Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito controle velocidade motor dc


Posts recomendados

Boas a todos!

 

Procuro indicacao de um circuito eletrônico para controle de motor dc de até 9v. O intuito e que variar apenas a tensão mantendo a corrente constante em cerca de 2 ate 4 amperes. Assim por exemplo, a 1.24 v, a corrente fosse constante para que nao perca torque no motor. Consegui isso com um regulador de tensão, mas o que comprei era apenas para 2 amperes e acabou queimando. Quero fazer um circuito eu mesmo usando um mosfet ou transistor de alta potenia. Pensei em um multivibrador astavel controlado por potenciometro para gerar o pwm . vi alguns circuitos mas queria dicas dos mais experientes. Possuo aqui nas sucatas transistores de potencia, mosfets de potencia, comparadores de tensão, e afins. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 horas atrás, Aislan Silva Costa disse:

a 1.24 v, a corrente fosse constante para que nao perca torque no motor

Não consigo vislumbrar que esta teoria é acompanhada pela prática. Pra manter o torque você deve realimentar o sistema com informação da rotação, não necessariamente corrente ou tensão. Neste caso ambos deverão aumentar.

15 horas atrás, Aislan Silva Costa disse:

um multivibrador astavel controlado por potenciometro para gerar o pwm

Penso este ser o mais indicado. Controle seu pwm pela rotação. Algo como: diminui rpm=>aumenta dutty do pwm e vice versa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...