Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esta na hora de aposentar meu Notebook?


Italo Natan

Posts recomendados

Olá, Meu notebook é um HP de modelo Pavilion dv6000. Processador Intel Core i5 de 2° geração e conta com 6 GB RAM ddr3 + um SSD 480 da Sandisk Plus (SSD que comprei para dar um UP no desempenho). Esse Notebook tem sido um grande companheiro por mais de 8 anos, como programação, jogos e edição de videos. Mas nos últimos meses tem sido notável que ele já não da mais conta de executar multitarefas básicas, como ouvir música e ao mesmo tempo que navegar. A música começa a ficar lenta, em um ritmo totalmente desacelerado, e depois de alguns segundos volta ao normal. Isso aconteceu primeiro com lives, quando os videos dessincronizava, ficando as vezes com delay no áudio, e retornava quando pausava. No inicio pensei que fosse o HD, e tive que aposenta-lo, pois estava batendo agulha (meu velho HD, trabalhou muito), foi ai que substitui pelo SSD, que deu sim uma diferença e tanto, mas não resolveu o problema principal. Hoje eu uso meu computador para fazer trabalhos mais complexos, como edição de videos e diagramação. Tive que afastar o Notebook dessas tarefas e usa-lo apenas para navegar na Web. 

 

Talvez alguém saiba uma solução, ou possa colaborar para o enriquecimento desta postagem. Terei que aposenta-lo? Ainda me pode ser útil, ou ele já esta condenado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De forma alguma, isso deve ser problema de configuração, programas indesejados ou na pior das hipóteses algum tipo de malware.

Para ter ideia eu rodo um core2duo de 1,8Ghz com 4GB e W10, com Norton inclusive(é um Dell Inspiron ) .

Minha sugestão é fazer uma limpeza física(com troca de pasta termica e limpeza de contatos nas RAM).

Depois deve fazer um processo de recuperação do sistema(isso fará voltar o sistema ao que era na instalação).Precisa de um pendrive de 8GB.

https://support.microsoft.com/pt-br/help/4026852/windows-create-a-recovery-drive

Ao reinstalar use a opção "manter pastas e arquivos", mas providencie backup de segurança do HD.

É comum o windows apresentar lentidão depois de um certo tempo devido a alterações feitas nos navegadores e/ou instalação de programas indesejados.

Se continuar o problema  providencie um escaneamento do HD procurando malware.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, PedraX disse:

De forma alguma, isso deve ser problema de configuração, programas indesejados ou na pior das hipóteses algum tipo de malware.

Para ter ideia eu rodo um core2duo de 1,8Ghz com 4GB e W10, com Norton inclusive(é um Dell Inspiron ) .

Minha sugestão é fazer uma limpeza física(com troca de pasta termica e limpeza de contatos nas RAM).

Depois deve fazer um processo de recuperação do sistema(isso fará voltar o sistema ao que era na instalação).Precisa de um pendrive de 8GB.

https://support.microsoft.com/pt-br/help/4026852/windows-create-a-recovery-drive

Ao reinstalar use a opção "manter pastas e arquivos", mas providencie backup de segurança do HD.

É comum o windows apresentar lentidão depois de um certo tempo devido a alterações feitas nos navegadores e/ou instalação de programas indesejados.

Se continuar o problema  providencie um escaneamento do HD procurando malware.

Ja formatei varias vezes, principalmente por ser um ssd, formatar ficou mais rápido quanto instalar um jogo. Talvez pode ser superaquecimento ou algo que esteja segurando o processador. Mas tenho minhas teorias, hoje a internet esta muito mais rápida, um tráfego de dados muito maior, acredito que isso esteja causando um congestionamento de dados no processador. Por exemplo, se eu iniciar um utorrent, e estiver ouvindo música no youtube, a música começa a ficar lenta, como se estivesse desacelerando, e depois volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Italo Natan disse:

Por exemplo, se eu iniciar um utorrent, e estiver ouvindo música no youtube, a música começa a ficar lenta, como se estivesse desacelerando, e depois volta.

Veja no gerenciador de tarefas como está a utilização de RAM e CPU.De qualquer forma é bom vasculhar os processos para ver se não tem algum sobrecarregando ou rodando clandestinamente(pode ser malware)..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, PedraX disse:

Veja no gerenciador de tarefas como está a utilização de RAM e CPU.De qualquer forma é bom vasculhar os processos para ver se não tem algum sobrecarregando ou rodando clandestinamente(pode ser malware)..

Ram fica sempre em 3 GB (Sistema e navegadores), as vezes vai para 4 ou 5, principalmente agora que parei de usar software pesados nele. Eu reparei que algumas vezes o processador fica 100% e são os próprios recursos do windows 10. Mas videos em full HD e 4k consomem muito do processador. Mas músicas, não passa de 10% de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, PedraX disse:

Mas nunca que o Windows ocupa isso.Rode um CPU-Z para ver exatamente qual processador é.

E as temperaturas da CPU?

 

Mas como um processador fica a 100% só com um navegador aberto? Minerando bitcoins? As vezes o navegador nem esta aberto. O Processador é um i5 de segunda Geração, 2.50 Ghz quadcore (2 núcleos físicos e 2 núcleos lógicos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Italo Natan disse:

Mas como um processador fica a 100% só com um navegador aberto? Minerando bitcoins? As vezes o navegador nem esta aberto. O Processador é um i5 de segunda Geração, 2.50 Ghz quadcore (2 núcleos físicos e 2 núcleos lógicos).

Pois é passe o CPUZ para ter certeza de qual processador é.

adicionado 0 minutos depois

i5 tem muitos modelos diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, PedraX disse:

Pois é passe o CPUZ para ter certeza de qual processador é.

adicionado 0 minutos depois

i5 tem muitos modelos diferentes.

intel core i5 2450m

adicionado 0 minutos depois
4 minutos atrás, Italo Natan disse:

intel core i5 2450m

https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/53452/intel-core-i5-2450m-processor-3m-cache-up-to-3-10-ghz.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, estou comparando o seu note com o meu note Vostro 1310L.Tb tem 2 cores, mas é mais lento e menos RAM.

Uso para navegar apenas.O uso da CPU fica em 35, 40%.

Bom se o desempenho não está mais atendendo ás necessidades, então mudo minha opinião.Deve trocar sim.

adicionado 0 minutos depois

Sua temperatura está normalíssima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkk tem alguma coisa de errada ai, meu note é de 2006 Dell latitude core 2duo 2ghz e 1.5 gb memoria ham, operando a 533 mhz. comprei um itautec core i3 4 gb ham e não vale nada, uso o Dell diariamente e olha que tá sem pasta térmica no processador. o seu só pode ser problema de hardware, vai comprar notebook ? na minha opinião não tem outra marca que não seja tão boa igual a Dell, eu creio que são mais caros mas a qualidade de todos são superiores. vê com alguem que tenha um modelo do mesmo que o seu e substitua memoria ham e processador pra ver se melhora, faça um bentmark e compare. espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Darnell Bros  E agora ele fica desativando o wi-fi do nada, ai tenho que reiniciar nele até reativar o wi-fi. Tive que tirar um dos pentes de memoria, pois do nada parou de funcionar e estava impossibilitando a inicialização do sistema.

adicionado 0 minutos depois
4 minutos atrás, Italo Natan disse:

@Darnell Bros  E agora ele fica desativando o wi-fi do nada, ai tenho que reiniciar nele até reativar o wi-fi. Tive que tirar um dos pentes de memoria, pois do nada parou de funcionar e estava impossibilitando a inicialização do sistema.

A coisa ta ficando feia mesmo, qual o próximo problema? Processador vai deixar de funcionar tb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Natan kkkkkkkkkkkk deve ter caido um ráio na boa kkkkk o meu tá sem bateria, com um alto-falante de gambiarra, dual chanel de ham totalmente errado com memorias incompatíveis, e tá funcionando melhor que motor ap não to entendendo esse pc dele mano na boa

adicionado 3 minutos depois

a bateria tá viciada ? infelizmente tem muito notebook que só funciona com desempenho total com a bateria. claro é péssimo mas é a realidade e a bateria não é barato 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...