Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador nao liga - processador ou placa-mãe?


Posts recomendados

Olá pessoal, será que alguém pode me dar uma luz?

 

Em Janeiro de 2018 comprei o seguinte pc: fonte corsair vs600; i7-7700, placa-mãe asus b-250m-plus; e placa de vídeo gtx 1050 msi.

Eu ligava o computador em um bom filtro de linha, e ele na tomada (so o PC no filtro)

 

Após um ano de uso sem forcar muito o pc (uso basicamente para inernet hoje em dia), em janeiro de 2019, minha placa de vídeo queimou.

Simplesmente parou de dar sinal de vídeo; tentei de tudo, limpar pecas, reset cmos, etc e nada. Espetei outra placa para testar o slot PCIe da mobo e funcionou.

Resultado, deixei no vídeo onboard da placa mesmo...

Assustado que pudesse ser algo na rede elétrica, comprei um nobreak e substitui o filtro de linha (sei que não há consenso sobre o assunto, porém pelo sim pelo não resolvi usar).

 

Pois bem. Cerca de 4 meses depois deste episodio, já com o nobreak em uso, mais ou menos em maio de 2019, o computador simplesmente parou de ligar (não houve quedas de  energia nem nada, ele desligou enquanto eu estava navegando na internet e não ligou mais).

Enquanto conectado na fonte, a placa-mãe acende os leds, entao aperto o botao de ligar e apenas o cooler do processador roda – o computador não faz o barulho de ligar, fica silencioso ao extremo, não da vídeo, nem nada. Já testei de tudo: tentei ligar com outra outra fonte, reset cmos, etc etc. Testei também a fonte corsair em outro computador, e funcionou normal.

*Se tento ligar a mobo sem processador, nada acontece (os leds da placa-mãe acendem so de conectar a forca mas o computador nem fan alguma liga).

*se tento ligar a mobo com processador, mas sem as memorias ram, ela NÃO FAZ O BEEP de avisar que falta memoria ram (testei com e sem o speaker conectado - uma pecinha de speaker que veio junto com a mobo -  e quando fiz o mesmo teste por ocasiao de quando queimou a VGA ela beepava) e nao faz nenhum som (isso me fazia suspeitar da mobo mais..)

 

 

Em minha cabeça, pensei, de duas  uma: ou foi o processador ou a placa-mãe que queimou.

 

De lá pra ca, juntei uma grana e comprei um i5-8400 e uma placa-mãe Gigabyte H310M-M.2 (que tem o mesmo socket 1151 de meu i7) na esperanca de identificar o problema: se eu ligasse o i5 na asus b250m e funcionasse, o que estava queimado era meu i7. Se ligasse meu i7 na gigabyte e funcionasse, o que estava queimado era a placa-mãe.

 

Bem, agora vem a parte curiosa:

*Quando plugo o i5 na asus (supostamente queimada), o computador NÃO LIGA (nem gira a fan que normalmente gira quando estou com o i7). Acende os leds da placa-mãe mae (o normal apenas de conectar na forca), porém o computador nem nenhuma fan liga. É como se não tivesse processador algum.

 

*Quando plugo o i7 (supostamente queimado) na GigaByte, o fan da umas rodadas e para (como se houvesse superaquecimento ou algum curto-circuito. Não da tela de bios, e não é superaquecimento porque renovei a pasta térmica devidamente; fiz reset CMOS tambem e nada). 

 

*Quando plugo o i5 na Gigabyte, o PC funciona normalmente, mostrando que essas pecas estão boas.

 

Minhas duvidas:

Alguem sabe ou tem ideia o que pode ter acontecido, POR FAVOR?

 

É comum queimar VGA e alguns meses depois MOBO e PROCESSADOR AO MESMO TEMPO?

 

Será que comprei pecas usadas que logo iriam queimar? (obs comprei produto novo, com NF e as caixas e tudo mais. A garantia venceu quase concomitante com as pecas queimadas.)

 

Sera que é minha rede elétrica? Meu no break (OBS VGA QUEIMOU SO COM FILTRO DE LINHA)? Ou sera que é minha fonte corsair queimando meus dispositivos? (as leituras de multímetro estão todas OK, so não consigo testar meu nobreak porque não tenho o multímetro especifico necessário...).

 

Obrigado a quem ajudar a desvendar isto !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...