Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi!

Estou querendo uma recomendação de fonte para um setup que vou montar no futuro breve. Já tenho algumas peças e irei trocar algumas. No momento tenho:

i5 7600k

GTX 1060 3gb

8gb ram HyperX Fury

SSD Crucial MX500 250gb

SSD Kingston A400 480gb

HDD Seagate 500gb

Placa-mãe GA-H110M-H

Quero pegar uma RTX 2070, aumentar para 16gb de ram e trocar a placa-mãe logo menos e queria uma fonte boa para o setup futuro.

Obrigado desde já!

Postado

@KairanD Uma da Mymax 600w que peguei no desespero quando a minha antiga queimou.

Pretendo jogar em 2560x1080. Achei que o i5 aguentava, mas pelo visto não compensa então.

• Coordenador
Postado

@marcrune Qual é o modelo exato dessa Mymax? Bem, de qualquer forma, uma fonte legal para a RTX 2070 seria a XFX XTR2 Gold Full Modular 550W (está em promoção na Pichau e na Terabyte e vale cada centavo). 

O que posso lhe dizer sobre a configuração é o seguinte: eu tenho um Core i5 4670K e jogo em 2560x1080. Minha placa de vídeo é a GTX 1070Ti. O gargalo está presente em considerável número de jogos CPU bound modernos. Seu Core i5 7600K não é muito melhor que meu Core i5 4670K, mas a RTX 2070 é consideravelmente mais rápida que a GTX 1070Ti. 

Como meu monitor é de 75 Hz, eu mantenho a taxa travada em 75 FPS e isso ajuda bastante. Em alguns jogos, o processador não suporta nem essa taxa, e aí o FreeSync no monitor ajuda muito. A GTX 1070Ti já é demais para um Core i5 quad core. Eu não passaria do nível dela tendo um Core i5 7600K, ou seja, recomendaria no máximo a RTX 2060 (ou Radeon 5700). 

Postado

@KairanD É uma Mymax MPSU/FP600W. Acho que vou comprar essa XFX mesmo porque já vi que essa que eu tenho é bomba.

Quanto ao setup queria dar um upgrade pesado na placa de vídeo mesmo mas sem perder muito rendimento pois não sei quando pretendo investir em outro processador, achei que o i5 ainda aguentava bem. Sabe me informar se a 2060 irá perder muito desempenho também? Queria fazer um investimento mesmo para ter um produto de qualidade e que durasse bastante.

Edit: Andei pesquisando sobre a XFX e no adrenaline vi um pessoal falando que ela usava a plataforma Focus e desligava com placas que demandavam mais energia, depois vi que parece que foi consertado nos produtos fabricados a partir de 2018, está seguro mesmo comprar a fonte?

• Coordenador
Postado

@marcrune Sua fonte precisa ser trocada mesmo, e a XFX mencionada é a melhor compra atualmente. Mas aproveite a promoção: o preço dela é mais alto.

Quando fiz upgrade da minha placa de vídeo, eu tinha uma GTX 760 2GB. A ideia era pegar uma RX 580, mas acabou que, por impulso, comprei essa GTX 1070Ti por bom preço durante a Black Friday. A RX 580 teria sido o ideal. Não me arrependo de ter pegado a GTX 1070Ti, ainda consigo aproveitar ela bem. Contudo, ficou bem claro, ao utilizar, que a placa está acima do ideal para ele.

A diferença entre seu processador e o meu gira em torno de 10%. Com a RTX 2060 (que tem desempenho bem próximo da GTX 1070Ti, sendo um pouquinho mais rápida na maioria dos cenários), você ainda teria uma perda visível em jogos bem CPU bound, como Assassin's Creed Origins, GTA V e Battlefield I e V. Mas creio que não ficaria com aquele sentimento forte de que não está aproveitando a placa corretamente, algo que aconteceria com a RTX 2070. O Core i5 7600K pode provocar stutter em alguns jogos mesmo com a GTX 1060 3GB, como demonstrado neste vídeo (o Core i3 8100 tem desempenho próximo ao seu Core i5 7600K, sendo uns 15% inferior):

É claro que não estamos falando de todos os jogos, mas sim daqueles muito CPU bound, os casos extremos. O Battlefield V e o Assassin's Creed Origins são os piores cenários. Em muitos jogos você conseguiria extrair 100% da placa de vídeo. E outra coisa muito importante é observar o seguinte: seu monitor 2560x1080p é de 75 Hz também? Se sim, não faz sentido passar de 75 FPS. E a RTX 2060 já seria mais que suficiente para alcançar isso em todos os jogos com folga, com tudo no talo ou bem perto.

• Curtir 2
Postado

@KairanD Vou pegar a XFX mesmo.

Acredito que meu monitor seja 60 Hz, então tanto a 2060 como a 2070 já dariam mais do que conta do recado. Pensei primeiramente na 2070 com esperança do preço cair a um patamar aceitável na Black Friday e por ser uma placa que terá vida útil longa e seja capaz de suportar a grande maioria dos jogos com os gráficos no talo mesmo, mas tendo em vista os pontos que você destacou vou de 2060 que terá uma vida útil igualmente longa, também tem desempenho forte e irá me salvar uma grana. Só mais uma coisa, recomenda algum fabricante específico para a 2060? Vi que a da Gigabyte estava com problemas de superaquecimento.

Obrigado pela ajuda!!

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@marcrune Não vi a edição de sua última mensagem antes de responder, pois foi feita quase no mesmo momento em que enviei a resposta. Bem, é verdade que a Seasonic teve problemas com o projeto Focus. Não era bem falha do funcionamento da fonte em si, mas sim um erro de leitura dos sensores que provocava o desligamento. Contudo, essa fonte da XFX já é mais recente e, apesar de ser derivada do mesmo projeto, é muito difícil que não tenha passado por uma revisão.

A XFX tem um nome de muito peso e tradição no setor de fontes, ou seja, uma reputação bem consolidada. Digamos que seja uma "BMW das fontes". Sabendo dos problemas da linha Focus, que já estavam ocorrendo há algum tempo, difícil acreditar que eles colocariam o nome nessa fonte se não tivessem revisado o projeto. Eu sinceramente duvido que arriscariam. De qualquer forma, o preço está muito bacana pelo que a fonte oferece e, tendo a garantia de 5 anos, eu pegaria... Há como trocar se tiver problemas (o que duvido). Eu mesmo estou pensando em pegar uma para mim porque, mesmo sem precisar, é uma ótima fonte pelo atual preço promocional.

Sobre a questão das montadoras de placas de vídeo, fica a seu critério. Isso geralmente não interfere muito e você precisa analisar modelo a modelo. Eu só indicaria como realmente meia boca as marcas Zogis, Point of View e outras do tipo... Confesso que não tive sorte com a Gigabyte (minha GTX 760 Windforce morreu com menos de 5 anos), mas é uma boa marca no geral. 

E outra: dê uma olhada na RX 5700, que é melhor que a RTX 2060. Dependendo da diferença de preço...

adicionado 9 minutos depois

P.S.: se você não quiser pegar a XFX, procure por modelos como Corsair TX 550 e EVGA 550 GD. 

• Curtir 2
Postado

@KairanD Vou apostar na sua recomendação e na reputação da XFX e comprar ela mesmo. No pior dos casos eu ativo a garantia e vida que segue.

Vou dar uma procurada boa nesse período que ainda tem até a Black Friday sobre as montadoras da 2060 e a RX 5700. Nunca tive familiaridade com as placas da AMD, então vou tentar aprender um pouco sobre os produtos.

Muito obrigado por toda a ajuda e pela paciência de explicar detalhadamente, me deu uma luz bem grande!

@Leo Oliv Obrigado também pelas recomendações!

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@marcrune Fico contente em saber que as informações ajudaram. :)

A RX 5700 está um pouco acima da RTX 2060. Inclusive, ela é a razão que fez a Nvidia criar a RTX 2060 "Super". Se você for "rápido no gatilho", deve conseguir pegar alguma placa desse nível por bom preço na Black Friday. Mas, como mencionado anteriormente, eu não recomendaria passar disso (a RTX 2060 Super já é forçar a barra, mas a RX 5700 costuma compensar pelo preço, já que é melhor que a RTX 2060 e custa quase a mesma coisa). 

Por sinal, tem uma RTX 2060 da Gigabyte em promoção na Kabum! por R$ 1.600,00. Parece estar compensando. Dê uma olhada nos preços e pesquise sobre o modelo específico. 

Postado

@KairanD Estava pesquisando sobre a RX 5700 e achei bem interessante mesmo a relação de preço com a RTX 2060, se conseguir achar uma mais ou menos no mesmo valor da RTX vou comprar ela.

Eu vi essa 2060 da Gigabyte em promoção na Kabum, mas quando fui pesquisar vi que a versão 1.0 dela estava com problemas de superaquecimento e parece que não melhorou muito na rev. 2.0. Vou esperar até a Black Friday mesmo e torcer pras duas entrarem em promoção pra eu poder escolher, quem sabe não aparecem uns modelos com uma reputação mais legal também.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!