Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

acabei de ligar um computador na tensão errada (220v), fez um barulho de bexiga estourando(algo assim), um clarão na tomada e consequentemente subindo um cheiro muito forte de queimado, o computador continuou ligado mas eu desliguei na hora, fiquei com medo de pegar fogo ou algo do tipo.

Devo ligar novamente para testar?

Verifiquei a tomada onde fez o clarão mais está intacto aparentemente (sem vestígios de queimado).

Postado
17 minutos atrás, Duzoka disse:

computador continuou ligado

como assim?

pode descrever o passo a passo das suas ações por gentileza?

18 minutos atrás, Duzoka disse:

Devo ligar novamente para testar?

recomendo fortemente que não faça isso.

Postado

@Eder Neumann , agradeço a ajuda.

Após a tomada sair um clarão, imediatamente desliguei o estabilizador(no-break) e posteriormente na tomada, mas nisso percebi que o monitor estava com a tela ligada ou seja, no momento não queimou mais eu gostaria de testar ligando-o agora... Devo chamar algum eletricista para ver como está a eletricidade do local?(o pc não é o mais importante, por hora)

obs: No local onde estou á diversas pessoas trabalhando e com muitos computadores ao redor, espero não ter afetado a eletricidade, devo contactar o eletricista ou testar o pc logo de cara

adicionado 1 minuto depois
agora, Matheus013 disse:

@Duzoka Se a fonte não for bivolt,de uma marca de confiança...provavelmente "foi pro saco".

Desconecta ela da placa-mãe,tira do gabinete e tenta ligar ela separada do resto.

ESTEJA PROTEGIDO

E a tomada? Veio um clarão nela no momento, será que ocorreu algo com ela? Há perigo de pegar fogo nela?

Postado
agora, Duzoka disse:

adicionado 1 minuto depois

E a tomada? Veio um clarão nela no momento, será que ocorreu algo com ela?

Eu chamaria alguém da área para olhar,só para garantir,porque tem mais pessoas no local.

• Curtir 1
Postado
agora, Matheus013 disse:

Eu chamaria alguém da área para olhar,só para garantir,porque tem mais pessoas no local.

Chamarei um eletricista para verificar como está a tomada, vou abrir o computador para ver se os componentes dele está intacto e caso tiver tudo em ordem testarei ligando-o. Agradeço a todos! e volto em breve para dizer se o pc ligou

Postado

o monitor não é necessariamente alimentado pela fonte...

se houve o estouro e o clarão a chance de sua fonte ter "ido pro saco" é muito grande. recomendo que não ponha mais ela na tomada até ter removido ela do gabinete e desconectado todas as suas saídas sob o risco de danificar mais componentes do computador.

adicionado 2 minutos depois
9 minutos atrás, Duzoka disse:

testarei ligando-o

se for testar teste a fonte de forma isolada sem nada conectado nas saidas dela e com ela fora do gabinete com um extintor CO2 (aquele que tem um difusor na ponta da mangueira) por perto.

• Curtir 1
Postado

Os monitores geralmente são bivolt automático, eles não possuem esse problema de ligar em tensão errada. Se ele continuou funcionando, pode ligá-lo sem problemas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...