Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de fonte para R5 2600X e RX 5700 XT


Posts recomendados

Eai pessoal, alguem pode me tirar uma duvida ? 

 

Estou para pegar essa Placa de Vídeo PowerColor AMD Radeon D6 RX5700 XT 8GB, GDDR6 - G00318800G, e minha fonte é uma AKASA 500W MODULAR 80 PLUS, eu precisarei trocar essa fonte de imediato ou consigo manter ela por um tempo ?

 

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa fonte Akasa é qual modelo exatamente?

adicionado 2 minutos depois

Fontes da Akasa tem um passado meio turvo. A marca nunca foi fabricante de fontes, e não tenho memória de algum modelo dela OEM cuja fabricante tenha sido de qualidade. Achei um teste de uma fonte dessa marca, mas se não for o exato modelo não serve para muita coisa: 

Sinceramente, eu não arriscaria colocar sua GPU novinha, comprometendo ela e o restante do seu PC, antes de colocar uma fonte de qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods é essa a fonte Fonte Real Akasa Viper 500w Modular 80 Plus Bronze, é então eu estou com medo de colocar e estregar o meu pc, e ainda mais porque sou bem leigo em relação a isso, você teria alguma fonte boa par indicar ?

adicionado 4 minutos depois

@claudinei soares  placa-mãe: gigabyte a320m s2h , processador : ryzen 5 2600x,  cooler : amd box, memoria ram ddr4 8gb 2400mhz, ssd: wd ssd 240gb, placa de video : amd rx 560 4gb xfx, hd : seagate 1tb 7200, e fonte akasa 500w modular 80 plus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Gustavo Phillip Cunha disse:

 

adicionado 4 minutos depois

@claudinei soares  placa-mãe: gigabyte a320m s2h , processador : ryzen 5 2600x,  cooler : amd box, memoria ram ddr4 8gb 2400mhz, ssd: wd ssd 240gb, placa de video : amd rx 560 4gb xfx, hd : seagate 1tb 7200, e fonte akasa 500w modular 80 plus.

 

Não é uma fonte confiável essa Akasa. Como irá pegar uma VGA nova, como o amigo @WOZ Dods disse, é muito arriscado.

 

Eu colocaria uma fonte de no mínimo 550w. Corsair, Evga, XFX são boas fabricantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, claudinei soares disse:

 

Não é uma fonte confiável essa Akasa. Como irá pegar uma VGA nova, como o amigo @WOZ Dods disse, é muito arriscado.

 

Eu colocaria uma fonte de no mínimo 550w. Corsair, Evga, XFX são boas fabricantes.

Sim, assim como ele disse, também na lista de fabricantes conhecidos estão SeaSonic, Cooler Master, Antec, NZXT, Thermaltake, be quiet! e também a Rosewill.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/11/2019 às 21:33, Seagate disse:

Sim, assim como ele disse, também na lista de fabricantes conhecidos estão SeaSonic, Cooler Master, Antec, NZXT, Thermaltake, be quiet! e também a Rosewill.

 

Conhecidos não quer dizer que sejam bons. Existem modelos confiáveis de marcas famosas e outros nem tanto. De toda forma, tem que pesquisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, claudinei soares disse:

 

Conhecidos não quer dizer que sejam bons. Existem modelos confiáveis de marcas famosas e outros nem tanto. De toda forma, tem que pesquisar.

@Gustavo Phillip Cunha Dando continuidade ao que disse, para calcular o consumo de uma configuração e qual e a potência ideal de uma fonte, recomendo este site: https://outervision.com/power-supply-calculator

 

Para saber se um modelo específico é de qualidade, basta procurar no google pelo modelo seguido da palavra review ou teste. Sites que postam conteúdo de confiança são o Clube do Hardware, Tom's Hardware, Hardware Secrets, Anandtech, Guru3d, Linus Tech Tips, Gamer's Nexus. Existem muitos outros, mas estes são alguns dos principais.

 

Via de regra, se você pegar fontes da Corsair, Seasonic ou Antec, dificilmente encontrará modelos de má qualidade, pois as três empresas desenvolvem os projetos de todos os seus produtos, e inclusive pojetam para todas as demais citadas nesse tópico. Como as demais não fabricam os próprios produtos, cada modelo deve ser verificado à individualmente.

 

Sua configuração deve demandar uma fonte de apenas 400 a 450W (estou presumindo pela minha experiência, mas faça o calculo no site acima para ver por si mesmo). Apesar de uma fonte dessas aguentar com folga sua configuração, ainda recomendo que, se o dinheiro der, compre uma de 500 ou 550. Fontes de alimentação duram muitos anos, quando de qualidade, e geralmente sobrevivem a mais de um upgrade.

 

Se quiser modelos exatos, saiba que no mercado brasileiro hoje as mais comuns de se achar são as Corsair, linha VS, que são voltadas para o público que precisa economizar (tem baixo custo e boa qualidade para a faixa de preço), ou as Corsair da linha CX, que não são caras e tem excelente qualidade e desempenho para a faixa de preço. Outras linhas da Corsair vão oferecer diferenciais, como baixo consumo elétrico, cabeamento modular, etc. Fica a seu critério qual se encaixa nas suas necessidades.

 

Sempre que ficar na dúvida, nos passe o modelo e ajudaremos a determinar se é de qualidade ou não. Recomendo que observe em quê a pessoa que te recomenda um produto se baseia, se ela posta a referência. Recomendo também que despreze conteúdo do youtube a menos que ele tenha sido produzido por revistas de qualidade como as citadas acima.

 

Ah, em tempo. Se quiser aprender mais sobre fontes, seu papel, como determinar sua qualidade e como utiliza-las corretamente para aumentar a longevidade do seu PC, leia os artigos do colega @faller. Ele já é nosso guru para fontes de alimentação e proteção elétrica de PCs há anos, e foi responsável por muito do que a comunidade aprendeu.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 08/11/2019 às 21:33, Seagate disse:

Sim, assim como ele disse, também na lista de fabricantes conhecidos estão SeaSonic, Cooler Master, Antec, NZXT, Thermaltake, be quiet! e também a Rosewill.

Eu não colocaria Cooler Master, NZXT e Thermaltake na lista de empresas mais confiáveis em termos de fontes...

 

3 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Via de regra, se você pegar fontes da Corsair, Seasonic ou Antec, dificilmente encontrará modelos de má qualidade, pois as três empresas desenvolvem os projetos de todos os seus produtos, e inclusive pojetam para todas as demais citadas nesse tópico. Como as demais não fabricam os próprios produtos, cada modelo deve ser verificado à individualmente.

A Corsair não fabrica as próprias fontes, mas sim contrata outras empresas para isso. Dependendo da fonte, ela se envolve profundamente ou não no projeto: algumas das fontes com a marca deles utilizam plataformas de outras fontes que já existiam, com poucas modificações. O mesmo vale para a Antec.

 

Das que você citou, apenas a Seasonic é fabricante: ela projeta e fabrica os próprios produtos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 12/11/2019 às 06:45, KairanD disse:

Eu não colocaria Cooler Master, NZXT e Thermaltake na lista de empresas mais confiáveis em termos de fontes...

 

A Corsair não fabrica as próprias fontes, mas sim contrata outras empresas para isso. Dependendo da fonte, ela se envolve profundamente ou não no projeto: algumas das fontes com a marca deles utilizam plataformas de outras fontes que já existiam, com poucas modificações. O mesmo vale para a Antec.

 

Das que você citou, apenas a Seasonic é fabricante: ela projeta e fabrica os próprios produtos.

 

Obrigado pela dica! A terceirização não é necessariamente algo ruim, pois como você sabe, quanto mais você paga, melhores componentes internos obterá, um dispositivo premium exige um preço premium. Existem empresas que não oferecem uma boa relação entre qualidade e preço e é melhor ler as resenhas e pagar um pouco mais para não pagar o mais barato pensando que é uma coisa boa. Eu definitivamente não usaria a PSU mais barato com um mega desconto que se encontra por aí.

adicionado 3 minutos depois
Em 12/11/2019 às 05:19, claudinei soares disse:

 

Conhecidos não quer dizer que sejam bons. Existem modelos confiáveis de marcas famosas e outros nem tanto. De toda forma, tem que pesquisar.

Definitivamente, embora sejam conhecidas, você sempre precisa ler sobre o dispositivo que planeja comprar e ver críticas, quanto mais você pesquisar, melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Seagate disse:

Obrigado pela dica! A terceirização não é necessariamente algo ruim, pois como você sabe, quanto mais você paga, melhores componentes internos obterá, um dispositivo premium exige um preço premium. Existem empresas que não oferecem uma boa relação entre qualidade e preço e é melhor ler as resenhas e pagar um pouco mais para não pagar o mais barato pensando que é uma coisa boa. Eu definitivamente não usaria a PSU mais barato com um mega desconto que se encontra por aí.

 

Na verdade existe um número imenso de PSUs de má qualidade sendo vendidas a preços premium. A relação de custo/benefício deve sempre ser analisada pontualmente, dispositivo por dispositivo, observando-se sempre as referências e testes disponíveis na comunidade internacional. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, WOZ Dods disse:

Na verdade existe um número imenso de PSUs de má qualidade sendo vendidas a preços premium. A relação de custo/benefício deve sempre ser analisada pontualmente, dispositivo por dispositivo, observando-se sempre as referências e testes disponíveis na comunidade internacional. 

Eu concordar com você, é sempre melhor procurar informações, especialmente quando se trata de dispositivos eletrônicos, aconteceu comigo que passei 15 dias pesquisando um produto que me pareceu bom apenas para perceber que realmente não era o que eu queria. Ler muito e investigar todos os dias pode afirmar o que já se sabe ou pode fazer com que se perceba que não se sabe nada sobre o tópico específico e agente precise mudar de ideia e comprar outro produto melhor como aconteceu comigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...