Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial reverter configuração Preset TP link Agile Config


Posts recomendados

Boa noite pessoal, vim compartilhar um conhecimento que sofri muito para conseguir achar como fazer.

 

Vejo muitas pessoas que estão vendendo roteadores usados da TP Link que são exclusivos para provedores por exemplo: Archer C20W, C5W  etc...

 

a.png.1cb7322768b4dc45b650685b4991c9af.png1251851805_roteadorexlusivoparaprovedores.thumb.jpg.0929fd951fed3333ddfc9737f6dd1174.jpg 

 

Estes modelos de roteadores, são exclusivos para provedores e muitas vezes quando cancelamos nossos provedores de internet, eles não querem o roteador de volta. Eles definem o próprio preset(configuração padrão de fabrica) exclusivo da operadora (Nome de rede... senha de admin, senha de wifi, usuario e senha pppoe.. etc) e quando cancelamos o provedor, queremos usar nossa própria configuração, mas o provedor se recusa a reverter as alterações, mesmo quando resetamos de fábrica, ele volta para as configurações que o provedor definiu.

 

Esses roteadores modelo <W> são compatíveis com o Agile Config (exclusivo para provedores), essa ferramenta não está disponível para o usuário final, felizmente algum provedor mexicano disponibilizou para download, caso queiram que eu disponibilize, poderei postar e um tutorial de como utilizar e fornecer a ferramenta.

 

Resumidamente, a TP Link permite que os provedores customizem seu próprio firmware.

 

Neste caso estou ensinando como reverter as configurações já feitas no roteador.

 

Vocês precisarão habilitar o Cliente Telnet  nos recursos do windows

 

1079198856_TelnetCLient.png.a4c8a1b20c028913486ca8ff8b00f890.png

 

Abra o "Ativar ou desativar recursos do Windows"  procure por Cliente Telnet   ou   Client Telnet   de OK.

Após isso abra o CMD (prompt de comando) digite ipconfig, procure pelo seu gateway padrão, lembre-se que você deve obter o endereço de seu roteador.

 

144434595_gatewaypadrao.png.c5e1b994bd2a6b7c6d3cfe78f1e3b153.png

 

A maioria dos roteadores vem configurados com o IP 192.168.0.1  ou 192.168.1.1 

veja qual é o seu caso e guarde este número de IP, no meu caso é 10.0.0.1

 

Com este IP em mãos continue no prompt de comando, agora digite o comando abaixo:

 

Exemplo: telnet numero de IP

 

No meu caso,    telnet 10.0.0.1  e pressione enter

 

 

telnet.png.1d6d8ee3dbcf6969790bc3f993b691b4.png

 

Caso o cliente telnet se conectou com sucesso ao roteador, ele irá pedir uma senha como na tela abaixo:

 

 

571095875_senhatelnet.png.5ed3b31ab6ea4cccb707fff192ac394c.png

Nesta tela de password:

 

não digite a senha de seu roteador,  digite  reset    Nota: a senha digitada não é exibida.

 

Apos digitar reset, aperte enter e será exibida a seguinte mensagem:

 

"Reseting should be done within 10 mins."      "O Reset deverá ser feito dentro de 10 minutos."

 

 

2118906902_reset10minutos.png.e78a5af9012d8622fc60d85ef4b9e7ea.png

 

Ele continuará com o campo password:  não feche o telnet.

 

Pressione o botão reset de seu roteador por 5 segundos, aguarde o reset ser concluido (ainda não está pronto)

 

ainda nesta tela, digite novamente a "senha"   reset  e uma nova mensagem será exibida informando que o roteador pode ser resetado agora.

 

1625781447_resetnow.png.b802556911735fff0f816857ff662ed3.png

 

Novamente pressione o botão de reset de seu roteador por 5 segundos e aguarde.

 

E Voalá espero que seu roteador tenha voltado para as configurações de fábrica da própria TP Link, e não as configurações que seu ex provedor definiu.

 

A ferramenta Agile Config  só pode ser utilizada uma única vez, apos inserida as configurações desejadas, deverá ser feito esse processo, e somente apos o reset ser concluído, poderá ser inserida novas informações pelo Agile Config.

 

Espero ter ajudado alguém, este é meu primeiro tutorial, são bem vindas crítias, elogios e sugestões

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 6
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá Geyson, eu tenho o roteador tp link archer c5W, tentei realizar esse procedimento para restaurar as configurações do aparelho, porém no segundo passo, quando digito a senha, aparece esta mensagem: Login incorrect. Try again.  Sabe informar porque acontece isso? Gostaria muito de poder resetar meu aparelho, preciso mudar a senha do wifi. Também não sei a senha que pede pra entrar nas configurações, pois quem o configurou fez através da ferramenta agile config.                

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/12/2019 às 14:58, fsilva37 disse:

Olá Geyson, eu tenho o roteador tp link archer c5W, tentei realizar esse procedimento para restaurar as configurações do aparelho, porém no segundo passo, quando digito a senha, aparece esta mensagem: Login incorrect. Try again.  Sabe informar porque acontece isso? Gostaria muito de poder resetar meu aparelho, preciso mudar a senha do wifi. Também não sei a senha que pede pra entrar nas configurações, pois quem o configurou fez através da ferramenta agile config.                

Digite a senha "reset"   da mesma forma do primeiro passo. mande uma print fazendo favor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 15/02/2020 às 08:51, Jeferson Felipe disse:

@Geyson Guessi, consegue me passar o link para baixar o Agile Config? 

 

Segue os links, fiz upload pelo *****

 

https://*****/#!zVcHhSTB!lcYuJ5rhWfzxvh5euNWTIWtg-RdGMvtOpmEfXSQH1Ls
https://*****/#!aEc1GKqY!off1IDUTNGSttU8qsBFGJNw_4WZ24lusIxJ_EalT7gw
https://*****/#!mVV31QCK!Ihc6-HKPJCa_Fgvz-wqooCwJQxQ9X3w7hZeGzAce8Jc

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...

Bom dia!

Gostaria de agradecer ao Geyson Guessi pelo tutorial.

Agora uma dica para quem se deparar com o "habilitar recursos do Windows em branco", e não estiver conseguindo ativar o Telnet de nenhuma maneira, seja por cmd ou painel de controle, e não conseguir resolver o problema do "habilitar recursos do Windows em branco", enfim, o jeito é tentar pelo linux.

Usei o Linux Ubuntu 18.04.2 LTS.

 

Instale o Cliente Telnet com o seguinte comando no terminal:

 

sudo apt-get install telnetd -y

 

Após a instalação completa, verifique o status do serviço com o seguinte comando:

 

sudo systemctl status inetd

 

Ficou OK, beleza....

 

Segue o tutorial do Geyson Guessi.

 

Obs: caso use outra distro linux, busque na web como instalar o Telnet.

 

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
2 horas atrás, Wagner Calazans disse:

@JohnsonFontes Você resetou seu roteador antes de tentar dar o TelNet? Eu to achando q o meu problema está sendo esse. Eu resetei meu roteador, voltando as configurações padrões do provedor... E agora nao consigo o Telnet por nada. Se alguém tiver uma luz, eu aceito.

Printa seu ipconfig e o telnet e posta aqui pra nós vermos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Geyson Guessi Conforme solicitado estou anexando as imagens do ipconfig e do telnet.
O meu é um Archer C5 W. telnet-windows.thumb.png.8e97227fde981ca6583263a030cb7d19.png


Dando erro conectei o roteador em outra maquina, dessa vez usei uma linux, Ubuntu 20.

 

ubuntu.thumb.png.5522d5644c463c14a9e326dea649f845.png

Em ambas eu tive o cuidado de deixar o DHCP ativo para obter um IP diretamente do roteador e em ambos os casos, recebi a resposta como 10.0.10.1, sendo o gateway.

________________________________________
 

@Fabio silva231217 Provavelmente bloqueado. Qual o modelo do seu roteador?
Chegou a seguir os passos do autor do post? O desbloqueio, a principio é realizado apenas dessa forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá, pessoal fui acompanhar esse tutorial e me deparei com o mesmo problema do amigo @fsilva37 "Login incorrect. Try again" . Também ao seguir o tutorial pede para pressionar o botão de reset do aparelho por 5 segundos, mas independente do tempo que eu passe segurando esse botao de reset , parece não haver nenhum comando de reset sendo efetuado. o roteador permanece funcionando normalmente sem ter as configurações resetadas.

 

Será que eu consigo passar um firmware padrão da TP-Link nesse roteador usando TFTP ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, jdpms disse:

Olá, pessoal fui acompanhar esse tutorial e me deparei com o mesmo problema do amigo @fsilva37 "Login incorrect. Try again" . Também ao seguir o tutorial pede para pressionar o botão de reset do aparelho por 5 segundos, mas independente do tempo que eu passe segurando esse botao de reset , parece não haver nenhum comando de reset sendo efetuado. o roteador permanece funcionando normalmente sem ter as configurações resetadas.

 

Será que eu consigo passar um firmware padrão da TP-Link nesse roteador usando TFTP ?

 

Tutorial de Como Reverter o Archer C5 <W> para o Firmware Padrão da TP-Link

 

Pessoal, consegui fazer o que queria através do TFTP, vou deixar os passos aqui de como fiz e deu certo no meu caso:

 

Trata-se de outra forma de resetar esses Roteadores que vem com imagem modificada pela operadora que não te deixa alterar as configurações do roteador, caso você não consiga pela forma que o colega @Geyson Guessi nos ensinou.

 

DISCLAIMER: Antes de tudo tenha em mente que esse procedimento deve ser feito seguindo todos os passos, mas já adianto que não me responsabilizo por qualquer problema que possa vir a acontecer e deixo claro que há uma remota possibilidade de "bricar" (tornar inutilizável) seu roteador. No meu caso deu certo, por isso estou passando o passo a passo para fins educacionais apenas.

Dito isso, vamos lá.

 

Você vai precisar do Firmware Original de fabrica do Archer C5 W V4 que pode ser encontrado aqui:

https://www.tp-link.com/br/support/download/archer-c5-w/#Firmware

 

Também vai precisar do programa TFTP para Windows

https://tftp.br.uptodown.com/windows

 

Vamos precisar também do utilitário DD, como esse tutorial é focado em Windows ele não vem nativamente, então você vai ter que baixar ele, pode ser por aqui:

http://www.chrysocome.net/downloads/dd-0.5.zip

 

Depois de baixar todos os arquivos, crie uma pasta em algum lugar do seu PC para extrair, nesse tutorial vou criar a pasta C:\TPLINK

 

1 - Instale o TFTP

2 - Altere o IP do seu PC para o endereço 192.168.0.66 e máscara de sub-rede 255.255.255.0

3 - Abra o arquivo de firmware que você baixou do site da TP-Link acima, no nosso caso é o "Firmware - C5.zip", dentro desse arquivo vai ter uma pasta chamada "2 - Final"

4 - Copie o arquivo Archer_C5(BR)v4_3.16.0_0.9.1_up_boot(200427)_2020-05-07_13.57.26.bin para a pasta C:\TPLINK

5 - Dentro da pasta C:\TPLINK extraia o utilitário dd.exe que você baixou acima

6 - Abra o prompt de comando como Administrador e navegue até a pasta C:\TPLINK

Para utilizarmos o firmware no modo recovery é necessário cortarmos os primeiros 512 bytes do arquivo .bin, para isso utilizaremos o utilitário dd.exe

IMPORTANTE: Não tente usar o arquivo .bin da mesma forma que veio do site da tp-link pois corre o risco de "bricar" seu roteador, não me responsabilizo por nenhum dano.

7 - No prompt de comando que você abriu digite: 

 

dd if=Archer_C5\(BR\)v4_3.16.0_0.9.1_up_boot\(200427\)_2020-05-07_13.57.26.bin of=tp_recovery.bin bs=512 skip=1

 

8 - Depois desse comando na sua pasta C:\TPLINK vai existir o arquivo tp_recovery.bin (que é o firmware original pronto para ser restaurado)

9 - Abra o TFTP e escolha a interface de rede que está configurada com o IP 192.168.0.66 (passo 2)

10 - No TFTP em "current directory" clique em "Browse" e navegue até a pasta C:\TPLINK - pronto, a partir desse momento o servidor está rodando e pronto para receber a requisição de restauração do roteador, o que faremos no próximo passo.

11 - Plugue o cabo de rede entre o PC e em uma das portas LAN (1 - 4) do seu roteador. Com um objeto pontiagudo mantenha pressionado o botão reset do roteador e ligue o mesmo com o botão pressionado até a luz do WPS acender (símbolo duas setas).

12 - Se tudo der certo, você vai perceber no TFTP uma requisição do seu roteador para o arquivo tp_recovery.bin - depois que ele enviar já pode soltar o reset.

13 - Aguarde o procedimento acontecer , quando terminar o roteador vai rebootar automaticamente e voltar para as configurações de fábrica. no meu caso ele voltou para o IP 192.168.0.1

 

Agora basta entrar na interface web e alterar as configurações ao seu gosto.

 

Fonte: https://openwrt.org/toh/tp-link/archer_c5_v4#restoring_back_to_the_stock_firmware_via_tftp_recovery_mode

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Amei 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@jdpms No meu caso funcionou perfeitamente bem. Eu havia há meses atrás instalado outro firmware(OpenWRT) e desistido do firmware original. Não comentei aqui pois fugia do propósito do tópico. 

 

O outro firmware em questão (OpenWRT) consumia muito hardware (neste dispositivo) sem propósito e prejudicava demais minha rede. O problema atual foi solucionado pelo método do colega acima. Sem nenhum problema.

A grande sacada está no fato de remover os primeiros "512 bytes do arquivo" conforme citado acima. E em um passe de mágica o arquivo da TP-Link funcionou perfeitamente bem.

router.JPG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
13 horas atrás, Germano Nottingham disse:

quando escrevo "reset" no password ele aparece "Login incorrect. Try Again"

Siga o passo do  amigo @jdpms excluindo os primeiros 512 bytes do arquivo, faça o upload do firmware, apos o firmware ser upado, o metodo do telnet ira funcionar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/12/2020 às 18:19, jdpms disse:

 

Tutorial de Como Reverter o Archer C5 <W> para o Firmware Padrão da TP-Link

 

Pessoal, consegui fazer o que queria através do TFTP, vou deixar os passos aqui de como fiz e deu certo no meu caso:

 

Trata-se de outra forma de resetar esses Roteadores que vem com imagem modificada pela operadora que não te deixa alterar as configurações do roteador, caso você não consiga pela forma que o colega @Geyson Guessi nos ensinou.

 

DISCLAIMER: Antes de tudo tenha em mente que esse procedimento deve ser feito seguindo todos os passos, mas já adianto que não me responsabilizo por qualquer problema que possa vir a acontecer e deixo claro que há uma remota possibilidade de "bricar" (tornar inutilizável) seu roteador. No meu caso deu certo, por isso estou passando o passo a passo para fins educacionais apenas.

Dito isso, vamos lá.

 

Você vai precisar do Firmware Original de fabrica do Archer C5 W V4 que pode ser encontrado aqui:

https://www.tp-link.com/br/support/download/archer-c5-w/#Firmware

 

Também vai precisar do programa TFTP para Windows

https://tftp.br.uptodown.com/windows

 

Vamos precisar também do utilitário DD, como esse tutorial é focado em Windows ele não vem nativamente, então você vai ter que baixar ele, pode ser por aqui:

http://www.chrysocome.net/downloads/dd-0.5.zip

 

Depois de baixar todos os arquivos, crie uma pasta em algum lugar do seu PC para extrair, nesse tutorial vou criar a pasta C:\TPLINK

 

1 - Instale o TFTP

2 - Altere o IP do seu PC para o endereço 192.168.0.66 e máscara de sub-rede 255.255.255.0

3 - Abra o arquivo de firmware que você baixou do site da TP-Link acima, no nosso caso é o "Firmware - C5.zip", dentro desse arquivo vai ter uma pasta chamada "2 - Final"

4 - Copie o arquivo Archer_C5(BR)v4_3.16.0_0.9.1_up_boot(200427)_2020-05-07_13.57.26.bin para a pasta C:\TPLINK

5 - Dentro da pasta C:\TPLINK extraia o utilitário dd.exe que você baixou acima

6 - Abra o prompt de comando como Administrador e navegue até a pasta C:\TPLINK

Para utilizarmos o firmware no modo recovery é necessário cortarmos os primeiros 512 bytes do arquivo .bin, para isso utilizaremos o utilitário dd.exe

IMPORTANTE: Não tente usar o arquivo .bin da mesma forma que veio do site da tp-link pois corre o risco de "bricar" seu roteador, não me responsabilizo por nenhum dano.

7 - No prompt de comando que você abriu digite: 

 


dd if=Archer_C5\(BR\)v4_3.16.0_0.9.1_up_boot\(200427\)_2020-05-07_13.57.26.bin of=tp_recovery.bin bs=512 skip=1

 

8 - Depois desse comando na sua pasta C:\TPLINK vai existir o arquivo tp_recovery.bin (que é o firmware original pronto para ser restaurado)

9 - Abra o TFTP e escolha a interface de rede que está configurada com o IP 192.168.0.66 (passo 2)

10 - No TFTP em "current directory" clique em "Browse" e navegue até a pasta C:\TPLINK - pronto, a partir desse momento o servidor está rodando e pronto para receber a requisição de restauração do roteador, o que faremos no próximo passo.

11 - Plugue o cabo de rede entre o PC e em uma das portas LAN (1 - 4) do seu roteador. Com um objeto pontiagudo mantenha pressionado o botão reset do roteador e ligue o mesmo com o botão pressionado até a luz do WPS acender (símbolo duas setas).

12 - Se tudo der certo, você vai perceber no TFTP uma requisição do seu roteador para o arquivo tp_recovery.bin - depois que ele enviar já pode soltar o reset.

13 - Aguarde o procedimento acontecer , quando terminar o roteador vai rebootar automaticamente e voltar para as configurações de fábrica. no meu caso ele voltou para o IP 192.168.0.1

 

Agora basta entrar na interface web e alterar as configurações ao seu gosto.

 

Fonte: https://openwrt.org/toh/tp-link/archer_c5_v4#restoring_back_to_the_stock_firmware_via_tftp_recovery_mode

Dois questionamentos: eu não consegui transformar o arquivo .bin usando as barras (...\(BR\v4...) sem as barras deu certo.

Usando o TFTP escolho a interface com o ip que configurei (192.168.0.66) mas quando reseto o roteador ele muda para interface "127.0.0.1 Software Loopback" e nada acontece. 

Já tentei mudar o ip tanto no adaptador wi-fi como no Ethernet. 

Alguma sugestão?

Obrigado.

Captura de tela 2021-01-13 113542.png

Captura de tela 2021-01-13 113650.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...