Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual velocidade desse cooler


Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

A sigla "rpm" significa rotações por minuto, ou seja, quanto maior a rpm, maior é a rotação do ventilador.

Mas o que indica a real eficácia de um ventilador não é o seu "rpm" e sim o seu "cfm"

CFM significa pés cúbicos por minuto. Essa é a "quantidade de vento" que o ventilador produz por minuto, ou seja, aquilo que efetivamente fará diferença, em termos de resfriamento. Assim sendo, escolha pelo CFM e não pelo RPM.

O aumento do RPM produz mais ruído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, POSIGAMERGEOVANNIEXANDAO disse:

Então um cooler de 38,5 CFM é bom?

Não é bem assim.

voce perguntou sobre o rpm, eu disse que não é o rpm que manda, e sim o cfm.

No caso de processador, você tem que ver o TDP do processador e comprar um cooler com TDP igual ou maior, senão o processador vai superaquecer.

Veja o TDP do seu processador e compre um cooler um pouco acima, se possível.

Obs.: o TDP do cooler não pode ser menor que o TDP do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Wal SJC disse:

A sigla "rpm" significa rotações por minuto, ou seja, quanto maior a rpm, maior é a rotação do ventilador.

Mas o que indica a real eficácia de um ventilador não é o seu "rpm" e sim o seu "cfm"

CFM significa pés cúbicos por minuto. Essa é a "quantidade de vento" que o ventilador produz por minuto, ou seja, aquilo que efetivamente fará diferença, em termos de resfriamento. Assim sendo, escolha pelo CFM e não pelo RPM.

O aumento do RPM produz mais ruído.

Isso é a regra pra escolha de fans de gabinete em geral. Quando se trata de fans pra dissipadores ou radiadores, tem um outro parâmetro tão ou talvez até mais importante que o fluxo, que é a pressão gerada. Fans de muito fluxo, mas pouca pressão, perdem muita carga quando tem que empurrar o ar através de locais estreitos, enquanto fans que tem pressão mais alta tem uma perda bem menor, de forma que no final das contas o fluxo que ele gera passando pelo estreitamento pode ser até maior que o do outro fan, de maior fluxo e menor pressão. Isso tem a ver principalmente com o ângulo de inclinação das pás, dependendo transmitem mais energia ao ar na forma de pressão ou na forma de velocidade.

Resumindo: 
Fans pra gabinete -> CFM é determinante, pressão não importa muito

Fans pra radiadores/dissipadores/gabinetes com gradeado fino ou filtros de poeira -> tanto CFM quanto pressão são importantes

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Shaman93 disse:

Isso é a regra pra escolha de fans de gabinete em geral. Quando se trata de fans pra dissipadores ou radiadores, tem um outro parâmetro tão ou talvez até mais importante que o fluxo, que é a pressão gerada. Fans de muito fluxo, mas pouca pressão, perdem muita carga quando tem que empurrar o ar através de locais estreitos, enquanto fans que tem pressão mais alta tem uma perda bem menor, de forma que no final das contas o fluxo que ele gera passando pelo estreitamento pode ser até maior que o do outro fan, de maior fluxo e menor pressão. Isso tem a ver principalmente com o ângulo de inclinação das pás, dependendo transmitem mais energia ao ar na forma de pressão ou na forma de velocidade.

Resumindo: 
Fans pra gabinete -> CFM é determinante, pressão não importa muito

Fans pra radiadores/dissipadores/gabinetes com gradeado fino ou filtros de poeira -> tanto CFM quanto pressão são importantes

voce complicou demais. Vamos às definições:

 

CFM = Cubic Feet per Minute é a quantidade de ar que um ventilador consegue soprar

 

RPM = Revolutions Per Minute é o número de voltas que uma máquina rotativa dá por minuto.

 

TDP = Thermal Dissipation Power é a quantidade de calor que algum dispositivo produz

 

Para projetar um sistema de arrefecimento para um processador, por exemplo, o mais importante é o TDP.

Porque ele está diretamente ligado à quantidade de calor gerado pelo funcionamento do dispositivo.

 

Para refrigerar um ambiente confinado, como um gabinete, voce precisa se ater mais ao cfm, pois é o volume desse espaço confinado e a facilidade de trocar calor com o ambiente externo que é determinante.

adicionado 1 minuto depois
7 minutos atrás, POSIGAMERGEOVANNIEXANDAO disse:

O cooler com TDP de 130W te atende perfeitamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Wal SJC disse:

voce complicou demais. Vamos às definições:

Vou tentar esclarecer:
Existem duas variáveis a se observar quanto aos fans, fluxo e pressão. CFM se refere apenas ao fluxo, mas você está ignorando pressão.

Fans projetados pra dissipadores e radiadores tem alta pressão.
Fans que não são projetados pra esse uso tem baixa pressão.

O "CFM" que vem na especificação é medido com o fan fora do gabinete, sem resistência alguma de arraste ao ar.

Quando você bota ele pra assoprar através de um gradeado, dissipador, etc, essa eficiência obviamente cai.
Se o fan é de baixa pressão, ela cai muito. Se é de alta pressão, cai pouco. Portanto, pra escolher fans pra dissipador, o parâmetro pressão (geralmente indicada em mm H2O) é importante e não pode ser ignorado. Se você pegar um fan de alto CFM, mas baixa pressão, pra assoprar através de um dissipador muito estreito, é perfeitamente possível (até provável) que ele acabe gerando menos fluxo, na prática, do que outro fan de alta pressão e CFM um pouco inferior. Os WCs topo de linha com radiadores parrudos todos vem com fans de alta pressão.

Ficou mais claro?

(Caso ainda não, explicação um pouco mais detalhada, mas ainda bem resumida:)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
agora, POSIGAMERGEOVANNIEXANDAO disse:

Então posso pegar esse cooler mesmo? O meu processador nem usa 100%, o cooler box dele era rápido mais horrível, ficava menos de 60 graus sem pasta térmica, acho que esse vai ser melhor

Dá uma olhada no Gammaxx 400. É 15 pila a mais, mas tem o dobro de heatpipes e vem com fan de 12 cm, não 9. Fiquei bem com o pé atrás desse Dex, TDP de 130 W certamente é migué da fabricante. Digo isso porque tenho um Lucifer K2 da Deepcool, com 1 kg, 8 heatpipes e ventoinha de 12 cm, e o TDP especificado dele é 120 W. Uso 2 fans de 12 cm então acabo conseguindo manter até uns 130 com temperaturas boas, mas fica meio no limite. Esse da Dex com certeza não aguenta 130.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Shaman93 disse:

Vou tentar esclarecer:
Existem duas variáveis a se observar quanto aos fans, fluxo e pressão. CFM se refere apenas ao fluxo, mas você está ignorando pressão.

Fans projetados pra dissipadores e radiadores tem alta pressão.
Fans que não são projetados pra esse uso tem baixa pressão.

O "CFM" que vem na especificação é medido com o fan fora do gabinete, sem resistência alguma de arraste ao ar.

Quando você bota ele pra assoprar através de um gradeado, dissipador, etc, essa eficiência obviamente cai.
Se o fan é de baixa pressão, ela cai muito. Se é de alta pressão, cai pouco. Portanto, pra escolher fans pra dissipador, o parâmetro pressão (geralmente indicada em mm H2O) é importante e não pode ser ignorado. Se você pegar um fan de alto CFM, mas baixa pressão, pra assoprar através de um dissipador muito estreito, é perfeitamente possível (até provável) que ele acabe gerando menos fluxo, na prática, do que outro fan de alta pressão e CFM um pouco inferior. Os WCs topo de linha com radiadores parrudos todos vem com fans de alta pressão.

Ficou mais claro?

(Caso ainda não, explicação um pouco mais detalhada, mas ainda bem resumida:)

 

Exatamente baseado nesse princípio que eu estou falando. O que faz variar a pressão aerodinâmica do fan é o design das pás. Se você tiver um ventilador mal projetado, ele vai cavitar e não vai entregar o fluxo de ar esperado e a circulação de ar vai ser prejudicada. Esse conceito de alta e baixa pressão está ligado ao design das pás do ventilador e não é algo mensurável diretamente, o que você vê é o bom resultado, em termos de troca térmica, quando o projeto é adequado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Wal SJC disse:

Exatamente baseado nesse princípio que eu estou falando. O que faz variar a pressão aerodinâmica do fan é o design das pás. Se você tiver um ventilador mal projetado, ele vai cavitar e não vai entregar o fluxo de ar esperado e a circulação de ar vai ser prejudicada. Esse conceito de alta e baixa pressão está ligado ao design das pás do ventilador e não é algo mensurável diretamente, o que você vê é o bom resultado, em termos de troca térmica, quando o projeto é adequado.

Acho que você misturou conceitos, não? Cavitação é um fenômeno que acontece em bombas d'água... Quando o NPSH disponível é menor que o requerido a pressão fica tão baixa que formam-se bolhas de vapor d'água que detonam as hélices com o passar do tempo.

A pressão é mensurável diretamente sim. Você liga o fan num túnel com um piezômetro acoplado e mede quantos mm de H2O (ou mercúrio, ou kgf/m², m.c.a. e por aí vai, se encontra piezômetro em tudo quanto é unidade) a pressão exercida por ele desloca. No caso dos fans a unidade comum pra expressar o resultado é mm H2O. A medida é tão direta quanto a do CFM, na qual você basicamente mede quantos pés cúbicos por minuto (maldito sistema imperial!!) de ar são movidos, na ausência de qualquer obstrução . Não é questão só de ser bem ou mal projetado, é literalmente uma troca: inclinação das pás que favorece ganho de pressão diminui o fluxo, inclinação que favorece fluxo diminui a pressão. Fans de alto fluxo e alta pressão são projetados de forma diferente, pra aplicações diferentes.
Em bombas d'água isso acaba sendo mais padronizado (o ângulo de inclinação) porque na maioria das aplicações o interesse é transferir energia pra água na forma de pressão, e não de velocidade. Pra ganhar velocidade, usam-se estreitamentos pra converter a pressão (por exemplos mangueiras de bombeiro e corte com jato d'água). Pra bomba não cavitar, você tem que respeitar as condições de requeridas de NPSH (os fabricantes geralmente disponibilizam a curva) e fornecer um NPSH superior. Isso se faz, entre outras formas, diminuindo a vazão, aproximando o duto de aspiração do reservatório e, principalmente, afogando a bomba (ou seja, jogando ela pra um nível inferior ao do reservatório). Colocando a bomba 2 m abaixo do reservatório você ganha 2 m de NPSH. Desculpa a viajada, mas hidráulica é a minha praia 😛

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, POSIGAMERGEOVANNIEXANDAO disse:

Claro que é melhor, mas é o dobro do preço... Mas nessa faixa ainda é uma das melhores opções. O concorrente da Coolermaster mais ou menos equivalente ao Gammaxx seria o Hyper TX 3 Evo. Tanto o Gammaxx quanto o TX 3 são boas opções pra você e dão conta, pegue o que achar mais barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, POSIGAMERGEOVANNIEXANDAO disse:

Então posso pegar esse cooler mesmo? O meu processador nem usa 100%, o cooler box dele era rápido mais horrível, ficava menos de 60 graus sem pasta térmica, acho que esse vai ser melhor

Não adianta ter o melhor cooler e não usar pasta térmica, ou usar uma pasta de baixa qualidade.

Se você não faz uso intensivo, basta usar um cooler com tdp igual ou um pouco maior que o tdp do processador e usar pasta termica.

Se for para jogos ou overclock voce deve investir mais em um cooler e usar uma pasta térmica melhor, com partículas condutoras de calor (prata, por exemplo). Mas para quem usa o PC para tatrefas do dia a dia, isso não é necessário.

Enfim: se for para uso no dia a dia, esse cooler atende perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, POSIGAMERGEOVANNIEXANDAO disse:

E para mim jogar jogos leves ?

adicionado 1 minuto depois

Então posso pegar esse de 130W que você me mandou?

Jogos "leves" é relativo muito.

Se você vai jogar algo que requeira uma placa de video off board, já compensa investir um pouco mais em um cooler.

Esse aí é custo-benefício

O mínimo que você precisa para não ter problemas.

Equivale ao cooler original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...