Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows está ou não rodando no SSD


Posts recomendados

Prezados colegas, boa noite.

Possuo um notebook Lenovo IdeaPad S400u, com as seguintes características:

- i5-3317u 1.70Ghz;
- 8GB de RAM DDR3 (originalmente eram 4GB);
- HD 500GB;

- SSD 30GB (original do aparelho);

- Windows 10 - 64 bits.

O que ocorre: Formatei este notebook há alguns meses pois, estava apresentando muitos travamentos. Junto com a formatação, o técnico sugeriu a instalação do sistema operacional no SSD, pois reduziria um pouco o tempo para ligar, etc.
Pois bem, autorizei e paguei pelos dois serviços. Porém, quando recebi o notebook de volta, notei que a unidade do SSD não aparecia mais em "Meu Computador". Em contato com o técnico, o mesmo me explicou que isso é normal quando o S.O. está rodando no SSD. Achei estranho, mas aceitei, afinal, ele que é o técnico.

 

Mas sempre tive essa pulga atrás da orelha. Então resolvi pesquisar.

Achei informações acerca de que se eu abrisse o "cmd" pelo "executar", a unidade que aparecesse seria a que o meu Windows encontra-se instalado. Fiz isso e apareceu a unidade "C", que se trata do meu HD.

Em outro local achei informações acerca do "gerenciamento de Disco". Ao abrí-lo, conforme foto, constatei que o SSD aparece com seu tamanho total "não alocado".

 

Ainda pesquisando, achei a forma para formatá-lo e deixá-lo disponível no "Meu Computador" para utilização.
Porém, como sou leigo, não quero formatá-lo e acabar ferrando meu notebook.

Desta forma, peço uma luz. Realmente, meu Windows não está rodando pelo meu SSD? Essas informações que passei são o suficiente para responder essa pergunta? Caso não seja, o que mais devo fazer?

Muito obrigado, desde já. E, desculpe se me estendi demais.

CMD.jpg

Gerenciamento de Disco.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Vinícius Freitas disse:

Em contato com o técnico, o mesmo me explicou que isso é normal quando o S.O. está rodando no SSD.

Te meteu o migué... Não é normal, não. Meu Windows tá no disco C, um SSD, e olha ele aí:
image.png.79f7443bff7b1c08a8a3a62e07199cbc.png
Não estar alocado sugere que ele fez alguma caquinha. Deve não ter conseguido instalar no SSD por algum motivo e deixou como espaço não alocado, inútil. Seu SSD não está em uso no momento.

Mas... Eu desaconselharia instalar o W10 num SSD de só 30 GB. Vai ocupar perto de uns 20, bota +1 atualização grande e já era, você já está ocupando + de 90% da capacidade e o desempenho vai lá embaixo, pode ficar até pior que HD. Deixa esse SSD pra armazenar arquivos que você abre sempre ou demorados pra abrir.

Ah, pra "reavivar" o SSD basta clicar com o botão direito nele no gerenciador de partições, botar "formatar" e escolher formato NTFS, que já deve estar selecionado por padrão. A letra atribuída vai ser a próxima disponível do alfabeto, mas caso queira dá pra alterar depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, f_neto disse:

O fabricante configura este tipo de SSD como cache para aumentar o desempenho do sistema.

Mas refazer esta configuração é preciso ter conhecimentos avançados.

Para criar uma partição nele, clique com o botão direito do mouse e vá em Novo Volume e siga as instruções

Então, eu achei um tutorial relativamente simples para realizar isso (acredito eu que se trata da mesma coisa). Será que vale a pena fazer?

Como não sei se posso colocar link de fora, vou incluir o tutorial como spoiler.

 

Spoiler

Instruções

1 Abra o menu "Iniciar". Clique com o botão direito na palavra "Computador", no lado direito do menu, e clique em "Propriedades".

2 Clique no link "Configurações avançadas do sistema" no lado esquerdo da janela "Sistema". Se estiver conectado no Windows com uma conta de usuário limitada, forneça a senha do administrador para continuar.

3 Clique no botão "Configurações" na seção de título "Performance", no topo da janela "Propriedades do Sistema".

4 Clique na aba "Avançado" no topo da janela "Opções de desempenho".

5 Clique no botão "Alterar" no título "Memória Virtual".

6 Clique no disco rígido que exibir um valor na coluna "Tamanho do arquivo de paginação" na parte superior da janela. Por padrão, a unidade é "C:".

7 Clique no botão "Sem arquivo de paginação" e depois em "Estabelecer". Se o Windows solicitar que reinicie o computador, clique em "Não"

8 Clique na unidade de estado sólido na lista de discos no topo da janela.

9 Clique no botão de opção "Tamanho gerenciado pelo sistema", para que o Windows expanda e diminua o tamanho do cache de disco, se necessário, ou clique no botão de "Personalizar tamanho" para selecionar um tamanho por conta própria. Se optar pela segunda opção, digite os tamanhos mínimo e máximo para o cache de disco, em megabytes. Normalmente, o cache duas vezes maior que a quantidade de RAM do computador é o adequado.

10 Clique em "OK" para fechar cada janela aberta e, em seguida, reinicie o computador.

Fonte: forum techtudo


 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...