Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Por favor, alguém poderia me dizer se uma chapa de 0,50 m X 0,30 m por 7 mm e de espessura, aquecida por resistência de 220 v e 2000 w de potência, aqueceria da mesma forma e no mesmo período de tempo que uma chapa da mesma espessura aquecida por gás, ou chama aberta? Gostaria de saber a relação entre o aquecimento elétrico e o aquecimento a gás. Penso que o calor gerado na resistência seja menor que o calor da chama, por isso minha dúvida em função da escolha para um restaurante. Desde já agradeço, Richardson

Postado

Obrigado pela atenção F4b10! Sobre o potencial calorífero, saberia dizer se, considerando-se todas as variáveis que você citou, uma chapa de 0,30 x 0,70 com 8000 W atingiria o mesmo calor produzido por uma chapa aquecida a GLP, e ambas aqueceriam no mesmo tempo aproximado? Atenciosamente, 

• Membro VIP
Postado

Amigo não sou do ramo e não devo te ajudar diretamente mas a dica que dou é conversar com algum dono de restaurante e a principal é perguntar a ele qual o mais barato e não necessariamente o mais quente. O elétrico tende a ser mais caro. Ou seja, a conta de luz tende a ser mais cara que a de gás.

Na prática algo como: mesmo se o elétrico aquecer 20% mais rápido, no gás - que custa 40% do preço da luz -  você acende 20% do tempo antes. Se o bife não sair mal passado d+, tá tudo certo.

Sei lá ... acho que nem me entendi direito kk

Postado

haha, valeu! no nosso caso especificamente, como temos uma certa dificuldade logística na entrega e armazenamento dos bujões, mesmo que o preço seja mais elevado, a opção pela energia elétrica me parece a mais interessante. Tenho apenas receio de que a chapa elétrica não consiga entregar o mesmo calor que a chapa a gás, mas de qualquer forma, obrigado pela consideração. Ab!

• Curtir 1
Postado
17 horas atrás, Richardson Amorim disse:

Obrigado pela atenção F4b10! Sobre o potencial calorífero, saberia dizer se, considerando-se todas as variáveis que você citou, uma chapa de 0,30 x 0,70 com 8000 W atingiria o mesmo calor produzido por uma chapa aquecida a GLP, e ambas aqueceriam no mesmo tempo aproximado? Atenciosamente, 

Acredito que funcione ate melhor, ja que as resistências permitem controle melhor da temperatura, e melhor distribuição do calor que os 2 queimadores a gas, tomando por base esse modelo de chapa eletrica industrial, ela usa 4 resistências de 1800W totalizando 7200W, então os 8KW devem ser o suficiente.

O maior custo da elétrica nem é a chapeira mas sim a instalação elétrica pra aguentar um treco desses na potencia máxima, vai ter que ser uma instalação bem robusta com um circuito dedicado de fio 10mm e disjuntor de 40A, a chapeira não ira consumir toda essa potencia o tempo todo a menos que seja usada sempre na potencia maxima, mas o circuito não pode aquecer e derreter caso ela seja usada na potencia maxima.

Postado

Perfeito. Obrigado. É fundamental que a temperatura se eleve ao ponto de deixar uma crosta no hamburguer ou no filé. Temia que uma chapa elétrica não atingiria a temperatura de uma chapa a gás. Todavia, o disjuntor do padrão é um bifásico de 60 A, e talvez nossa chapa deverá ser a metade do tamanho, para que possamos também acomodar no sistema 4 fritadeiras, 8 freezers, 6 ventiladores, 4 liquidificadores, 2 máquinas de suco, e umas 50 lâmpadas de led. 

Sua resposta foi muito elucidativa. Gratidão.

Richardson

Postado

@Richardson Amorim  Cara recomendo que veja com um eletricista de confiança se o padrão elétrico do local vai aguentar toda essa carga, o padrão elétrico de 60A 220V aguenta ate 13.200W de carga, só que uma unica fritadeira elétrica consome entre 2.000W e 3.000W, se usar 4 fritadeiras junto com os 8 freezers e a chapa deve passar fácil dos 13.200W e ai o disjuntor desarma.

Pode ser que usar a chapa a gas e usar menos equipamentos acabe sendo a unica opção; ou migrar o padrão elétrico pra trifásico.

Postado

Estamos pensando nisso. Talvez se torne inviável pela carga mesmo. O carvão também é uma opção. Mas sobre a questão do padrão, você sabe se um trifásico de 70 A aguentaria?  A Cemig é um pouco burocrática na questão da concessão do trifásico, e acho que cobram tipo uns 60 reais por mês, não tenho certeza. Mas se resolver o problema da carga, vale a pena. 

Valeu demais!

Postado

@Richardson Amorim Um padrão trifásico de 380V e 70A aguentaria ate 26 kW de carga, acho que daria conta com folga, mas esse tipo de instalação realmente é mais "burocrática" precisa de instalação aprovada por engenheiro e tem medição do fator de potencia da instalação, se o fator de potencia ficar abaixo de 0.95 você recebe multa na conta de energia.

Não acho que o fator de potencia (Fp) dessa instalação chegue a ser problema, a maior parte da carga são resistências elétricas, e geralmente elas tem Fp=1.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...