Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia Galera, tudo bem?

Então, toda vez que eu produzo uma PCB eu passo verniz após terminar a mesma, só que muitas vezes ela fica com umas marcas, parece marca de gordura, onde fica principalmente a digital do dedo.

O estranho é que essas marcas não aparecem antes de colocar o verniz.

Teria alguma melhor forma de passar o verniz para antes tirar essa marcas? Ou vocês não preferem passar verniz? 

Se você utiliza outro método para conservar a PCI fique à vontade para comentar neste tópico também, todo conhecimento é bem vindo.

Antes de tudo, muito obrigado!

Postado

eu não envernizo... passo wd-40 mesmo sabendo que não é recomendado... o verniz que tenho faz muita sujeira ^^

para evitar as marcas recomendo a utilização de luvas de latex nitrilico sem talco a partir da limpeza antes da transferência até o final do processo... mesmo as mãos mais limpas, com qualquer toque por mínimo que seja, contaminará a placa catastroficamente.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Limpe-a primeiro com álcool isopropilico e não tarde a aplicar o verniz. E não a toque antes de secar completamente. Também não toque na sua superfície e sim apenas nas laterais.

• Curtir 2
Postado

lipe ela, totalmente bem limpinha, e depois disso não toque mais na placa, passe seu desenho para a placa, depois de corroída, limpe de novo, e já vem com o verniz em cima, deixe secar, e depois pode soldar os componentes, depois de tudo soltado, limpe ela novamente e passe outra camada de verniz, o próprio ar já vai oxidando o cobre, então quando mais rápido passar o verniz melhor, segue uma imagem da minha ultima placa.

1.jpg?1572962754

Note que tem uns 2 pontinhos pretos, foi sujeira que caiu com o verniz ainda "fresco", aqui tem muita queima de cana, e voa muita fuligem desse tipo.

sempre deixo ela no sol com o lado cobreado quente, e entro com o verniz na placa quente, ele já vai secando bem rápido.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Matthwus disse:

sempre deixo ela no sol com o lado cobreado quente, e entro com o verniz na placa quente, ele já vai secando bem rápido.

Cuidado: verniz aplicado em superfície quente fica com pequenas rachaduras, fissuras por onde a umidade pode alcançar o cobre.

Goma laca seca mais rápido que verniz, é o que geralmente uso. Mas também racha se aplicar na placa quente. Dessa vez vou aplicar araldite numas placa que fiz. É que elas vão dentro de uma caixa acústica e a vibração pode fazer a solda soltar da trilha, ainda que parcialmente. Sacumé, levantou a pontinha, o resto vai num instante.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!