Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Pincipi

Reparo haste Samsung NP270E4E

Posts recomendados

É o notebook do meu filho mais novo que quebrou a haste:

aste.thumb.jpg.92f932c37aea513a591b9943ea38f3be.jpg

Achei no mercado nacional a direita por 59,50 ou o par a 79,99 fora o frete. Também achei o par na China a partir de U$ 7,57. O problema é que não tenho praticamente disponível um centavo para investir no valor do reparo.

A pergunta é se já existe alguma forma macetosa de consertar a haste, sem ter que substituir. Já vi em outros posts que por via de regra não tem como soldar ou emedar, a única solução é a troca mesmo.

Eu imagino tipo adaptar outra marca mais barata ou até mesmo fazer uma com um pedaço de ferro ou alumínio.

Fora a haste, ainda tem a carcaça, ou melhor a tampa ou "LCD Back Cover" ou "Top Cover" que também quebrou na parte de fixar os parafusos. Aqui no Brasil eu não achei nem usada mas, na China tem nova a partir de U$ 36,00. Existem vários posts ensinando a reparar com cola misturada a bicarbonato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Pincipi disse:

Existem vários posts ensinando a reparar com cola misturada a bicarbonato.

@Pincipi Tudo Bem?

Em dobradiças, já tentei várias vezes esse método com "super cola", com colas epoxi e não deu certo! Se não vai investir no note e se sua aparência não for o foco você pode atravessar a carcaça dele com parafusos, apesar que na foto não sei se isso é possível.

Compartilhar este post

Link para o post

@GusGraf  Sim, deu para notar que é possível atravessar a carcaça com parafusos, inclusive já tenho eles mas, o dono do note (meu filho) não aceita de jeito nenhum, prefere ficar sem. Analisando bem o espaço, dá para encaixar os parafusos apenas antes da tampa frontal ou moldura, se atravessar também a moldura, não consegue fechar a tampa, as cabeças dos parafusos ou as roscas raspam na parte do teclado.

Ainda tem o detalhe da haste estar quebrada, mesmo fixando as dobradiças com parafusos, a haste fica solta e ai com certeza, no abrir e fechar da tampa, vai forçar a tela até ela trincar.

Outro detalhe, pensei em afrouxar o parafuso da dobradiça do lado direito, assim, não forçaria o conjunto mas, já fiz isso com outro notebook e a dobradiça oposta não aguentou a carga, a tampa não ficava posicionada aberta, ia cedendo aos poucos, fechando lentamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Consegui comprar o par de hastes (R$ 41,90) no MercadoLivre total de R$ 55,80 com o frete, deve chegar hoje, enquanto isso já fui preparando o serviço.

Analisando os encaixes da direita:

2.jpg.a4be9476c61ac37543f8c69fdb485b33.jpg

E da esquerda:

3.jpg.7dcee375eb1abe9a1eeb44a1cdde2b00.jpg

Parece que basta colar as roscas nos respectivos lugares para resolver, já que a tampa não está nem trincada.

Pensei em fazer a colagem com o parafuso apertado no lugar, imaginando que estaria assim bem alinhado e a cola iria se espalhar fixando todo o conjunto, inclusive penetrando no rosqueamento, travando o parafuso, como pretendo fazer um reforço em volta, com bicarbonato, decidi por fixar primeiro a bucha rosca e depois de seco parafusar, o primeiro que colei com super bonder foi o da esquerda, enchi o buraco da tampa com cola e assim que coloquei a rosca, a cola se espalhou e colou tudo junto, a pinça, a bucha de rosca e a tampa, se não estivesse usando a pinça, teria colado meus dedos.

A cola que penetrou dentro do buraco da rosca não secou de imediato, ficou liquida como fica dentro do pote então, introduzi uma chave de fenda fina dentro, removendo aos poucos e limpando a ponta dela com um pano, até a cola secar.

Ainda ficaram alguns resíduos, o suficiente para travar o parafuso antes do término da rosca:

4.jpg.e8542e664c81963aefffd90c05e33dfb.jpg

Com muita paciência eu roscava até onde dava e desrosqueava, introduzindo a chave de fenda para remover o excesso, vai e volta umas dez vezes até limpar por completo a rosca.

Depois segui o mesmo procedimento para o lado direito, só que desta vez coloquei menos cola, só uma gota preencheu metade do buraco e na hora de colocar a bucha de rosca a cola se espalhou e cobriu todo o buraco, entrou menos cola dentro da rosca que saiu com mais facilidade:

1.jpg.88a2746fbf590704ea26f0159fdd36fe.jpg

Num bloco único e não em raspas como na primeira vez.

Repensando no processo, acho que teria sido melhor colar com o conjunto já montado na posição, creio que assim a cola não iria entrar tanto no parafuso a ponto de travar e não permitir a sua remoção.

Foi bom ter verificado o outro lado, caso contrário teria ficado meio fraco ou solto a ponto de quebrar também os outros encaixes com o movimento de abrir e fechar. Seguindo o mesmo princípio, também vou verificar as roscas das dobradiças do lado da carcaça inferior, só para garantir, se for necessário também aproveito e já faço a colagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...