Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Todos os modelos de uma mesma placa de vídeo têm o mesmo TDP e consumo?


diegosa2

Posts recomendados

Boa tarde pessoal. eu gostaria de saber se todos os modelos de placa de video tem o mesmo tdp. por exemplo uma gtx 750ti da gigabyte e outra da asus. e queria tirar mais uma duvida, eu tinha uma placa de video com o TDP 120W e comprei uma nova também com 120W de TDP e gostaria de saber se é a mesma coisa para a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, diegosa2 disse:

Boa tarde pessoal. eu gostaria de saber se todos os modelos de placa de video tem o mesmo tdp. por exemplo uma gtx 750ti da gigabyte e outra da asus. e queria tirar mais uma duvida, eu tinha uma placa de video com o TDP 120W e comprei uma nova também com 120W de TDP e gostaria de saber se é a mesma coisa para a fonte.

Se forem modelos com as mesmas especificações e a mesma quantidade de memória, sim.

Sim, para a fonte é a mesma coisa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@diegosa2 TDP não é consumo. Esse é um erro muito comum. TDP significa Thermal Design Power e representa o calor dissipado por determinado componente operando em condições de projeto. É, portanto, uma medida para dimensionamento do sistema de refrigeração. O fato de uma fonte suportar determinada placa com 120W de TDP não significa que irá suportar outra, que pode ter consumo consideravelmente diferente.

 

Sua nova RX 570 consome mais que a GTX 960.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, KairanD disse:

@diegosa2 TDP não é consumo. Esse é um erro muito comum. TDP significa Thermal Design Power e representa o calor dissipado por determinado componente operando em condições de projeto. É, portanto, uma medida para dimensionamento do sistema de refrigeração. O fato de uma fonte suportar determinada placa com 120W de TDP não significa que irá suportar outra, que pode ter consumo consideravelmente diferente.

 

Sua nova RX 570 consome mais que a GTX 960.

que tristeza saber isso 😔 mas obrigado pela informação! ajudou bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, KairanD disse:

@diegosa2 TDP não é consumo. Esse é um erro muito comum. TDP significa Thermal Design Power e representa o calor dissipado por determinado componente operando em condições de projeto. É, portanto, uma medida para dimensionamento do sistema de refrigeração. O fato de uma fonte suportar determinada placa com 120W de TDP não significa que irá suportar outra, que pode ter consumo consideravelmente diferente.

 

Sua nova RX 570 consome mais que a GTX 960.

voce sabe quanto consome cada uma delas?

Eu gostaria de saber essa informação, inclusive para outras VGAs, pois a ideia básica é que o calor é gerado como um sub produto do funcionamento da vga, então, salvo uma diferença gritante na eficiencia, as diferenças não deveriam ser significativas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Wal SJC disse:

voce sabe quanto consome cada uma delas?

Eu gostaria de saber essa informação, inclusive para outras VGAs, pois a ideia básica é que o calor é gerado como um sub produto do funcionamento da vga, então, salvo uma diferença gritante na eficiencia, as diferenças não deveriam ser significativas.

infelizmente não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, diegosa2 disse:

infelizmente não sei.

Então como você quer contrariar um princípio da Fisica?

Para haver uma diferença significativa teria que haver uma diferença grande na eficiencia do dispositivo. Eu não acredito que possa existir muita diferença, em vgas com projetos recentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@diegosa2 Informe sua configuração completa e poderemos indicar se a fonte está adequada.

 

@Wal SJC Esse valor pode ser obtido em testes. Alguns fabricantes também o indicam. Pode variar a depender do modelo da placa de vídeo (modelos com maiores frequências e múltiplas ventoinhas consomem mais energia). 

 

De forma bem generalizada, em jogos, a RX 570 consome em torno de 160W a 170W, enquanto a GTX 960 situa-se em torno de 120W a 130W. Em tortura, a RX 570 pode chegar a valores perto de 200W, enquanto a GTX 960 pode alcançar algo em torno de 160W. Valores obtidos em tortura são consideravelmente afetados pelo nível de overclock de fábrica.

 

O calor não é o objetivo de operação de uma placa de vídeo, mas sim uma consequência. A mesma coisa vale para os processadores. Um Ryzen 3 1200 e um Ryzen 7 3700X têm o mesmo TDP! O consumo é outra história...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, KairanD disse:

O calor não é o objetivo de operação de uma placa de vídeo, mas sim uma consequência. A mesma coisa vale para os processadores. Um Ryzen 3 1200 e um Ryzen 7 3700X têm o mesmo TDP! O consumo é outra história...

 

Sim, foi exatamente o que eu falei: o calor é um subproduto (indesejável).

E, atualmente, todos os fabricantes primam pela eficiencia energética, nessa área de tecnologia.

Assim, salvo uma grande diferença entre as eficiencias energéticas de ambas, não deveria haver diferença significativa no consumo, se o TDP é o mesmo, concorda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Wal SJC Pode existir diferença considerável no consumo, conforme exemplos anteriores. É afetado pela arquitetura do componente (diferente entre placas como a GTX 960 e a RX 570), eficiência de operação, número de ventoinhas, eficiência destas e por aí vai... O calor é uma parcela, como você bem apontou.

 

E esse dimensionamento de refrigeração também é feito para condições padrão de operação (não considera alterações de turbo e overclock customizados pelas fabricantes). Então, além do valor de TDP divulgado não significar diretamente consumo (apesar de ter sim relação), o valor padrão divulgado não se aplica a diversas placas custom. 

 

@diegosa2 Qual é o modelo exato dessa fonte de 300W? Se for realmente genérica, você já deu sorte de não ter prejudicado sua GTX 960. Não arrisque a RX 570, que consome mais e é mais cara. Qual seria o orçamento para uma nova fonte?

 

2 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

...uma RX570 por ser superior tem sim mais consumo que uma gtx960... 

Uma placa não necessariamente irá consumir mais por ser superior. Você não pode fazer comparações atreladas ao desempenho quando os dois componentes comparados têm arquiteturas completamente diferentes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@Wal SJC aprenda que TDP é uma coisa e consumo é outra uma RX570 por ser superior tem sim mais consumo que uma gtx960 @diegosa2 não coloque a RX570 com essa fonte troque-a por uma CX450 no minimo ou uma VS550

Aprender baseado em achismo? Eu concordo que não é a mesma coisa e inclusive posso lhe explicar tecnicamente porque não é a mesma coisa. TDP está ligado à dissipação térmica. Potencia está ligada a execução de determinada tarefa em um determinado tempo, e isso gera uma certa quantidade de calor, como sub-produto indesejável.

Mas como a eficiencia energética dos dispositivos é parecida, a diferença tende a ser pequena, algo que não deve passar de 10%. Ele nem falou se a fonte é de 450W ou 500W, como voce chegou à conclusão que a fonte não serve, se você nem sabe qual é a potencia fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@diegosa2 Quando você mencionou que era de 300W, já era meio claro que seria genérica. E a Hoopson é sim genérica. Você terá que trocar. Já é perigoso utilizá-la mesmo com a GTX 960. Com a RX 570, que tem consumo claramente mais alto, a situação complica ainda mais.

 

image.png

 

Fontes como a Corsair VS 400 já são suficientes, tendo custo baixo. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...