Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador travando (suspeito da fonte)


Posts recomendados

A algum tempo meu computador começou as vezes freezar, a principio suspeitei da memória ram as troquei e continuou o problema, logo em seguida troquei o hd e mesmo assim continuou travando, depois disso comecei a pesquisar e observar meu pc para ver o que poderia ser o problema, o pc trava do nada as vezes mas na maioria das vezes é quando estou jogando (exigindo um pouco mais do pc), fiz teste de stress do processador deixei um programa chamado coredamage rodando 1h e o pc nao travou, comecei a suspeitar da fonte pois percebi q toda vez que o pc congela passa alguns segundos a fonte desliga ai para conseguir ligar o pc de novo tenho que desligar  na chave esperar algum tempo ai consigo ligar novamente, também desconfio que possa ser a placa-mãe que nao esta suportando o processador e a placa de video funcionando.

 

PC SPECS

Processador AMD FX-6300 3.5GHz

8gb de memória ram

placa-mãe ASUS M5A78L-M LX

Placa De Vídeo Gt 1030 2gb Ddr4 64bits Galax Geforce

Fonte de Alimentação OCZ Fatal1ty 750 W

 
OBS: Esqueci de citar que a placa de video e o processador eu comprei no meio do ano, processador ja tinha uns 2 anos de uso a placa de video nova e para os 2 funcionar tive que atualizar a bios da placa de mae comprada em 2012 junto com a fonte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, algumas coisas... Sua fonte esta extremamente superdimencionada pra seu sistema... uma de 450W já te atenderia com folga...

 

Mas vamos lá, não acredito que o problema seja a fonte em si, a não ser que você use estabilizador, que ai sim poderia ter danificado a fonte.

 

No caso o mais provável seria a placa-mãe que usa um chipset que não foi criado para os FX e sim para os Phenoms e foi "adaptado" para os FX. Os chipsets para FX são o 880 e 970. o seu é o 780.

 

Outra coisa, já verificou as temperaturas? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, bngomes disse:

Bom, algumas coisas... Sua fonte esta extremamente superdimencionada pra seu sistema... uma de 450W já te atenderia com folga...

 

Mas vamos lá, não acredito que o problema seja a fonte em si, a não ser que você use estabilizador, que ai sim poderia ter danificado a fonte.

 

No caso o mais provável seria a placa-mãe que usa um chipset que não foi criado para os FX e sim para os Phenoms e foi "adaptado" para os FX. Os chipsets para FX são o 880 e 970. o seu é o 780.

 

Outra coisa, já verificou as temperaturas? 

 

ja verifiquei sim as temperaturas e nao uso estabilizador uso um filtro de linha tambem comprado em 2012 junto com a fonte e placa-mãe.

essa é a temperatura usando normal com nenhum jogo aberto.

https://imgur.com/I1n26cC

Já essa é a temperatura que fica com algum jogo aberto (no momento dessa print estava com csgo rodando)

https://imgur.com/7Kqgyj4

OBS: quando abro o tibia no pc ele trava sempre entre 7 a 10 minutos depois de abrir o jogo independente se o pc ja estava ligado a 10h ou se acabou de ligar

 

Esqueci de colocar no topico depois de mencionar que tive q atualizar a bios é q o pc rodou uns 3/4 meses sem travar nem nada agora começou o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta.. use o afterburner pra capturar as temperaturas durante o jogo... Quando você muda pro HwMonitor uma parte do jogo deixa de ser usado pelo processador... Baixando a temperatura...

 

Mas de qualquer jeito achei a temperatura alta... os FX tem uma temperatura máximo de trabalho de 72C.. e o seu pula de 32 para 62.. o que me parece muito... 

 

Então em ordem o que eu faria...

 

1) Trocaria Pasta Termica.. se não resolver..

2) Trocaria o Cooler.. se a temperatura durante o jogo estiver passando dos 70C, se não estiver... 

3) placa-mãe.. ainda é o principal culpado da minha opnião.. mas eu verificaria os dois primeiros itens por serem mais baratos e simples de resolver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, bngomes disse:

Ta.. use o afterburner pra capturar as temperaturas durante o jogo... Quando você muda pro HwMonitor uma parte do jogo deixa de ser usado pelo processador... Baixando a temperatura...

 

Mas de qualquer jeito achei a temperatura alta... os FX tem uma temperatura máximo de trabalho de 72C.. e o seu pula de 32 para 62.. o que me parece muito... 

 

Então em ordem o que eu faria...

 

1) Trocaria Pasta Termica.. se não resolver..

2) Trocaria o Cooler.. se a temperatura durante o jogo estiver passando dos 70C, se não estiver... 

3) placa-mãe.. ainda é o principal culpado da minha opnião.. mas eu verificaria os dois primeiros itens por serem mais baratos e simples de resolver...

 

 fiz tudo o que você falou e pelo continuou travando o processador resfriou em torno de 5 a 10C mas continua travando o jeito sera trocar a placa-mãe, tem alguma que você me indica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...