Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte XFX XTR2 650W ou Gigabyte G750H 750W?


jonezzz

Posts recomendados

Fala, pessoal.

Fiz boletos em lojas diferentes dessas 2 fontes:

 

Gigabyte G750H 750W 80+ gold Semi Modular: R$399 no Kabum

XFX XTR2 650W 80+ gold Full Modular: R$409 na Pichau

 

(e tem também a XFX XTR2 550W 80+ gold Full Modular por R$355 na Pichau, mas estou achando melhor pegar uma de no mínimo 650W pra usar melhor a certificação 80+ gold, faz sentido?)

 

Meu setup é o seguinte:

  • CPU: Ryzen 7 3700x
  • GPU: Nvidia RTX 2060 Windforce OC 6GB
  • MoBo: Biostar Racing x470gt8
  • RAM: 64GB G.Skill Ripjaws V DDR4-3200
  • SSD M.2 NVMe Corsair MP510 480GB
  • SSD 2.5' Crucial MX500 1TB

 

Alguma delas é claramente melhor?

Qual vocês pegariam? Devo me atentar só ao preço ou a alguma marca?

 

Valeu! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, jonezzz disse:

me explica isso aí do gargalo, plz?

dá um gargalo de 52%, a gpu é fraca demais pra cpu

1 minuto atrás, jonezzz disse:

e a full modular é a da XFX. a da gigabyte é semi!

ah tá desculpa li errado k

sinceramente 400 reis numa semi é muito overpriced, eu até ia com a xfx (você viu se as duas possuem pfc ativo?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Batata ambulante então, mas infelizmente a GPU já tá aqui comigo. 

Sobre a CPU eu tava entre esse 3700x e a 3600x, mas decidi pela 3700x por conta de ter mais cores, para a posteridade, mulstitasking e tal.

 

Sobre a fonte: A gigabyte eu tenho certeza que é pfc ativo (mas nem sei o que é isso, consegue me explicar?) e a XFX eu ACHO que é (nos anúncios não fala nada mas parece que é).

EDIT: No anúncio da Terabyte fala que é ativo sim, a XFX

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Batata ambulante, sei que é fácil seguir esses sites a risca, mas eles não foram feitos pra serem seguidos desse jeito.

Entendo quando você diz que acontece um gargalo entre CPU e GPU, mas não é algo relevante. Inclusive, esses 52% que você tirou pronto de um site, é um número subjetivo demais que não significa nada em específico.

Tudo depende dos jogos que você pretende jogar.

Vamos supor que você tenha uma config com 0% de gargalo (de acordo com esse site que você consultou), esse 0% não é um número importante, já que varia de jogo pra jogo. Em um jogo CPU Bound, por exemplo, a sua placa de vídeo seria subutilizada, assim perdendo desempenho e podendo causar stuttering.

 

No caso, esse tipo de gargalo que você citou é extremamente importante. DEVE SER ASSIM.

Não existe um caso onde você vai montar uma config totalmente equilibrada, e nunca se deve buscar isso.

 

O motivo pelo qual eu digo isso, é que, como afirmado anteriormente, tudo depende dos jogos que você vai jogar. E tendo isso em mente, a gente também pode afirmar que cada jogo vai usar uma quantidade certa de CPU e GPU (além de RAM, HD, etc., mas irrelevante agora).

 

Ou seja, a configuração certa é aquela em que a CPU é melhor do que a GPU, de forma que a GPU consiga ser usada a 100%, e a CPU funcione com folga, e conseguindo entregar o máximo de frames que a GPU é capaz de renderizar.

Lembrando que isso só é válido se a gente pensar exclusivamente em jogos.

Dessa forma, o "gargalo" que você citou ali é completamente irrelevante.

 

@jonezzz

Agora sobre a questão da fonte, essa XTR2 da marca XFX ainda é um mistério, eu tô pra comprar uma, mas vai ser mais um teste mesmo, também não achei informações o suficiente pra poder recomendar ela pra alguém. Apesar de que tudo indica que ela é ótima demais pro preço que tá sendo cobrado.

 

E sobre a potência que você precisa, bora calcular umas coisas antes de afirmar isso:
• Ryzen 7 3700X de acordo com esse site, usa cerca de 90W em full load.

• RTX 2060 de acordo com esse site, usa cerca de 167W durante o pico.

 

Somando esses dois valores a gente tem 257W, lembrando que é um valor bem aproximado, até porque os próprios resultados do testes não são super exatos também.

 

Tendo esse valor em mente, ainda falta somar o resto da sua configuração, mas é complicado de pesquisar e encontrar essas informações por aí, por isso vou dar uma olhada no próprio site que o @Batata ambulante citou.

Lá, eu chutei várias informações sobre o seu PC, como por exemplo que você usa 4x8GB (pode ser 2x16GB) e que tem 4 fans de 120mm ligadas na fonte, mas tanto faz, foi só pra chegar num resultado um pouco mais folgado.

Edit: Ops, achei que você tinha 32GB de RAM, não 64GB.

E o resultado foi esse aqui: https://outervision.com/b/bkMfd9
Se tu observar nos resultados lá embaixo, tem a seguinte informação: Load Wattage: 373W

 

Só essa informação já basta quando você calcula esse tipo de informação nesse tipo de site.

 

Ou seja, temos em mente que a sua config inteira vai gastar algo perto desses 373W citados aí (isso sem OC), e também podemos dizer que é um valor bem acima do que realmente deveria ser, já que anteriormente na nossa soma, tínhamos conseguido apenas 257W, ou seja, uma diferença de 116W. Mas será que as peças que tinham faltado somar antes conseguem consumir 116W? Eu não sei, mas chuto que não.

 

De qualquer forma, a gente tem um valor aproximado do quanto a sua config usa, e a partir daqui você consegue dimensionar uma fonte legal pra ela.

A primeira coisa que você deve ter em mente é que as fontes no geral são mais eficientes quando próximas de 50% de uso.

Ou seja, O IDEAL é uma fonte com o dobro do que a gente pensa que a config vai usar.

Dessa forma, o IDEAL seria uma de 650W, mas uma fonte de 550W também dá conta do recado, só não seria tão eficiente, mas não é nada realmente ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@jonezzz Fontes devem ser dimensionadas conforme o dobro do consumo típico na atividade de carga mais relevante (não se utiliza o consumo de pico para dimensionar uma fonte). Assim sendo, o ideal para seu computador seria a fonte de 550W... Por favor esqueça essas calculadoras de consumo. E também os sites que supostamente tentam quantificar gargalo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 5 meses depois...

Eu tenho uma xfx xtr2 750w, e não a troco por uma da gigabyte, são muito fiáveis e estáveis, uso meu i7 4790k com overclock a 4,9 e uso msi 980ti gaming 6g, que também consome bem e nunca tive problemas com ela, tem sistema hybrid que permite que a ventoinha da fonte só comece a trabalhar com load acima de 25%, com gráfica da msi que também ventoinhas estão paradas até que seja necessario trabalharem, pc fica super silencioso para ver uns filmes e navegar na Internet, em jogos quando é preciso eles trabalham com efeciencia

adicionado 4 minutos depois

Quanto a essa rtx 2060 serve muito bem para jogares, é uma gráfica de gama média tal como esse cpu que é de gama média, ao contrário do que dizem aí para cima que o cpu é muito bom para a gráfica que tem. Poupas muito dinheiro com essa gráfica e quando não te chegar, o dinheiro que poupas te para uma superior neste momento, dá para comprares uma no futuro, minha 980ti ficou por 840 euros quando saiu para o mercado, passaram 4 anos e uma gráfica de 400 euros é superior. Se tivesse gasto 400 euros na altura e comprado uma inferior hoje gastava outros 400 e já tinha uma superior. Consigo jogar tudo em 4k com minha 980ti. Rtx 2060 chega bem para there 30fps a 4k

adicionado 8 minutos depois

Quanto a fontes se fosse a você comprava uma de 750w ou 800w, sempre podes fazer um sli ou crossfire mais tarde. Já vão sair as ampere e o preço da rtx 2060 vai cair muito, vais poder comprar usada muito barata, juntas com a tua e quase duplica a performance, se junto uma 980ti como a minha fico com desempenho bem acima da rtx 2080 super, não fiques limitado por teres comprado uma fonte de 500w ou 600w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...