Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FPS alto porém lag


TORIITO

Posts recomendados

Olá. Venho enfrentando um probleminha chato.

Tenho uma RTX 2070 da galax e em praticamente todos os jogos eu tenho 100+fps porém "a olho nú" parece realmente que o jogo está rodando a 30/40fps.

Antes tinha uma GTX1050ti e não reparava que isso rolava. Porém sei que meu monitor é 60hz. Talvez esteja aí o problema? Realmente fica um pouco desconfortável de jogar por que é uma p*** placa e o que vejo parece que estou com uma gt 1030.

Meu monitor é um asus desse modelo -> https://www.kabum.com.br/produto/96539/monitor-gamer-asus-led-23-widescreen-full-hd-ips-hdmi-vga-dvi-som-integrado-vc239h/?tag=Monitor asus

 

a placa -> https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=99640

 

Em alguns jogos eu habilitando o V-Sync dá uma melhoradinha. Mas ainda sim percebo um pouco de "lag"

Tem alguma opção no windows sei lá que possa pelo menos otimizar essa parada? Realmente parece que com a 1050ti não tinha esses problemas. Porém me conhecendo bem, eu acabei PERCEBENDO que isso ocorre com a 2070 e ai não consegui parar de me incomodar com isso. Infelizmente também não tenho outro monitor ou Tv pra testar.

Ví também que tem como fazer overclock no monitor de 60hz pra 75hz. É seguro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta monitorar o uso do processador em relação ao da VGA também, porém provavelmente, como é uma questão aparentemente de percepção, o fato do monitor ser 60Hz e os games ultrapassarem os 100 FPS, pode ser que o frametime não fique sincronizado, o que ue ocasiona a percepção de lag. A melhor forma seria substituir o monitor por um com maior Hz ou utilizar V-sync/G-sync, e monitorar se tudo continua normal e se continua da mesma forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dsgeverton Então, estava pesquisando isso agora mesmo. Vi que tem monitores que colocam no anúncio "Monitor biribiri 75hz" e quando tu vai ver os 75Hz é só em resolução HD (Eu acho um pouco de propaganda enganosa mas beleza)

Fui por curiosidade ver o manual do meu monitor e lá tem uma tabela de Refresh rate e para a minha surpresa está lá 1440x900 75hz porém o 1920x1080 é 60hz. Pesquisei em vídeos e pelo que eu entendi o painel de monitores assim AGUENTA 75hz em fullHD porém a fabricante implementa um limite (pra você comprar um topo de linha talvez? não sei, posso estar falando besteira). Então achei vídeos das pessoas "Fazendo overclock" nos monitores pelo próprio painel da Nvidia em resolução customizadas. Aparentemente é só colocar os valores (1920 - 75hz) e dar ok que ele te diz se suporta ou não (A maioria suporta).

Porém ai que entra minha pulguinha atrás da oreia. Daria algum problema pra minha placa de vídeo isso?!

 

Manual -> https://www.asus.com/br/Monitors/VC239H/HelpDesk_Manual/

Fica na penúltima e última página as informações dos Hz's

 

Um dos vídeos do "Overclock" porém em modelo diferente (Mas com a mesma especificação de 75hz apenas em resoluções baixas) ->

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, TORIITO disse:

@dsgeverton Então, estava pesquisando isso agora mesmo. Vi que tem monitores que colocam no anúncio "Monitor biribiri 75hz" e quando tu vai ver os 75Hz é só em resolução HD (Eu acho um pouco de propaganda enganosa mas beleza)

Fui por curiosidade ver o manual do meu monitor e lá tem uma tabela de Refresh rate e para a minha surpresa está lá 1440x900 75hz porém o 1920x1080 é 60hz. Pesquisei em vídeos e pelo que eu entendi o painel de monitores assim AGUENTA 75hz em fullHD porém a fabricante implementa um limite (pra você comprar um topo de linha talvez? não sei, posso estar falando besteira). Então achei vídeos das pessoas "Fazendo overclock" nos monitores pelo próprio painel da Nvidia em resolução customizadas. Aparentemente é só colocar os valores (1920 - 75hz) e dar ok que ele te diz se suporta ou não (A maioria suporta).

Porém ai que entra minha pulguinha atrás da oreia. Daria algum problema pra minha placa de vídeo isso?!

 

Manual -> https://www.asus.com/br/Monitors/VC239H/HelpDesk_Manual/

Um dos vídeos do "Overclock" porém em modelo diferente (Mas com a mesma especificação de 75hz apenas em resoluções baixas) ->

 

 

Bom, ao meu ver, o overclock no monitor não influenciaria na VGA, então não ocorreria problema algum...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TORIITO Não, o monitor precisa ter essa tecnologia nativamente.
Os monitores "FreeSync" e "GSync" fazem questão de divulgar isso afim de venderem mais.
Esse seu não tem nem um nem outro.

Vale ressaltar que o FreeSync é uma tecnologia proprietária da AMD (livre), então como regra geral funciona com placas de vídeo da AMD e o GSync é proprietário da NVidia, logo, só funcionam com placas da NVidia.

Atualmente a NVidia está possibilitando que placas dela funcionem em monitores FreeSync mas acredito que não sejam todos os monitores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TORIITO Sim. Atualmente tenho um 75Hz e percebo diferença pra 60Hz.

adicionado 1 minuto depois

Uso o FreeSync (Monitor + GPU AMD) e é diferente usando o VSync (tudo fica travando - péssima experiência).
Por esse motivo migrarei para monitor de maior frequência e também com FreeSync.

adicionado 2 minutos depois

No seu caso, sugiro monitor GSync (mas são bem mais caros devido à essa tecnologia, porém muda positivamente a experiência de uso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ThiagoLuiz Esses Gsync são realmente uma facadinha.

Meu monitor é relativamente novo. tem menos de um ano. Eu vou tentar essa parada do over pra ver se consigo me adaptar. Qualquer coisa, tenho um chromecast aqui sem uso lacradinho na caixa. Coloco esse monitor na parede e uso como central multimídia e pego um outro monitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando.

 

Fiz o procedimento de "Overclock" do monitor e ele consegue aguentar até 74hz. Com 75hz ele não dá vídeo.

 

A gameplay melhorou em muitos jogos sim. Mas especificamente no Battlefield V ainda parece bem lagadinho. Com o VSync desabilitado parece em 30FPS, não sei se isso pode ser problema da placa.

Será que tem como a placa ter algum tipo de problema em que ela só funcione bem com o vsync? Sou meio leigo então podem julgar o quanto quiser kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...