Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD + HD, necessária formatação?


yMtsPlay
Ir à solução Resolvido por Wal SJC,

Posts recomendados

Seguinte, é uma duvida boba, mas queria tirar desencargo de consciência. 

Então, recentemente adquiri um SSD de 120gb e pretendo deixa-lo apenas com o SO, sem a formatação do meu HD. 

A pergunta seria o seguinte, posso deixar o HD com o SO antigo instalado e somente adicionar o SSD com um SO diferente, e coloca-lo como boot prioritário, ou é necessário formatar o HD também para evitar bugs? Lembrando que o HD não possui partição, então não tem como eu formatar só o SO do HD. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, yMtsPlay disse:

Seguinte, é uma duvida boba, mas queria tirar desencargo de consciência. 

Então, recentemente adquiri um SSD de 120gb e pretendo deixa-lo apenas com o SO, sem a formatação do meu HD. 

A pergunta seria o seguinte, posso deixar o HD com o SO antigo instalado e somente adicionar o SSD com um SO diferente, e coloca-lo como boot prioritário, ou é necessário formatar o HD também para evitar bugs? Lembrando que o HD não possui partição, então não tem como eu formatar só o SO do HD. 

Dá para fazer de qualquer jeito que você conseguir imaginar, basta usar as ferramentas certas.

você pode instalar o SO + programas no SSD, e guardar os seus arquivos pessoais no HD, por exemplo.

E o HD ainda pode ficar do jeito que está, e voce terá dois boots independentes no seu PC.

É uma das possibilidades. Existem várias outras.

Decida primeiro o que você vai fazer.

 

Obs.: ter ou não ter partições é um problema facilmente contornável.

Assim como não precisar instalar nada, simplesmente clonar o seu HD e por tudo para rodar no ssd.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC O HD esta atualmente em uso, e não pretendo formatar ele. Esqueci de citar isso.

 

A duvida era em relação ao duo boot mesmo.

No caso então, usando o boot do SSD, basicamente o SO do HD ficara "desativado". Estou certo? Sendo assim, posso usar o HD normalmente para jogos/arquivos sem ocorrer interferência do SO do HD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, yMtsPlay disse:

@Wal SJC O HD esta atualmente em uso, e não pretendo formatar ele. Esqueci de citar isso.

 

A duvida era em relação ao duo boot mesmo.

No caso então, usando o boot do SSD, basicamente o SO do HD ficara "desativado". Estou certo? Sendo assim, posso usar o HD normalmente para jogos/arquivos sem ocorrer interferência do SO do HD?

voce pode ter dois discos rígidos e dois boots independentes no mesmo PC.

Aliás, todos os meus pc's eu faço isso, inclusive este que estou postando agora.

Sem dual boot.

O segredo está na hora da instalação.

Obs.: se for clonagem, é mais simples ainda.

Qual é o seu caso?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC Acho que não estou conseguindo me expressar bem.

 

O ssd é de 120gb então a clonagem está fora de questão. Já que estou com um HD de 500gb com 390gb de arquivos.

O meu caso seria se o SO do HD poderia dar alguma interferência no SO do SSD. Pois estarei utilizando o HD e o SSD na mesma maquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
16 minutos atrás, yMtsPlay disse:

@Wal SJC Acho que não estou conseguindo me expressar bem.

 

O ssd é de 120gb então a clonagem está fora de questão. Já que estou com um HD de 500gb com 390gb de arquivos.

O meu caso seria se o SO do HD poderia dar alguma interferência no SO do SSD. Pois estarei utilizando o HD e o SSD na mesma maquina.

1 - voce pode instalar o SO no SSD direto.

2 - Antes de iniciar a instalação você desconecta o cabo do HD (de dados ou de alimentação, ou os ambos, tanto faz)

3 - voce instala o Windows no SSD

4 - Reconecta o seu HD

5 - Agora você tem dois boots independentes.

6 - voce vai na bios e seleciona o dispositivo de boot preferencial (no caso o SSD)

7 - Quando o PC reiniciar, o principal será o SSD e o HD será o escravo.

8- Se quiser inverter, é só mudar a ordem de preferência na bios

9 - Se quiser trocar na hora do boot, tem uma tecla que você aperta (F2/ Esc / F8, varia dependendo do modelo da placa-mãe).

10 - você aperta essa tecla e vai aparecer as opções de boot, é só selecionar uma e dar "Enter".

11 - você acessa o SSD através do HD e vice versa.

12 - Quando você inicia por um dos dispositivos, o outro fica como secundário (escravo).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...