Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi galera. Estou aqui pra tirar uma dúvida. Eu acabei de juntar as peças para montar um PC novo. São elas: i3 9100F 3.6ghz (boost 4.2ghz) ; 16 GB de RAM 2666mhz HiperX (2x8 GB) ; SSD 240GB.

Tenho um PC antigo (pretendo deixar na sala para uns jogos casuais), as especificações dele são: i5 2400 3.10ghz ; 16 GB de RAM (4x4 GB) ; SSD 240GB ; GTX 1060 3GB. Pretendo manter essa GTX 1060 emprestada no novo PC e futuramente comprar uma GTX 1070.

O novo PC é muito superior ao meu PC antigo? Ainda não montei o novo, só tenho as peças e o gabinete. Comprei o i3 9100f na esperança de ser algo bem melhor que o i5 2400, infelizmente não consegui a grana pra comprar um processador que fosse melhor que o i3 9100f e queria terminar de montar meu kit logo. Gostaria de mais informações sobre a performance. Pelo fato do PC novo trabalhar com memória DDR4 a 2666mhz e com um i3 9100f que é de nona geração, conseguirei  bom desempenho em relação ao i5 2400? Como posso comparar um PC com outro?

Tenho também uma TV 4K, queria saber se com tudo isso posso jogar algo em 2.5K 60fps (não necessariamente no ultra 😉)

Postado
9 horas atrás, Arcanjo Estarossa disse:

infelizmente não consegui a grana pra comprar um processador que fosse melhor que o i3 9100f e queria terminar de montar meu kit logo

Quanto você pagou nesse 9100f?

Postado
3 minutos atrás, Arcanjo Estarossa disse:

@Imakuni 495 reais já com o frete

Você poderia ter comprado um 2200g por 400R$ e ficado com um processador +/- ruim que nem o 9100f, mas que pelo menos tem a iGPU quebra galho e uma placa-mãe decente. E é mais barato de qualquer forma. Ou poderia ter comprado um Ryzen 1600 pelo mesmo valor e ficado com um processador muito melhor, também teria sido uma boa opção.

Mas que seja. Você vai ver certa melhora sim graças à arquitetura mais moderna, mas não vai ser tanta assim pela falta de threads, que é o problema maior para quem tem uma máquina 4T.

• Amei 1
Postado

@Imakuni eu não poderia comprar um Ryzen 1600 porque a minha placa-mãe era pra Intel, só queria saber se esse meu novo PC era muito melhor, será que ele empurra a GTX 1060 ou a GTX 1070 muito melhor que o i5 2400? Não posso fazer nada.. Era a grana que eu tinha.. vi na Pichau e pensei, por esse preço é melhor do que não ter nem um e o projeto ficar parado... Em relação a velocidade no Windows eu já estava satisfeito com o SSD no meu i5 2400... Abrir o Chrome ou outros programas já era uma delícia... Falo pra jogo...

Postado
2 minutos atrás, Arcanjo Estarossa disse:

eu não poderia comprar um Ryzen 1600 porque a minha placa-mãe era pra Intel,

Bem, você certamente que teve que comprar uma placa-mãe nova, a final o 9100f não é compatível com a sua atual, então bastava ter comprado junto uma que fosse adequada. E teve que comprar RAM também, todos os processadores atuais usam DDR4.

Ou você não chegou a comprar mobo e RAM, comprou só o processador?

3 minutos atrás, Arcanjo Estarossa disse:

só queria saber se esse meu novo PC era muito melhor, será que ele empurra a GTX 1060 ou a GTX 1070 muito melhor que o i5 2400? Não posso fazer nada..

V

11 minutos atrás, Imakuni disse:

Você vai ver certa melhora sim graças à arquitetura mais moderna, mas não vai ser tanta assim pela falta de threads, que é o problema maior para quem tem uma máquina 4T.

Como eu disse, não vai melhorar muita coisa, você não resolveu o principal problema do seu PC atual: a falta de threads para jogos mais modernos.

• Amei 1
Postado

@Imakuni comprei uma placa-mãe da Asus, uma Prime b360m-k e dois pentes de memória DDR4 da HiperX 2666mhz de 8gb cada... Por enquanto só dava pra comprar esse i3.. tava agoniado pra montar logo o kit kk, só esperava que o desempenho fosse melhor porque vi em vídeos da chipart que o i3 8100 que é inferior ao i3 9100f disputava com um i5 7400, então por essa lógica resolvi arriscar que o i3 9100f era bem melhor que o meu i5 2400... Se tivesse grana com certeza pegava o i5 9400f mas a diferença de preço era absurda...

Postado
agora, Arcanjo Estarossa disse:

só esperava que o desempenho fosse melhor porque vi em vídeos da chipart que o i3 8100 que é inferior ao i3 9100f disputava com um i5 7400, então por essa lógica resolvi arriscar que o i3 9100f era bem melhor que o meu i5 2400...

De fato, o 8100 fica abaixo do 9100f por causa do clock menor, e ambos tem desempenho similar ao do 7400 por serem processadores de 4 núcleos... que nem o seu 2400, com a ressalva de que de lá para cá, houveram melhorias do desempenho por clock.

4 minutos atrás, Arcanjo Estarossa disse:

Se tivesse grana com certeza pegava o i5 9400f mas a diferença de preço era absurda..

Com certeza nada, o 9400f também é um processador ruim que não vale a compra.

Aliás, no geral, já fica aqui a dica: todos esses processadores F da intel são ruins e você não deve comprar. Está até escrito no próprio nome, eles tem o "F" de "Fuleiro", "Fajuto", "Furada" ou "Fuja (dele)" no final para que o consumidor tenha certeza de não comprar... até a própria Intel sabia como não valem a pena.

Se você tivesse a grana, o que você deveria comprar é um Ryzen 3600, ou mesmo um 2600 é mais barato e continua sendo bem melhor que o 9400F.

• Haha 1
Postado
1 minuto atrás, Imakuni disse:

De fato, o 8100 fica abaixo do 9100f por causa do clock menor, e ambos tem desempenho similar ao do 7400 por serem processadores de 4 núcleos... que nem o seu 2400, com a ressalva de que de lá para cá, houveram melhorias do desempenho por clock.

Com certeza nada, o 9400f também é um processador ruim que não vale a compra.

Aliás, no geral, já fica aqui a dica: todos esses processadores F da intel são ruins e você não deve comprar. Está até escrito no próprio nome, eles tem o "F" de "Fuleiro", "Fajuto", "Furada" ou "Fuja (dele)" no final para que o consumidor tenha certeza de não comprar... até a própria Intel sabia como não valem a pena.

Se você tivesse a grana, o que você deveria comprar é um Ryzen 3600, ou mesmo um 2600 é mais barato e continua sendo bem melhor que o 9400F.

Kkkkk, obrigado... A galera fala muito bem desses Ryzen mesmo... Espero que pelo menos meu PC ligue... Claro que com placa de vídeo né? Por causa do "F" kkkk... Agora o que já tá feito tá feito.. Obrigado, agradeço de coração pela sua atenção.. 😉

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...