Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

UPGRADE até R$2000 (config. básica, jogos não tão novos)


Posts recomendados

Olá,

 

Tenho a seguinte configuração:

  • CPU: Intel Core i3-4160, 54W, Haswell, 3.6GHz, 3MB, LGA 1150 (BX80646I34160)
  • Memória: (4x) Corsair Value Select 4GB DDR3 1600MHz (CMV4GX3M1A1600C11)
  • Placa-mãe: ASUS Micro ATX B85M-E/BR (LGA 1150, DDR3 1066-1600) (BIOS v2110)
  • Vídeo: PNY GeForce GTX 970 4GB GDDR5 256BIT, VCGGTX9704R2XPB (DirectX 12, PCI-e 3.0)
  • SSD: Kingstom A400 240Gb SATA3
  • HD: Seagate Barracuda, SATA3, 7200 rpm, 2Tb, 64Mb cache, ST2000DM006
  • Fonte: Cooler Master iGreen RS-500-ASAA, 80 Plus, PFC Ativo 0.99, não modular, SLI Certified, CrossFire Ready
  • Sistema Operacional: Debian Linux 10.1 (Buster)

Imagino que os discos rígidos (HD/SSD) nem precisa trocar, até porque comprei há pouco tempo e são muito bons. Acredito que o que eu preciso trocar mesmo é CPU / Memória / Placa-mãe, mas aceito sugestões. A princípio meu orçamento é de R$2.000, mas dá pra ajustar, parcelar etc.

 

Pensei em:

 

E o que vocês acham da ASRock A320M-HD (https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=94927)?

 

Ah, e se eu fosse trocar a placa de vídeo por uma melhor, qual seria a recomendada atualmente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amenhotep Pretende manter a GPU ? Se a resposta é sim, então não pegue o Ryzen 3 2200G, mas sim um Ryzen 5 1600 ou 2600.

 

Se a resposta for não, então mantenha a escolha do Ryzen 3 2200G e considere um Ryzen 5 2400G.

 

Além disso, recomendo conferir a lista de rams testadas no site da fabricante da mobo para ver a compatibilidade com os Raven Ridge, pois ao usar ram que não está na lista de testadas e vídeo integrado do processador dependendo da aplicação vai dar tela azul e a solução é a troca da ram.

 

6 minutos atrás, Amenhotep disse:

Muito básica, recomendado mesmo é de B350 pra cima e com dissipador de fases.

 

A B450 precisa atualizar a BIOS solicite isso para a loja, a não ser que as ultimas remessas já esteja vindo atualizada, ai não precisa solicitar nada.

 

Placa de vídeo RX570/580/590, a menos que tenha orçamento para algo mais parrudo como uma RX 5700 e uma fonte de uns 650W.

adicionado 0 minutos depois

Falando em fonte, se usou estabilizador com a sua é bom trocar a fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Amenhotep disse:

Achei esse preço muito alto. Mantém a placa-mãe, que é otima. Mas o processador tá muito fraco, você pode pegar o Ryzen 5 1600 (R$500) que tá em promoção na kabum, com frete grátis. Se for pegar outra memória poderia pegar 2x dessa também de 2666mhz (R$197), e uma RX 570 (R$677). Se não for pegar outra memória eu pegaria uma placa de vídeo rx 580 (R$949), que é mais potente.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, com um Ryzen 3 2200g voce terá uns 40% a menos de desempenho do que voce tem hoje com a sua GTX 970, entao esse tipo de "upgrade" nao faz sentido nenhum!!! 

 

A recomendação que te deram ai em cima é um dos melhores custo-beneficio atualmente. Ryzen 5 1600 por 499 reais, placa-mãe B350 por 329 reais, ou uma B450 por 420 reais...

 

A placa de video o ideal seria voce pegar pelo menos uma GTX 1660 para valer a pena a troca...

A RX 570 é o melhor custo-beneficio atualmente, mas pra voce nao vale a pena porque a sua GTX 970 consegue o mesmo desempenho da RX 570, então seria trocar seis por meia duzia. A RX 580 é um pouco superior, mas a diferença nao é tão grande assim e por isso no seu caso tambem acho que nao valeria a pena...

 

Minha sugestão é esperar a black friday e tentar pegar a GTX 1660, ou esperar o lançamento da RX5500 que deve chegar no preço da RX 570 ou 580 porém com desempenho da GTX 1660 ou muito proximo dele.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como vocês sabem que o Ryzen 3 2200g faz gargalo com a GTX 970? E porque isso ocorre? Fiquei MUITO curioso, afinal meu Core i3 é de 4a geração, antigo, como ele pode se sair melhor com a 970 que o Ryzen 3 2200g que é recente?! 

 

Então se eu quiser manter a GTX 970, poderia ir de Ryzen 5 2400G ou ainda de Ryzen 5 2600? Ainda vale à pena pegar esses Ryzen de 1a geração como o 1600?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Amenhotep disse:

Então se eu quiser manter a GTX 970, poderia ir de Ryzen 5 2400G ou ainda de Ryzen 5 2600? Ainda vale à pena pegar esses Ryzen de 1a geração como o 1600?

Se quer manter a gpu não pega nenhum processador com vídeo integrado, ou seja, nada terminado em G.

 

Vai logo no 2600.

 

Vale a pena sim pegar o 1600, afinal até deixa um pouco mais barato a escolha de peças.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Se quer manter a gpu não pega nenhum processador com vídeo integrado, ou seja, nada terminado em G.

 

Vai logo no 2600.

 

Vale a pena sim pegar o 1600, afinal até deixa um pouco mais barato a escolha de peças.

 

Aaaaaah! Saquei!

Tô vendo aqui que o 2600 é só 8% mais rápido que o 1600, mas a diferença de preço é de R$200! Então você tá certo, o 1600 ainda compensa e muito!

adicionado 20 minutos depois
2 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Além disso, recomendo conferir a lista de rams testadas no site da fabricante da mobo para ver a compatibilidade com os Raven Ridge, pois ao usar ram que não está na lista de testadas e vídeo integrado do processador dependendo da aplicação vai dar tela azul e a solução é a troca da ram.

Acabei de ver, essa memória Team Group T-Force Vulcan, 8GB, 2666MHZ, DDR4, Vermelho, TLRED48G2666HC15B0 não é compatível. Muito obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Amenhotep disse:

Ok, fechei o pacote!

  • Ryzen 5 1600
  • (2x) Corsair, 8GB, 2133MHz, DDR4, CL15, Preto (CMV8GX4M1A2133C15) - compatível coma a MoBo (verificado!)
  • Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2

Tudo por R$1300! Obrigado pessoal!

 

voce podia tentar pegar memórias um pouco mais rapidas, no mínimo 2400Mhz ou 2666Mhz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amenhotep Escolha perfeita, e acertou exatamente em uma mobo com dissipador de fans.

 

8 horas atrás, Amenhotep disse:

(2x) Corsair, 8GB, 2133MHz, DDR4, CL15, Preto (CMV8GX4M1A2133C15) - compatível coma a MoBo (verificado!)

Vejo que conseguiu compreender a minha explicação sobre essa verificação de forma rápida.

 

Eu até peguei o part number e fui ver no site da mobo, e incrivelmente essa ram é compatível com Summit, Raven e Pinnacle Ridge, tenho apenas uma pequena diferença nos dois últimos, pois no part number na lista mostra um ESS ao fim.

 

Ryzen 5 1600 é Summit Ridge.

 

Ryzen 2000 é Raven.

 

Ryzen 3000 é Pinnacle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei essa outra, bem mais cara, porém 2666 MHz, e é compatível com Pinnacle, Raven e Summit também:

Kingston 8GB, 2666MHz, DDR4, CL19 - KVR26N19S8/8

 

adicionado 4 minutos depois
34 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Amenhotep Escolha perfeita, e acertou exatamente em uma mobo com dissipador de fans.

 

Vejo que conseguiu compreender a minha explicação sobre essa verificação de forma rápida.

Sim, obrigado!

Eu tenho curso de "Montagem e Manutenção de Computadores" no SENAI. Eu só precisava de um empurrãozinho, porque estou afastado da informática há alguns anos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Amenhotep disse:

Achei essa outra, bem mais cara, porém 2666 MHz, e é compatível com Pinnacle, Raven e Summit também:

Kingston 8GB, 2666MHz, DDR4, CL19 - KVR26N19S8/8

 

adicionado 4 minutos depois

Sim, obrigado!

Eu tenho curso de "Montagem e Manutenção de Computadores" no SENAI. Eu só precisava de um empurrãozinho, porque estou afastado da informática há alguns anos.

 

Terabyte envia placa-mãe com bios atualizada, tem vários modelos lá

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...