Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou estudando alocamento dinâmico e não consigo achar o erro nesse cód.

Ele é um cadastro de carros com modelo, ano e valor. O que eu acho que está acontecendo é que ao realocar dentro do laço while pela segunda vez, ele compromete parte do bloco do cadastro do primeiro carro, ao realocar pela terceira, compromete a do segundo carro, e assim por diante. Se alguém puder me dar uma luz, agradeço. (Recomendo não usarem o dev, haha).

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

typedef struct{
	char modelo[30];
	int ano;
	float valor;
}t_carro;

int main(int argc, char *argv[]) {
	int i, qte = 0;
	char opcao;
	t_carro *pc; //cria ponteiro para tipo t_carro

system("color 70");		 				//cor da tela
	pc = malloc(sizeof(t_carro));				//aloca espaco de tamanho correspondente ao da struct, para o qual pc aponta
	puts("informe modelo, ano e valor");
	fflush(stdin); gets(pc->modelo);			//Pega o valor correspondente ao modelo da struct que pc aponta
	fflush(stdin); scanf("%d",&pc->ano);		//Pega o valor correspondente ao ano da struct que pc aponta
	fflush(stdin); scanf("%f",&pc->valor);		//Pega o valor correspondente ao valor da struct que pc aponta
	qte++;												//após cadastrar - contabiliza um carro cadastrado (qte = quantidade)

printf("\nModelo: %s\nAno:%d\nValor: %f\n",pc->modelo,pc->ano,pc->valor);
	puts("\nDeseja cadastrar outro? s/n");
	fflush(stdin); scanf("%c", &opcao);

while(opcao == 's'){
		qte++;								//A quantidade aumenta
		realloc(pc, qte*sizeof(t_carro));     //Precisará de mais espaço -> realocará para que: espaço = quantidade de carros atual * tamanho da struct
		//printf("modelo: %s\n ano:%d\n valor: %f\n",pc->modelo,pc->ano,pc->valor);

pc++;                                 //move o ponteiro uma casa a frente, para salvar o carro (equivalente a um i++ se fosse pc[i])

puts("\nInforme modelo, ano e valor");
		fflush(stdin); gets(pc->modelo);
		fflush(stdin); scanf("%d", &pc->ano);
		fflush(stdin); scanf("%f", &pc->valor);

printf("\nModelo: %s\nAno:%d\nValor: %f\n", pc->modelo, pc->ano, pc->valor);

//printf("\nALOHA: %d\n", ((pc-2)->ano));   // teste

puts("\nDeseja cadastrar outro? s/n");
		fflush(stdin); scanf("%c", &opcao);
	}

pc -= qte-1; 				//Para imprimir as informaçoes desde o inicio, subtrai a quantidade cadastrada, mas soma 1 para chegar ao primeiro.
	for(i = 0; i < qte; i++){
		printf("\n--- Carro numero %d ---", i+1);
		printf("\nModelo: %s\nAno:%d\nValor: %f\n", pc->modelo, pc->ano, pc->valor);
		pc++;
	}

return 0;
}

carros.txt

Postado

realloc() vai usar sempre o mesmo endereço do bloco, então cuide muito desse valor para não mexer com isso em lugar nenhum. Talvez devesse usar uma estrutura de dados mais favorável, como uma lista...

• Curtir 1
Postado

Mude:

realloc(pc, qte*sizeof(t_carro));

Para:

pc = realloc(pc, qte*sizeof(t_carro));

E não incremente nele...

pc++;

Acesse usando índices:

pc[qte-1]->modelo

• Obrigado 1
Postado
11 minutos atrás, isrnick disse:

Mude:

realloc(pc, qte*sizeof(t_carro));

Para:

pc = realloc(pc, qte*sizeof(t_carro));

E não incremente nele...

pc++;

Acesse usando índices:

pc[qte-1]->modelo

Obrigada pela sugestão, foi exatamente o que fiz essa manhã, com ajuda de um colega, funcionou bem. De qualquer forma, eu gostaria de saber porque usando pc++ dá errado  😕

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, milhodasilva disse:

De qualquer forma, eu gostaria de saber porque usando pc++ dá errado

Porque nada garante que por exemplo a área apontada a partir de pc possa ser estendida por quando você tenha pedido.

Por essa razão realloc() devolve um ponteiro para uma nova área, que tem o tamanho que você precisa. E isso pode ter implicado em copiar todo o bloco previamente alocado a partir de pc para o novo endereço, que a função vai te devolver. Se você não salvar, já era. Alocado foi. Acessível não é. Devia dar erro mas não dá. E se continuar usando o mesmo endereço base de antes, pc, como fazia, mais cedo ou mais tarde seu programa vai abortar por tentar acessar além do que tinha sido previamente alocado.

E como eu disse, manipular esse valor --- pc++ por exemplo --- quase sempre vai cancelar seu programa ou mesmo seu sistema. Imagine quando você for liberar essa região: vai chamar free(0 usando qual endereço, já que perdeu esse? 

Sugiro de novo:  não use isso. Use estruturas de dados mais sofisticadas, como listas, árvores, vetores de ponteiros e tal. realloc() tem esses efeitos colaterais.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, milhodasilva disse:

Obrigada pela sugestão, foi exatamente o que fiz essa manhã, com ajuda de um colega, funcionou bem. De qualquer forma, eu gostaria de saber porque usando pc++ dá errado  😕

Ao fazer pc++ você altera pc, mas então você tenta realocar usando essa posição incrementada ao fazer realloc(pc, qte*sizeof(t_carro)); , o que vai dar erro pois pc não aponta mais para a posição original da memória que foi alocada com malloc.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...