Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Botão Push e par de Motores


DelandiLucas

Posts recomendados

Bom dia, preciso da ajuda de vocês para conseguir fazer funcionar um projeto! Sou ainda iniciante em eletrônica, sei apenas o básico e estou usando apenas fios, nada de protoboard ou arduíno.

 

Bom, o meu projeto é o seguinte, eu tenho dois botões de pressão e quero fazer dois motores funcionarem juntos ao pressionar um botão de pressão, e ao pressionar o outro os motores funcionarem ao contrário, ou seja um para ir pra frente e outro para trás. Se alguém puder disponibilizar um desenho de circuito pronto qe faca funcionar eu vou ficar muito grato.

 

Minha dificuldade:

1 - Eu não estou conseguindo fazer fazer o botão de pressão funcionar da forma correta, talvez não esteja utilizando corretamente, ele está fazendo o motor funcionar sem eu pressionar, e quando eu pressiono ele para de funcionar, eu quero qe seja ao contrário.

Vou deixar fotos dos componentes qe estou utilizando para facilitar a resolução do problema...

 

 

15733017381778599908667251690539.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, DelandiLucas disse:

Bom, o meu projeto é o seguinte, eu tenho dois botões de pressão e quero fazer dois motores funcionarem juntos ao pressionar um botão de pressão, e ao pressionar o outro os motores funcionarem ao contrário, ou seja um para ir pra frente e outro para trás. Se alguém puder disponibilizar um desenho de circuito pronto qe faca funcionar eu vou ficar muito grato.

Trabalhando de maneira mais simples, isso se faz facilmente com alguns relés. 

Se tiver relés de duplo contato, melhor ainda. 

Porém hoje já se tornou mais tradicional fazer esse circuito com componentes eletrônicos. 

2 horas atrás, DelandiLucas disse:

1 - Eu não estou conseguindo fazer fazer o botão de pressão funcionar da forma correta, talvez não esteja utilizando corretamente, ele está fazendo o motor funcionar sem eu pressionar, e quando eu pressiono ele para de funcionar, eu quero qe seja ao contrário.

Então vai ter que trocar de botão, os que você tem são do tipo NF, você precisa do NA para ligar. 

Porém o NF é útil para desligar o circuito dos relés. 

 

O correto são três botões um para sentido horário, outro para anti-horário e o terceiro para desligar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Google imagens chave hh motor reversão e aparece um monte de coisa.

Com as duas chavinhas de cima você consegue reverter e desligar algo como

figura%20motor1.jpg

 

Com as de baixo push buttom você vai ter que usar um relé reversível algo como

figura%20motor1.jpg😁 Cada botão aciona um rele.

Acho que eu entendi, as duas chaves gangorras qe tenho ali, uma eu uso pra desligar o sistema e a outra pra reverter, ou seja, eu ligando o sistema, qando eu apertar o botão pra ir pra frente vai, aí quando eu ligar a chave de reverter, qando eu apertar esse mesmo botão ele vai pra trás, correto? E qando eu desligar o sistema dnv, fica inutilizável os botões. É isso? 

 

Eu só n entendi muito o circuito por causa das siglas, porque eu sou bem cru mesmo e só entendo o básico de positivo e negativo kkk

adicionado 2 minutos depois
6 minutos atrás, Renato.88 disse:

Trabalhando de maneira mais simples, isso se faz facilmente com alguns relés. 

Se tiver relés de duplo contato, melhor ainda. 

Porém hoje já se tornou mais tradicional fazer esse circuito com componentes eletrônicos. 

Então vai ter que trocar de botão, os que você tem são do tipo NF, você precisa do NA para ligar. 

Porém o NF é útil para desligar o circuito dos relés. 

 

O correto são três botões um para sentido horário, outro para anti-horário e o terceiro para desligar. 

Eu não uso componentes eletrônicos mais "sofisticados" porque é um simples trabalho pra uma feira de ciências, o foco nem é o sistema elétrico, é outro mas eu queria implementar isso tbem, aí fica ruim pra eu investir mais!!

 

Você poderia me explicar melhor, como faço com um relé e quais botões qe tenho ali posso usar ou qual tenho que comprar novo? Um relé de duplo contato então, né?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 minutos atrás, DelandiLucas disse:

porque é um simples trabalho pra uma feira de ciências

Neste caso minimalista tmj. Use APENAS as chaves gangorra. Como está no desenho:

-ligue os extremos uma na outra

-o motor entre o centro de uma com centro de outra

-o + da pilha dum lado dos extremos (que agora estão juntos) e o - do outro lado

No seu caso: fio marrom com marrom, laranja com laranja, motor nos verdes, + nos laranjas, - nos marrons

-ligue e desligue as chaves uma de cada vez e anote o lado que gira

Dica: ambas do mesmo lado=motor parado portanto nem precisa...

21 minutos atrás, Renato.88 disse:

um para sentido horário, outro para anti-horário e o terceiro para desligar

 

Pra usar o push butom, de fato  com relé é melhor. Mas se você prometer que não vai apertar os 2 ao mesmo tempo, mais tarde a gente vê. Faça o supramencionado primeiro

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Neste caso minimalista tmj. Use APENAS as chaves gangorra. Como está no desenho:

-ligue os extremos uma na outra

-o motor entre o centro de uma com centro de outra

-o + da pilha dum lado dos extremos (que agora estão juntos) e o - do outro lado

No seu caso: fio marrom com marrom, laranja com laranja, motor nos verdes, + nos laranjas, - nos marrons

-ligue e desligue as chaves uma de cada vez e anote o lado que gira

Dica: ambas do mesmo lado=motor parado

 

Pra usar o push butom, de fato  com relé é melhor. Mas se você prometer que não vai apertar os 2 ao mesmo tempo, mais tarde a gente vê. Faça o supramencionado primeiro

 

Belezaaaa, chegando em casa eu vou fazer o que você disse, muito obrigado!

 

Prometo que vou fazer o que você mandar kkkk

adicionado 0 minutos depois
agora, Renato.88 disse:

@DelandiLucas depois que postei, eu tava olhando melhor a foto e vi que tem dois interruptores comuns ali. 

Siga o esquema da @Isadora Ferraz

Fio do meio de cada um dos interruptores no motor. 

Aí os dois que sobram vão no positivo e no negativo da pilha. 

Vou fazer sim, brigado, depois volto aqui 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A alternativa minimalista quebra galho sem relé. Vai ter que refazer o circuito

+[pilha]-|+[pilha]-
|        |        |
b        m        b
o        o        o
t        t        t
ã        o        ã
o        r        o
|        |        |
...................

Não achei no google imagens. Perceba que ao pressionar um botão,  a corrente vai ou vem no motor. Nunca aperte 2 ao mesmo tempo. Perceba curto nas pilhas se fizer.

Se achar que deve faça só pela curiosidade. Mantenha...

3 horas atrás, DelandiLucas disse:

Conseguiiii da forma qe voce falou!!! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

A alternativa minimalista quebra galho sem relé. Vai ter que refazer o circuito


+[pilha]-|+[pilha]-
|        |        |
b        m        b
o        o        o
t        t        t
ã        o        ã
o        r        o
|        |        |
...................

Não achei no google imagens. Perceba que ao pressionar um botão,  a corrente vai ou vem no motor. Nunca aperte 2 ao mesmo tempo. Perceba curto nas pilhas se fizer.

Se achar que deve faça só pela curiosidade. Mantenha...

 

 Eu não entendi muito bem, é pra fazer esse esquema aí e embaixo dele fazer o circuito qe fiz anteriormente??

 

Ficou assim o circuito:

https://prnt.sc/puqexy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz

5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Não consigo explicar melhor. Do jeito que você fez te atendeu? Tá certinho. Ele é melhor.

Eu gostei, ficou bom eu só tô tentando agr controlar a velocidade do motor!

 

1 hora atrás, Renato.88 disse:

@DelandiLucas Do jeito que está no seu desenho já tem como inverter a rotação, ligar e desligar os motores.

Sim, eu consegui, porém tô tentando agr controlar a velocidade do motor com um potenciômetro, tentei da seguinte forma:

https://prnt.sc/putvov

 

Porém acho que tá dando curto circuito no potenciômetro, pois começa a sair uma fumacinha dele quando faz as ligações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O potenciometro não suporta a corrente que o motor consome e queima. Para controlar a velocidade precisaria usar um reostato, que é um resistor variável que suporta correntes mais altas, mas é caro e difícil de encontrar. O mais indicado é usar um controle PWM com o circuito 555.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, DelandiLucas disse:

@Isadora Ferraz

Eu gostei, ficou bom eu só tô tentando agr controlar a velocidade do motor!

 

Sim, eu consegui, porém tô tentando agr controlar a velocidade do motor com um potenciômetro, tentei da seguinte forma:

https://prnt.sc/putvov

 

Porém acho que tá dando curto circuito no potenciômetro, pois começa a sair uma fumacinha dele quando faz as ligações.

Não é curto, é que não pode ligar motores elétricos diretamente no potenciômetro.

Siga a instrução do amigo @Ricardov

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Suspeitei mesmo que era velocidade. O correto é com 555 pwm mesmo

hqdefault.jpg353-1245185749-ad2310ddd5cbee447e097f1a1

 

Se acha difícil pro seu nível, uma outra alternativa quebra galho é só com transistor

 

 

Sem+t%C3%ADtulo.png

209863_73740b7953bf01c692dfc11f120b032f.

 

 

Com transistor é mais fácil mesmo e eu consigo fazer!!!

 

Mas eu tive uma ideia de controlar o motor de forma autônoma, dando mais uma funcionalidade para o meu projeto. Eu já tinha uma base pronta de fazer um robô seguidor de linha, com sensores LDR, Transistor TIP122, Leds, Resistores, Potênciometro 10k e um par de motores. Aí agora quero tentar implementar isso ao que eu já tinha qe você me ensinou com as chaves! Fiz um desenho, que ainda não testei se funciona, vou ver se vai funcionar agora rsrs

Esse o desenho: https://prnt.sc/pv5t8p

 

@EDIT:

Bom, testei na prática e deu certo os motores, estavam funcionando normalmente, invertendo e tal, mas pelo visto parece qe os sensores LDR não estão funcionando, não estão alternando sua resistência, para qe o transistor controle a quantidade de corrente qe tem que enviar pro motor!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, DelandiLucas disse:

Esse o desenho: https://prnt.sc/pv5t8p

 

@EDIT:

Bom, testei na prática e deu certo os motores, estavam funcionando normalmente, invertendo e tal, mas pelo visto parece qe os sensores LDR não estão funcionando, não estão alternando sua resistência, para qe o transistor controle a quantidade de corrente qe tem que enviar pro motor!!!

Aí as coisas se complicam, pois o transistor não aceita inverter a polaridade igual você faz com o motor.

Além do seu circuito está errado, pois o positivo vai no coletor (pio do meio do TIP122).

 

Pra funcionar a seu contento precisa de 4 chaves (duas para cada motor), assim funciona individualmente e o transistor não recebe tensão invertida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

De fato um circuito seguidor de linha o buraco é mais em baixo. Parece que com o par infra vermelho fica melhor do que ldr...

Esse aí apesar de simples e não ser a maneira mais adequada funciona, é ideal para os principiantes. 

O duro são os TIP122 fervendo na hora que o carrinho fizer curvas :lol:

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Esse aí apesar de simples e não ser a maneira mais adequada funciona, é ideal para os principiantes. 

O duro são os TIP122 fervendo na hora que o carrinho fizer curvas :lol:

Qual a consequência do TIP122 esquentando muito? Qual a solução ideal então? Trocar o transistor? Por qal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, DelandiLucas disse:

Qual a consequência do TIP122 esquentando muito?

Coloca uns dissipadores neles e tá resolvido. Para o seu trabalho esse circuito funciona bem.

 

11 horas atrás, DelandiLucas disse:

Qual a solução ideal então? Trocar o transistor? Por qual?

A solução são circuitos mais complexos que envolvem PWM, programação, acionamentos com Mosfets.

Mas calma que você chega lá, ainda não é o seu momento.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...