação de conteúdo a ser estudado e de um “criador de sites” que permite a um leigo criar, manter e atualizar um site facilmente.

 

OBSERVAÇÃO: baixo custo e celeridade.

 

 

EMPREENDIMENTO

Spoiler

 

Moro no interior e, na minha região, o artesanato ainda é bem forte. Assim, gostaria de criar um site de marketplace para intermediar o comércio destes produtos e tentar ganhar uma grana extra.

 

PERGUNTA: Se me dedicar no mínimo 1 hora por dia, considerando meu total desconhecimento, em menos de 1 ano consigo elaborar algo parecido com um “Mini Mercado Livre” em minha região, com cadastro de vendedores, compradores, formas variadas de pagamento etc? Ou seria impossível e deveria procurar um profissional?

 

 

Mais uma vez, muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, boa tarde!

 

Primeiramente, foque no básico: HTML5, CSS3 e JS (jQuery). Siga alguns tutoriais e faça algumas páginas estáticas.

 

Segundo, uma linguagem de programação muito utilizada: PHP, usando MySQL de Banco de Dados.

 

Terceiro, pesquise sobre Wordpress.org… Excelente gerenciador de conteúdo, com vários plugins que podem te ajudar.

 

Boa sorte!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas indicações, VTPA!

 

Vou dividir um pouco de minhas pesquisas com vocês, para verem se estou no caminho certo.

 

Quanto ao PROJETO SOCIAL:

 

Domínio:

- Devo registrar no registro.br, ainda que outras plataformas ofereçam a opção.

- Vou de .org, acho que não vai prejudicar muito na divulgação e se adequa melhor ao caráter social da ideia.

 

Hospedagem:

- A que mais aparece nas inúmeras listas de “melhores” é a Hostgator. Outra com muitas indicações é a Hostinger. Acho que vou na primeira.

 

Criadores de sites:

- Como não tenho conhecimento, preciso de uma solução rápida e não pretendo gastar o dinheiro da caridade com um webdesigner, a utilização dessa ferramenta parece a solução mais viável.

- Minhas pesquisas apontam uma predileção para a Wix e a Wordpress, além de algumas menções para Duda, Hostgator e Squarespace.

- Quanto ao Wix, parece-me a menos complexa. Ainda não entendi bem se serve também como hospedagem ou se será um custo adicional.

- Quanto ao Wordpress, se entendi bem, está disponível em hospedagens como a Hostgator. Além disso, pareceu-me a mais adequada para meu objetivo, que é criar uma espécie de site de notícias com vídeos, fotos e texto.

 

Quanto ao outro projeto, do EMPREENDIMENTO, ainda não consegui concluir se com cerca de 6 meses, dedicando 1 hora/dia, vou possuir um conhecimento razoável para elaborar meu “Mini Mercado Livre”.

 

Sigo pesquisando. Qualquer ajuda é muito bem vinda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Tikandeia Olá

 

2 horas atrás, Tikandeia disse:

Vou de .org, acho que não vai prejudicar muito na divulgação e se adequa melhor ao caráter social da ideia.

Posso estar enganado, mas para você utilizar o  .org, você precisa ter uma ONG. Não sei se é seu caso. Caso não, vá de .com.br

 

2 horas atrás, Tikandeia disse:

A que mais aparece nas inúmeras listas de “melhores” é a Hostgator. Outra com muitas indicações é a Hostinger. Acho que vou na primeira.

Isso vai de acordo com seus planos.. Hostigator e Hostinger são umas das mais utlizadas.. Porém não são as únicas. Pesquise aquela que oferece mais recursos por um bom preço.

 

2 horas atrás, Tikandeia disse:

Como não tenho conhecimento, preciso de uma solução rápida e não pretendo gastar o dinheiro da caridade com um webdesigner, a utilização dessa ferramenta parece a solução mais viável.

Solução rápida, com certeza é contratando para fazerem por você.  Porém, como disse, não quer gastar o dinheiro da caridade pelo projeto, nesse caso, precisas estudas o básico do HTML e CSS.  Depois partir para algo mais aprofundado como o php e banco de dados.

 

2 horas atrás, Tikandeia disse:

Minhas pesquisas apontam uma predileção para a Wix e a Wordpress, além de algumas menções para Duda, Hostgator e Squarespace.

Wix é uma plataforma que permite criar sites simples e genéricos. 

O wordpress é um CMS( gerenciador de conteúdo), que é bastante usado para criar sites, simples e avançados.

Basta você ter o servidor, baixar a última versão do wordpress, enviar ao servido e configurar. Com ele, podes usar diversos templates.

 

2 horas atrás, Tikandeia disse:

Quanto ao outro projeto, do EMPREENDIMENTO, ainda não consegui concluir se com cerca de 6 meses, dedicando 1 hora/dia, vou possuir um conhecimento razoável para elaborar meu “Mini Mercado Livre”.

É impossível de dizer quanto tempo vai levar...  a curva de aprendizado são diferentes, para cada pessoa... Mesmo que se dedique 8 horas por dia, vai haver dificuldades... que você vai precisar de mais tempo de pesquisa e estudo...

Mas você é você... só você sabe o quanto vai levar.

 

Eu por exemplo, aprendi o básico do PHP em 1 semana, em 1 mês eu já estava desenvolvendo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela explicação, DiF!

 

Quanto ao domínio, o .com.br já está registrado. Não tenho ONG, o projeto foi uma ação que planejei entre amigos, esses amigos convidaram outros amigos e o grupo foi crescendo. Acho que apenas o .org.br que carece de comprovação.

 

Da hospedagem, realmente vi que cada plataforma oferece diferentes recursos, mas como não entendo nada, fica difícil comparar.

 

Com relação ao criador de sites, dá para extrair algo desse WordPress só "futicando" ou requer um conhecimento básico?

 

Vou procurar na udemy uns cursos gratuitos de HTML e CSS. Faço primeiro o HTML, o CSS ou tanto faz?

 

Fico muito agradecido pela contribuição!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Tikandeia

1 hora atrás, Tikandeia disse:

dá para extrair algo desse WordPress só "futicando" ou requer um conhecimento básico?

O wordpress, possui um editor do tipo arrasta e solta no painel administrativo dele, mas também permite que possam editar via código HTML, CSS, Javascript e até mesmo o PHP.

 

O editor é bem simples e não vais fazer muita coisa com ele, só mexer na aparência, adicionar menus, widgets, instalar temas e etc.  

Já  o editor de código, permite mudar tudo do jeito que você quiser. Contanto que você saiba o que está fazendo.

 

1 hora atrás, Tikandeia disse:

Vou procurar na udemy uns cursos gratuitos de HTML e CSS. Faço primeiro o HTML, o CSS ou tanto faz?

Na verdade os dois andam lado a lado. estude os dois juntos.

O HTML/5 é bem fácil e entender e aprender. Ele é uma linguagem de marcação, então você só precisa saber quando usar os elementos que compõe a estrutura do site.

o CSS/3, também é fácil de entender, pegando o conceito básico e sabendo como funciona as declarações das regras, você será capaz de estilizar os elementos. O CSS3 te permite fazer animações e efeitos legais no site.

 

Depois de aprender eles, você pode aprender alguma coisa de javascript(jQuery é mais "fácil" )

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, DiF disse:

@Tikandeia

O wordpress, possui um editor do tipo arrasta e solta no painel administrativo dele, mas também permite que possam editar via código HTML, CSS, Javascript e até mesmo o PHP.

 

O editor é bem simples e não vais fazer muita coisa com ele, só mexer na aparência, adicionar menus, widgets, instalar temas e etc.  

Já  o editor de código, permite mudar tudo do jeito que você quiser. Contanto que você saiba o que está fazendo.

 

Na verdade os dois andam lado a lado. estude os dois juntos.

O HTML/5 é bem fácil e entender e aprender. Ele é uma linguagem de marcação, então você só precisa saber quando usar os elementos que compõe a estrutura do site.

o CSS/3, também é fácil de entender, pegando o conceito básico e sabendo como funciona as declarações das regras, você será capaz de estilizar os elementos. O CSS3 te permite fazer animações e efeitos legais no site.

 

Depois de aprender eles, você pode aprender alguma coisa de javascript(jQuery é mais "fácil" )

 

 

Acho que você apontou com clareza o caminho a ser trilhado. Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...