Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Pincipi

Reparo haste Samsung NP270E4E

Posts recomendados

É o notebook do meu filho mais novo que quebrou a haste:

aste.thumb.jpg.92f932c37aea513a591b9943ea38f3be.jpg

Achei no mercado nacional a direita por 59,50 ou o par a 79,99 fora o frete. Também achei o par na China a partir de U$ 7,57. O problema é que não tenho praticamente disponível um centavo para investir no valor do reparo.

A pergunta é se já existe alguma forma macetosa de consertar a haste, sem ter que substituir. Já vi em outros posts que por via de regra não tem como soldar ou emedar, a única solução é a troca mesmo.

Eu imagino tipo adaptar outra marca mais barata ou até mesmo fazer uma com um pedaço de ferro ou alumínio.

Fora a haste, ainda tem a carcaça, ou melhor a tampa ou "LCD Back Cover" ou "Top Cover" que também quebrou na parte de fixar os parafusos. Aqui no Brasil eu não achei nem usada mas, na China tem nova a partir de U$ 36,00. Existem vários posts ensinando a reparar com cola misturada a bicarbonato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Pincipi disse:

Existem vários posts ensinando a reparar com cola misturada a bicarbonato.

@Pincipi Tudo Bem?

 

Em dobradiças, já tentei várias vezes esse método com "super cola", com colas epoxi e não deu certo! Se não vai investir no note e se sua aparência não for o foco você pode atravessar a carcaça dele com parafusos, apesar que na foto não sei se isso é possível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@GusGraf  Sim, deu para notar que é possível atravessar a carcaça com parafusos, inclusive já tenho eles mas, o dono do note (meu filho) não aceita de jeito nenhum, prefere ficar sem. Analisando bem o espaço, dá para encaixar os parafusos apenas antes da tampa frontal ou moldura, se atravessar também a moldura, não consegue fechar a tampa, as cabeças dos parafusos ou as roscas raspam na parte do teclado.

Ainda tem o detalhe da haste estar quebrada, mesmo fixando as dobradiças com parafusos, a haste fica solta e ai com certeza, no abrir e fechar da tampa, vai forçar a tela até ela trincar.

Outro detalhe, pensei em afrouxar o parafuso da dobradiça do lado direito, assim, não forçaria o conjunto mas, já fiz isso com outro notebook e a dobradiça oposta não aguentou a carga, a tampa não ficava posicionada aberta, ia cedendo aos poucos, fechando lentamente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consegui comprar o par de hastes (R$ 41,90) no MercadoLivre total de R$ 55,80 com o frete, deve chegar hoje, enquanto isso já fui preparando o serviço.

Analisando os encaixes da direita:

2.jpg.a4be9476c61ac37543f8c69fdb485b33.jpg

E da esquerda:

3.jpg.7dcee375eb1abe9a1eeb44a1cdde2b00.jpg

Parece que basta colar as roscas nos respectivos lugares para resolver, já que a tampa não está nem trincada.

Pensei em fazer a colagem com o parafuso apertado no lugar, imaginando que estaria assim bem alinhado e a cola iria se espalhar fixando todo o conjunto, inclusive penetrando no rosqueamento, travando o parafuso, como pretendo fazer um reforço em volta, com bicarbonato, decidi por fixar primeiro a bucha rosca e depois de seco parafusar, o primeiro que colei com super bonder foi o da esquerda, enchi o buraco da tampa com cola e assim que coloquei a rosca, a cola se espalhou e colou tudo junto, a pinça, a bucha de rosca e a tampa, se não estivesse usando a pinça, teria colado meus dedos.

A cola que penetrou dentro do buraco da rosca não secou de imediato, ficou liquida como fica dentro do pote então, introduzi uma chave de fenda fina dentro, removendo aos poucos e limpando a ponta dela com um pano, até a cola secar.

Ainda ficaram alguns resíduos, o suficiente para travar o parafuso antes do término da rosca:

4.jpg.e8542e664c81963aefffd90c05e33dfb.jpg

Com muita paciência eu roscava até onde dava e desrosqueava, introduzindo a chave de fenda para remover o excesso, vai e volta umas dez vezes até limpar por completo a rosca.

Depois segui o mesmo procedimento para o lado direito, só que desta vez coloquei menos cola, só uma gota preencheu metade do buraco e na hora de colocar a bucha de rosca a cola se espalhou e cobriu todo o buraco, entrou menos cola dentro da rosca que saiu com mais facilidade:

1.jpg.88a2746fbf590704ea26f0159fdd36fe.jpg

Num bloco único e não em raspas como na primeira vez.

Repensando no processo, acho que teria sido melhor colar com o conjunto já montado na posição, creio que assim a cola não iria entrar tanto no parafuso a ponto de travar e não permitir a sua remoção.

Foi bom ter verificado o outro lado, caso contrário teria ficado meio fraco ou solto a ponto de quebrar também os outros encaixes com o movimento de abrir e fechar. Seguindo o mesmo princípio, também vou verificar as roscas das dobradiças do lado da carcaça inferior, só para garantir, se for necessário também aproveito e já faço a colagem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...