Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador passando dos 100°c(?)


Posts recomendados

Bom dia pessoal, recentemente montei um pc com as seguintes configs:
placa-mãe: Z77m-d3h Gigabyte
Processador: I5 3570
memoria: 2x8GB Kingston 1600
placa de video: XFX RX580 8GB
fonte: pcyes 450w
o air cooler seria um generico com um dissipador medio, maior que os stocks

acontece que quando ligo o pc e vejo pelo HWmonitor,coretemp ou o speedfan
mostra que o processador ja esta a 60°c por ai, e quando faço o stress ele começa a subir até bater nos 100° ou algo assim, porém o pc não apresenta nenhum problema ou emiti algum alerta, verifiquei na bios que as temps estão sempre em 60° por ai, tirei a parte lateral do gabinete e o socket não esta tão quente assim, fiz teste com jogos como resident evil 7, devil may cry 5 e outros, e todos rodaram tranquilamente sem travar ou algo do tipo e joguei por horas pra ver se tinha alguma perda mas alem de não esquentar roda tranquilo, porém as temps sempre estão na faixa dos 90°c/100°c.

gostaria de saber o que pode esta sendo feito? ja que as peças estão na garantia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara alguns pc esquenta muito e ninguém sabe o porque, quando você usa essa configuração com 16 gb ham, placa de video boa, e um processador razuavel a pobre da fonte de 450 w sofre bastante. tem fonte que até aguenta mas a maioria não. o minimo ai é 500 e olhe lá. mas tomara que seja outra coisa. faz o teste, retire a placa de vídeo, e um dos pentes de memória, execute o Stress se continuar o problema verifique a pasta térmica do processador e o dissipador do chipset ela não pode tá seca.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann ainda não atualizei a bios pois não sabia se iria ficar com a placa ou não, estava pesando em devolver até, mas posso tentar fazer isso

@Darnell Bros antes dele eu tinha outra config que não me dava problema
eu usava essa video com uma placa-mãe MSI P43T-C51 e um processador intel q6600  e 8 gb de ram,troquei pois estava tendo alguns gargalos fortes e fiquei com medo da placa de video dar algo, sobre a fonte como poderia ta sabendo o quanto esta consumindo e o quanto tem de folga? tem algum programa que faz essa checagem? pois o que entendi foi que o q6600 consome mais que o i5 dai  peguei ele até por ter o tdp menor

@Eder Neumann sim, esta bem encaixado e a pasta termica esta nova


vi esses tempos que tem chance de ser os sensores da placa-mãe que podem estar com defeito tmb, poderia ta sendo isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Douglas Scheunemann disse:

vi esses tempos que tem chance de ser os sensores da placa-mãe que podem estar com defeito tmb, poderia ta sendo isso?

talvez com a atualização da Bios isso seja corrigido por isso comentei...

mas existe a possibilidade de estarem realmente danificados, aí é outra historia...

adicionado 0 minutos depois

tem imagens do dissipador e cooler que voce esta usando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os processadores Intel, quando chegam aos 100º, diminuem os clocks para não ultrapassar essa temperatura. Tive um water cooler que deu problema na bomba e meu i3 4150 ficava direto nos 100º mesmo só no youtube e navegação...

 

Como o seu não é water cooler, veja os seguintes itens:

  • O ventilador está girando?
  • O dissipador está firme? Não pode ficar movendo com a mão por exemplo.
  • Colocou alguma pasta térmica? Ou colocou demais, como o colega mencionou?
  • A frequência do processador, quando chega nessa temperatura, diminui? Se não diminuir, pode ser um erro de leitura, quem sabe.
  • Tem certeza que é a temperatura do processador? Ou seria de outra parte do sistema?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a unica coisa que eu posso ajudar é esse site que calcula qual a fonte ideal para o hardware do seu pc http://outervision.com/power-supply-calculator
voltando ao assunto da fonte, com um tempo, ela perde potencia quando é muito forçada mas 450 w não é recomendado para o seu tipo de hardware

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann  atualizei a bios ontem e ainda mantem as temperaturas, comprei um novo cooler pra ver o que da, o meu atual é esse aq.


@dudaskank o cooler aparenta estar bem encaixado, mas to achando que por ser de pino deve ter perdido a pressão no encaixe, mesmo todos estando inteiro, comprei o  i70 da cooler master, pode ser que resolva por ser parafusado o encaixe vai ser mais firme.


@Darnell Bros vou estar vendo sobre a fonte então. Essa aq ja ta batendo uns 400w? tive boa recomendações sobre ela eq aguentava até um outro kit que ia montar usando ryzen 1600, se fosse pra trocar eu iria pegar uma de 550w da xfx,
e tem algum risco de danificar os componentes usando essa por um tempo?, vou dar uma segurada com ela até poder ta vendo outra no caso, e não iria fazer oc nem nada do tipo, e só falta instalar 3 coolers fan da deepcool , aquele darkforce.

assim que chegar o novo cooler mostro os resultados.

Obrigado pessoal!

6b3a811f-3680-49eb-bc8f-c5930469de37.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/11/2019 às 12:43, Darnell Bros disse:

cara alguns pc esquenta muito e ninguém sabe o porque, quando você usa essa configuração com 16 gb ham, placa de video boa, e um processador razuavel a pobre da fonte de 450 w sofre bastante. tem fonte que até aguenta mas a maioria não. o minimo ai é 500 e olhe lá. mas tomara que seja outra coisa. faz o teste, retire a placa de vídeo, e um dos pentes de memória, execute o Stress se continuar o problema verifique a pasta térmica do processador e o dissipador do chipset ela não pode tá seca.  

Reveja os seus conceitos... A configuração em questão não puxa nem 400 W. Uma fonte de boa qualidade de 400 W aguenta com uma boa folga.
 

16 horas atrás, Darnell Bros disse:

a unica coisa que eu posso ajudar é esse site que calcula qual a fonte ideal para o hardware do seu pc http://outervision.com/power-supply-calculator

Esses sites podem servir como alguma base, mas frequentemente superestimam a potência necessária.
 

16 horas atrás, Darnell Bros disse:

voltando ao assunto da fonte, com um tempo, ela perde potencia quando é muito forçada

Talvez fontes vagabundas... Com fontes boas isso não acontece.

 

12 minutos atrás, Douglas Scheunemann disse:

@Darnell Bros vou estar vendo sobre a fonte então. Essa aq ja ta batendo uns 400w?

A fonte é uma Electro V2? Se sim, não precisa se preocupar. Sua configuração não puxa 400 W não, você ainda tem uma boa folga e a fonte é ótima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Douglas Scheunemann disse:

@Shaman93  foi erro meu não ter especificado o modelo da fonte, então posso estar instalando os 3 coolers que não vai ter problema? vou estar vendo quando chegar junto com o cooler do processador.

Obrigado!

Tranquilamente. Os fans mais simples (geralmente ~1000 RPM ou menos) consomem algo em torno de 1~2 W, os mais sofisticados (geralmente vão a 2000 RPM ou mais) 5, 6 W no máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia pessoal, de fato era o cooler mesmo que não estava encaixando corretamente, parece que os pinos perderam pressão ou coisa do tipo, comprei o i70 da cooler master porém o vendedor não tinha e me passou um Bluescase Gamer Bcg-03ucb pelo mesmo valor, não gostei muito por se de encaixes mas é bem fácil de colocar e fiz testes no fds e as temps ficaram entre 30~40° e no maximo 50° em 100% de uso, agr esta bem mais estável

Obrigado a todos pela ajuda!!

  • Curtir 1
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkjj eq ele encaixava mas não dava pressão suficiente, os pinos estão inteiros e mesmo assim ficava um vão, vi isso quando fiz um teste mais preciso, apertei o cooler contra o socket e fazia um "barulhinho" da pasta termica, dps vi que tinha travado td tmb, dai só sobrava isso, o cooler mexeu e por isso tinha travado, e no outro eu nem fiz isso porq o encaixe foi bem mais preciso

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...